Papo sobre Diversidade e Inclusão: quem é e o que faz a TODXS Consultoria

TODXS Consultoria
TODXS
Published in
4 min readApr 23, 2020

Por Pris Rosso

Em março de 2020 a TODXS comemorou 04 anos, com projetos consolidados e que abrangem cada vez mais frentes na luta pela população LGBTI+ no Brasil. Nosso trabalho sempre foi virtual e remoto, o que tem seus desafios e vantagens próprios, como o fato de estarmos presentes em quase todo o país.

Dentre as nossas muitas áreas, formamos a TODXS Consultoria, que discute temas de Diversidade e Inclusão dentro das empresas, em forma de treinamentos, cartilhas, webnares, etc. Questões de geracionalidade, diversidade sexual, raça, deficiência e gênero são algumas das áreas que focamos.

Este ano, decidimos expandir a nossa atuação e trazer estas discussões para as redes por meio de textos que dialoguem com estes tópicos, ajudando a conscientizar as pessoas e construir um Brasil melhor.

Mas, afinal, quem é e o que faz a Consultoria da TODXS?

Para responder esta pergunta, entrevistamos Gabriela Melo, co-criadora da Consultoria, e a pessoa mais qualificada para explicar quem somos. Gabriela participou da Consultoria desde 2017, engajando-se também em outras áreas e projetos da organização, sendo atualmente nossa Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.

Como surgiu a Consultoria?

Gabriela: Acho que surgiu porque as empresas que entravam em contato com a TODXS na época, seja para patrocinar algum projeto ou não, sempre perguntavam sobre este tipo de trabalho. Então, houve uma percepção de que havia essa demanda do mercado. Acredito que eu tenha feito parte da primeira turma da Consultoria, lá em 2017.1, quando o Ítalo (co-fundador da TODXS) ainda era o diretor. Ainda não havia uma área estruturada, alguns projetos haviam sido conduzidos pelo Ítalo, como a cartilha para a 99, mas ainda não haviam sido trabalhos da Consultoria. Logo em seguida eu recebi o presente de tocar a Consultoria da TODXS e implementei um modelo que eu havia criado para outra consultoria que acabou não se realizando.

Quais foram as grandes conquistas da Consultoria até hoje?

Gabriela: Eu acredito que todos os projetos feitos, que foram mais de 14 comigo, são sucessos. É claro que com a cobrança a gente sempre acha que poderia ter feito mais, ter feito melhor. Mas eu sempre coloquei na minha cabeça: “calma, se fez diferença pra uma pessoa, está ótimo, está no caminho certo”. Eu diria, porém, que há alguns mais simbólicos, como a primeira cartilha da Whirlpool, porque foi a primeira que fizemos com mais de um recorte dentre os que trabalhamos; depois a cartilha da Votorantim, porque teve maior repercussão; e, atualmente, o programa Embaixadores da Diversidade e Inclusão, que ainda estamos desenvolvendo.

Quais foram as dificuldades?

Gabriela: Eu diria que a maior dificuldade que a TODXS Consultoria enfrenta desde o começo até hoje é o equilíbrio entre as demandas que vem do mercado, isto é, do cliente que está pagando pelo serviço, com o trabalho voluntário, porque todas as pessoas consultoras tem outras obrigações, outras prioridades. Mesmo assim, temos que cumprir os prazos, atender ao combinado, inclusive com profundidade nos temas.

Quais os desafios que as consultorias de Diversidade e Inclusão enfrentam no geral?

Eu acredito que o maior desafio seja a falta de orçamento, pois algumas empresas estão começando agora estes processos, estão começando a falar sobre o tema e a estruturarem as suas áreas de Diversidade e Inclusão, então, não possuem orçamento específico para isso, no geral. Acho que a gente entendeu, de alguma forma, a importância de falar sobre o tema, mas ainda não é algo visto como estratégico, como parte do negócio.

Além disso, acho que um grande desafio é tornar efetivo de fato, sair da ideia. Porque, certo, sabemos que é importante, mas como fazemos? Eu, particularmente, não quero mais falar sobre porque é importante, quero discutir como fazer, como introduzir a diversidade na estratégia de negócio, como pensar ações inclusivas, como criar metas a partir disso, etc.

Participar da Consultoria como voluntária agregou a sua vida pessoal?

Gabriela: Para mim, o fato de ter co-fundado a Consultoria dentro da TODXS foi uma etapa da minha vida profissional, por me levar à gestão da inovação. Eu trabalhava em um banco e via várias situações e pensava: “isto está errado, alguém tem que mostrar a eles o que estão fazendo de errado”. E, a partir daí, eu resolvi mudar completamente a minha carreira, sou formada em Economia, fui fazer uma pós-graduação em Gestão de Inovação Social.

Então, eu criei uma projeto de uma consultoria com uma amiga, que acabou não se concretizando, e logo depois surgiu a oportunidade na TODXS. Depois de dois anos como Diretora da área, eu saio super realizada, seja por conseguir estruturá-la, por construir os processos que facilitem as curvas de aprendizado, seja por ter 14 projetos realizados e mais de 100 mil reais em projetos vendidos. Acho importante que não se torne a Consultoria da Gabi, mas que seja sempre a Consultoria da TODXS, um trabalho coletivo.

Além disso, não tem como esquecer a oportunidade que tive nesses anos de conhecer pessoas incríveis que posso chamar de amigues. As inúmeras vezes que pude aprender, e ainda aprendo, com a membresia e o prazer que é fazer parte dessa rede tão querida e importante. Todo meu respeito e admiração por vocês.

Caso você tenha interesse, entre em contato com a TODXS e saiba mais sobre o trabalho da Consultoria voltado à Diversidade e Inclusão. Acesse a página ou escreva para consultoriatodxs@todxs.org.

--

--