Crédito: Coletivo Debandada

TODXS Embaixadorxs: liderança LGBTI+ mudando a realidade de suas comunidades

TODXS
TODXS
Published in
7 min readApr 4, 2018

--

Identificar, conectar e capacitar lideranças LGBTI+ em todo o território nacional. Esse é o Embaixadorxs, programa desenvolvido pela TODXS ao longo de 2017. Jovens foram selecionadxs para desenvolver liderança e construir projetos voltados ao público LGBTI+ dentro de suas comunidades. Passaram por workshops e cursos de capacitação, foram auxiliados durante o desenho dos projetos e apresentaram os mesmos durante a Conferência de Jovens Líderes LGBTI+, em novembro, na cidade de São Paulo.

Confira o que rolou na Conferência no ano passado:

Sabia que as inscrições para o Embaixadorxs de 2018 já começaram? O edital fica aberta até o dia 13/05. Veja o edital aqui.

Em 2017, foram apresentados 18 projetos com enorme potencial de transformação durante a conferência. Conheça um pouco sobre de cada um deles:

SAÚDE GLOBAL PARA CORPOS INTERSEX

Por Ketlin Buscher (RS)

Um curso para qualificar profissionais de saúde para lidar com pacientes em estado Intersexo. Os principais objetivos são: revisar os conteúdos de genética e biologia necessários para a prática clínica; desenvolver habilidades para reconhecer e manejar os principais Estados de Intersexo; referenciar de forma adequada xs pacientes para os serviços de referência e auxiliar no tratamento e acompanhamento multidisciplinar longitudinal, sempre que necessário.

COMUNICA, MIGX!

Por Arthur Monteiro (PR)

Consultoria de comunicação que auxilia na avaliação, planejamento e implementação de uma estratégia de comunicação que transmita a mensagem do projeto de forma efetiva para as pessoas certas. São produtos dessa consultoria: gestão de imagem virtual; assessoria de imprensa; organização de eventos e cursos de comunicação.

LGBTEC

Por Felipe Lourenço (RS)

O projeto visa à inclusão da comunidade LGBTI+ no Ensino Técnico e Profissional. A iniciativa busca promover a expansão e divulgação de iniciativas pró LGBTI+ já existentes, desenvolvimento de material de apoio para educadores das Escolas Técnicas e a criação de uma plataforma de acesso aos materiais didáticos desenvolvidos.

CASA RESISTE

Por Thamires Motta (SP)

A Casa Resiste é um espaço de acolhimento e empoderamento que busca ajudar mulheres em situações de vulnerabilidade, oferecendo um novo recomeço a partir de acompanhamento psicológico, assistência social, educação e cursos profissionalizantes. O projeto contará com discussões sobre violência contra a mulher e mecanismos de defesa, oficinas profissionalizantes, troca de experiências, danças, esportes e apoio psicológico, social e jurídico.

DIGNA

Por Carlos Carvalho (MG) e Victor Galvão (RS)

A Digna é uma plataforma com o objetivo de conectar a comunidade LGBTI+ a empresas que apoiam a diversidade sexual e de gênero. O portal contará com capacitações para pessoas LGBTI+ que estão à procura de emprego e mostrará as vagas disponíveis em empresas pró diversidade.

Acredito que participar do programa jovens embaixadorxs da TODXS tenha sido algo único! Durante todos os workshops tive acesso não só a facilitadores experientes, mas também a outros 22 embaixadorxs que dia após dia se demonstraram mais apaixonados com a causa e criaram não só um time, mas uma família em prol de um único objetivo. Durante a conferência trabalhamos muito com questões pessoais, com vivências e experiências de cada embaixadorx, que, em minha opinião, fortaleceu ainda mais nossa rede e possui um peso, um valor extremamente maior quando se comparado a palestras e workshops. Pudemos trabalhar a empatia, e nos colocarmos no lugar de outrxs que possuem menos ou mais privilégios que nós, e percebermos que todxs estávamos lá em busca de um mesmo propósito, a inclusão da população LGBTI+, a expansão da principal rede do mundo, o amor.

