Inovação social como um processo: prática e cultura

TODXS
TODXS
Published in
4 min readApr 10, 2018

No setor privado, inovação é um assunto amplamente discutido no sentido de geração de novos produtos ou processos e, em consequência, uma fonte de vantagem competitiva. Afinal, é preciso adaptar constantemente às mudanças do mundo e atender às novas necessidades do consumidor para crescer. Para Joseph Tidd, estudioso da gestão da inovação, esse termo pode ser conceituado como processo de desenvolver tecnicamente algo novo, construir um uso e difundir comercialmente.

Existem, então, algumas características básicas da inovação:

1) É um processo;

2) Cria tecnicamente algo novo;

3) Possui usabilidade para determinado público;

4) Precisa ser difundida.

Ao mudarmos a perspectiva da inovação para o âmbito social, podemos tratá-la como um processo de desenvolver algo novo (técnica) para uma comunidade (usuário), resolvendo problemas sociais complexos (difusão). Pode-se falar, então, de Inovação Social, usada por organizações do terceiro setor e empresas 2,5 para resolver problemas sociais.

A TODXS é um desses exemplos: uma startup social que quer transformar o Brasil em um lugar melhor através da inovação e da tecnologia. Com o entendimento de inovação como um processo, a TODXS busca trabalhar esse conceito de maneira estrutural na organização. Não acreditamos que a aplicação pura de métodos e ferramentas de inovação social seja suficiente para criar uma organização genuinamente inovadora. Nesse sentido, temos uma equipe dedicada para o gerenciamento de todo o processo inovativo, que consiste na ideação, desenho de projetos centrados no usuário e difusão dos produtos.

A geração de ideias acontece tanto internamente como externamente e a equipe de inovação é responsável por captar e, posteriormente, criar filtros de seleção. Os critérios de seleção são de acordo com a estratégia da TODXS, escalabilidade, recursos necessários, entre outros. A partir disso, as ideias selecionadas passam por um desenvolvimento de pré-projeto centrado no usuário. Tal método tem como base o design thinking e ainda está em fase piloto. Por fim, é executado um Mínimo Produto Viável (MVP) para validação, em seguida, o projeto é expandido. Além do processo, o time de inovação, ou “Inova”, como chamamos internamente, trabalha fatores organizacionais que proporcionam um ambiente favorável à inovação.

Somos uma organização que valoriza a colaboração e a propriedade na fala. Por isso, começaremos a operar em abril um Comitê de Inovação, baseado no conceito de comunidade de prática, é um grupo formado por representantes de todas as áreas da TODXS e que tem como objetivo principal auxiliar na difusão e no fomento de uma cultura de inovação na organização. Esse grupo se reunirá mensalmente para discutir pontos que envolvem o processo de inovação: gestão de ideias, identificação do público alvo, metas e métricas para a inovação, fatores de uma cultura de inovação, identificação de novas demandas, dificuldades de cada área, etc. A ideia é aprender de forma coletiva, praticar o que aprendeu e quebrar as fronteiras existentes entre cada equipe da organização, aproveitando os conhecimentos dos mais de 90 membros, hoje separados em seis times.

Hoje a TODXS possui mais de 15 projetos em fases diferentes (desenho, pilotagem ou execução). O TODXS Embaixadorxs, por exemplo, já passou pelo processo de desenho, piloto e vai para o segundo ano ainda mais robusto. Outros produtos estão em fase de desenvolvimento, como um piloto de projeto que visa reduzir a transfobia nas escolas do Brasil.

A TODXS tem trabalhado a prática e a cultura de inovação para desenvolver produtos de alta escalabilidade e que procuram resolver problemas estruturais na comunidade LGBTI+ brasileira. A inovação, nesse caso, não vem apenas como uma vantagem competitiva, mas sim como um meio para a transformação social e que tem um papel fundamental para lidar com questões relacionadas a LGBTIfobia.

Se você gosta de inovação social e quer tirar suas ideias do papel, fique de olho no processo seletivo para fazer parte da TODXS. A próxima chamada começará em julho.

*Texto por: Débora Nunes, Diretora de Inovação da TODXS

--

--