Matheus Freitas
TODXS
Published in
3 min readJul 22, 2020

--

Como definir o italiano Leonardo da Vinci? Bom, não gostamos de rotular ninguém, mas da Vinci é ainda mais difícil de definir, afinal ele era um polímata. Se você não sabe o que é polímata, como a pessoa que vos escreve também não sabia, eu te poupo o trabalho de pesquisar: polímata é alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos.

Leo se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Além de todas essas coisas, informações recentes indicam que ele também era gay — ou bissexual.

Leonardo da Vinci era do Vale?

Walter Isaacson é um famoso autor de biografias (ele quem escreveu as biografias oficiais do Steve Jobs e do Einstein) e em 2017 lançou “Leonardo da Vinci”, uma obra baseada em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória.

A sexualidade do cara já foi muito discutida, até Freud já deu seu pitaco em 1910. Mas em seu livro, Isaacson afirma que Leonardo era, não só gay, mas também vegetariano, canhoto, facilmente distraído e às vezes contrário ao que a Igreja pregava.

Em uma entrevista à revista Veja em 2017 (que você pode ler na íntegra nesse link) o escritor afirmou sem meias palavras:

- Ele era gay, sem dúvida. Teve ao menos dois companheiros do sexo masculino ao longo da vida e nunca se envergonhou disso. Seus retratos do namorado Salai, aliás, são lindos

Falocêntrico

Da Vinci também teve seus relacionamentos heterossexuais e, de acordo com a historiadora Elizabeth Abbott (que falou sobre o gênio em uma palestra na Carleton University, em Ottawa), seus relacionamentos com as mulheres eram positivos, solidários e gentis.

Coition of a Hemisected Man and Woman ⁠ — Desenho de Leonardo da Vinvi

Ainda de acordo com Abbot, seus trabalhos sobre a relações heterossexuais eram quase clínicos, a mulher sempre representada apenas por suas cavidades —sem rosto, nem cabeça, nem tronco. Enquanto isso, ele desenhava inúmeros e belos esboços do pênis e do ânus.

Na Itália renascentista, época em que da Vinci viveu, o amor entre dois homens não era incomum. O que era condenado era a sodomia e, por causa disso, ele foi preso em 1476. Mesmo sendo absolvido pouco tempo depois, de acordo com Abbot, isso o deixou tão envergonhado que ele prometeu viver o resto da vida em celibato.

Legal, quero saber mais!

Desde o ano passado, uma série baseada na biografia escrita pelo Walter Isaacson estava prometida para esse ano, mas até o momento não temos mais informações além de uma página no IMDb.

Agora, se você não quer esperar, pode comprar o livro e saber da incrível história de vida desse homem. O livro está disponível em diversos lugares, mas eu já pesquisei e encontrei a versão mais barata pra você (de nada), na Amazon — você podem comprar a versão digital por R$ 26,94 e a física por R$56,90.

--

--