TODXS
TODXS
Published in
2 min readJan 31, 2020

--

Eu sempre tive uma relação muito próxima com as roupas. Para mim, elas sempre foram uma forma de expressão e de identidade.

Mas muitas vezes eu me vi perdido, sem me sentir bem ou representado por um estilo específico de roupa. Por muito tempo eu procurei peças em que eu me sentisse confortável, que realmente expressassem o que eu queria.

Encontrei na blusa branca, aquela bem basiquinha e simples, algo que me fazia sentir bem e confiante. Ela se tornou uma peça-chave no meu guarda-roupa. Atendia a um estilo mais básico, mais minimalista, que eu gosto.

Aos 24 anos eu me entendi homem trans e isso mudou completamente a minha relação com as roupas.

E, em busca de esconder meus seios, eu parei de usar algumas roupas que eu gostava, incluindo as minhas blusas brancas.

Comecei a usar muitas roupas escuras, moletons e sempre números maiores para a camisa ficar mais larga. Aposentei de vez a camisa branca porque elas mostravam o binder (um elástico que nós, homens trans, usamos para esconder os seios) e não disfarçava tanto.

Não lembro exatamente o último dia que eu usei a camisa branca, mas a partir desse momento eu precisei me reencontrar, reencontrar um novo estilo.

Com 26 anos, em dezembro de 2017, fiz a minha cirurgia da mamoplastia masculinizadora, que é o procedimento que alguns homens trans optam por fazer para retirar completamente os seios.

A partir daquele momento, eu prometi a mim mesmo que voltaria a fazer coisas que eu adorava, mas que tinha deixado de fazer por causa do incômodo que me geravam em meu processo de transição. Troquei as roupas largas e os moletons por camisas mais proporcionais ao meu corpo, fui do G e GG para o M e P (que eram os tamanhos ideais para mim).

E, para concluir a lista de promessas, ano passado finalmente comprei a minha primeira camisa branca. A minha primeira camisa branca como um homem trans, como o Lucca. E ela voltou a cumprir o papel especial que sempre teve em minha vida: “me deixar ainda mais lindo”

Essa história pode parecer boba ou ordinária para pessoas cis, mas foi uma grande conquista em minha jornada enquanto homem trans e tenho certeza que outras pessoas trans têm histórias similares.

Lucca Najar é homem trans, cineasta e youtuber (https://www.youtube.com/luccanajar)com 100mil inscritos, compartilha conteúdo sobre sua experiência enquanto homem trans para inspirar outras pessoas trans e educar pessoas cisgênero.

--

--