Seis documentários LGBTI+ nacionais disponíveis no YouTube

TODXS
TODXS
Published in
2 min readMay 10, 2018
Cena do documentário “Depois do Fervo”. Reprodução/YouTube

A representação LGBTI+ no cinema, às vezes, vem carregada de estereótipos do tipo “melhor amigo gay” ou de uma representação glamourosa, sem mostrar a realidade das minorias que têm orientações sexuais e de identidades de gênero diversas.

Na contramão dessas visões superficiais, documentários são uma boa opção para quem busca um filme sobre e para pessoas reais. No YouTube, existem diversas obras e curtas a respeito da realidade LGBTI+ nacional sob diferentes perspectivas. Nesta seleção, conheça as produções nacionais que trazem visões periféricas, de grandes centros urbanos, de idosos e jovens que lutam por mais respeito e igualdade:

Depois do Fervo

“Depois do Fervo” se propõe a discutir a realidade da cena LGBTI+ em Florianópolis (SC), considerada uma das cidades brasileiras mais abertas em relação à orientação sexual e identidade de gênero. O documentário é de 2017 e foi Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina do diretor, Matheus Faisting.

#SomosLGBT: um documentário sobre visibilidade

O curta SOMOS LGBT conversa com lideranças LGBTI+ de Porto Alegre (RS) sobre visibilidade. Esse vídeo foi um trabalho universitário elaborado por alunos de Comunicação Social da FABICO/UFRGS.

Vestidas de noiva

O documentário acompanha o processo de casamento das diretoras Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani, enquanto relembra a conquista do direito do casamento homoafetivo no Brasil. Fabia e Gabi entrevistam outros casais LGBTI+, juízes e advogados envolvidos no primeiro casamento gay no país, e aborda também outros direitos que ainda são negados a famílias homoafetivas.

Documentário Cores [IN]visíveis

A periferia também é LGBTI+. O filme, realizado pelo coletivo Cores [IN]visíveis, foca na minoria que está presente nas periferias, o que envolve também outros tipos de inclusão como social, econômica, cultural e acadêmica. As vozes presentes nas entrevistas dão sua perspectiva de como melhorar a qualidade no ensino, comentam sobre cotas e da questão trans no país.

Bichas, o documentário

O termo “bicha” foi (e ainda é) usado de maneira pejorativa. O documentário dirigido por Marlon Parente propõe justamente o contrário: que a palavra seja celebrada e colocada como um elogio. O filme é construído a partir de depoimentos de homens gays contando suas experiências relacionadas à sexualidade.

Aliás, o diretor participou de um TEDxUFPE para contar sua história e falar sobre homofobia e militância:

Homossexuais, o Direito de Envelhecer

A reportagem documental da TV Brasil aborda a perspectiva da homossexualidade sob a velhice, entrevistando idosos gays e lésbicas não apenas sobre questões do mundo LGBTI+ e envelhecimento, mas sobre a vida, relacionamento, história e militância.

E você? Conhece mais filmes e documentários sobre a realidade LGBTI+ no Brasil e no mundo? Comente no post e deixe mais indicações!

--

--