Tê, um chatbot que atende a comunidade LGBTI+

TODXS
TODXS
Published in
3 min readAug 16, 2018

Você já ouviu falar em chatbots?

São softwares ou robôs que conversam com pessoas, trocando mensagens, fornecendo informações ou auxiliando em algum tipo de atendimento. Eles podem ser instalados em sites, aplicativos ou mesmo páginas de redes sociais como o Facebook. São extremamente úteis por serem automatizados e funcionam através de inteligência artificial — ou seja, quanto mais você interage com o robô, mais ele aprende. Os melhores chatbots são aqueles com linguagem bem natural, que interagem mesmo como se fossem pessoas.

A TODXS, durante o Conecta 2018, lançou oficialmente nossa assistente virtual: Tê é não-binária e está hospedada no nosso chat do Facebook. O objetivo é o de ajudar a comunidade LGBTI+ brasileira a tirar dúvidas sobre segurança, saúde, legislação e vários outros assuntos de interesse.

Atualmente, Tê sabe falar sobre três tópicos: LGBTIfobia, sobre a Todxs e sobre a comunidade LGBTI+.

Uma pequena demonstração de como a Tê funciona

Por exemplo, se alguém acabou de passar por uma situação de discriminação, seja em casa, no trabalho ou na rua, a pessoa pode procurar Tê para descobrir em que local pode fazer uma denúncia. É só abrir o chat e ir conversando com Tê a partir dos botões que aparecem para descobrir uma lista de números de telefones que acatam a denúncia. Ou, se essa pessoa quer conhecer um pouco mais sobre personalidades importantes para a militância, Tê também faz essa ponte, apresentando brevemente algumas delas.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do chatbot, o Coordenador Web da TODXS, Nei Fonseca, explica que o aprendizado se dará de forma gradual — o objetivo é ensiná-la cada vez mais sobre os assuntos que ela já conhece e sobre outros tópicos importantes para pessoas LGBTI+.

“Ela é uma ferramenta incremental e vai aprendendo na medida que mais pessoas vão utilizando e seus tutores, nós, da equipe de tecnologia, ensinamos coisa novas. Então, cada vez que o usuário faz uma pergunta, ela vai se reinventando e aprendendo para ajudar outras pessoas a tirar suas dúvidas de forma mais embasada nos diversos assuntos.”

Que tal conversar com a Tê? É só acessar nossa página do Facebook, clicar no Messenger e começar a interação!

Photo by rawpixel on Unsplash

Agora uma dica que vale ouro

A SendPulse, uma plataforma que oferece ferramentas para integrar vários canais de comunicação em um único lugar, te ajuda a projetar e configurar o seu chatbot sem a codificação. Assim, você consegue criar fluxos de respostas automáticas que imitam comunicação em tempo real e enviar mensagens personalizadas em massa pelo Facebook Messenger

Além de ser uma mão na roda para a criação do Chatbot, o SendPulse também fornece estatísticas detalhadas de interações para o você analisar os interesses da sua audiência, verificar o número de mensagens enviadas e lidas, bem como o número de links seguidos neles.

Aqui, você entende melhor como fazer o seu chatbot com a ajuda da SendPulse e o que você pode conseguir com ele.

--

--