Carlos Carvalho

Crédito: Coletivo Debandada

EDUCA LGBTI+

Por Nathan Simões (DF)

O projeto visa preparar profissionais pedagógicos para o trato de questões LGBTI+ e diminuir a LGBTfobia no ambiente universitário. Para isso, será feito o monitoramento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, o mapeamento da presença LGBTI+ em escolas, a quantificação da LGBTIfobia e a disseminação das diretrizes de gênero e sexualidade do Plano Nacional.

DEBANDADA

Por Levi Mota (CE) e Matheus Melo (CE)

A Debandada é um Coletivo de Criação em Artes Visuais atuante no cenário acadêmico fortalezense e que visa a estudar e questionar as relações entre gênero, sexualidades e cidade com a participação de jovens LGBTI+ artistas e pesquisadores. O projeto trabalhará com pesquisa em relação a gênero e sexualidade, experimentação fotográfica e visual e estudo e elaboração de performances.

PÓSITIVIDADE

Por Jardel Cunha (AC)

O projeto consiste em um site em formato de blog/fórum para mostrar um mapa de ações e serviços voltados para pessoas HIV+, facilitando a busca por ajuda especializada para LGBTI+ que recém descobriram estar infectados por HIV. Muito já é feito para a prevenção e tratamento dessas pessoas, porém há uma deficiência nas ações de acolhimento e conexão entre essas pessoas. Desta forma, o Pósitividade diminui os impactos psicossociais, divulgando ações e serviços voltados para pessoas que convivem com HIV+.

CASA NÓS

Por Natã Amorim (RJ)

A CASA NÓS será uma Casa de Acolhimento e Centro Cultural LGBTI+ que atenderá toda a região Médio Paraíba. No espaço, além do acolhimento, será oferecido suporte profissionalizante para que os usuários possam ser inseridos no mercado de trabalho. O espaço também oferecerá atendimento com profissionais especializados (Assistente Social, Psicólogo e Advogado) e um Centro Cultural LGBTI+ voltado a formações contínuas, assistência a expressões culturais LGBTI+, exposições, workshops, oficinas e eventos que será aberto a todo sociedade.

AS MINHAS CORES VIRAM CINZAS

Por Vanessa Cerqueira (BA)

Busca levar para escolas do ensino básico conteúdos que abordem a comunidade LGBTI+, tendo como foco principal diminuir a violência sofrida por jovens e adolescentes LGBTI+ nas escolas, envolvendo professoras (es), alunas (os) e gestoras (es).

LGBT+ MOVIMENTO

Por Marina Siqueira (RJ)

O projeto é um movimento LGBTI+ no Rio de Janeiro que trabalhará pela incidência, sensibilização e articulação de redes de afeto que facilitem a integração, acolhimento e expressão da pessoa LGBTI+ deslocada, migrante e refugiada.

CURSINHO PREPARATÓRIO TRANSVEST

Por João Paulo Rodrigues (MS)

A iniciativa consiste em um Cursinho Preparatório para o ENEM e vestibulares das Universidades locais que seja gratuito, preparado e voltado para as demandas e especificidades da população transgênera. Com isso, espera-se aumentar a possibilidade da população trans de ingressar no Ensino Superior.

ENTRE LINHAS

Por América Medeiros (RS) e Leandro Mendes (MA)

Entre Linhas nasce da necessidade de dar visibilidade à literatura de minorias sociais. O projeto pretende, em seu trabalho, promover, divulgar e incentivar a literatura marginal tanto de escritorxs já no mercado quanto à novxs escritorxs, promovendo saraus, workshops e palestras com intuito instrutivo.

O programa Embaixadorxs da TODXS é incrível. Com o apoio e tudo o que aprendi nos workshops e com toda a galera ali eu consegui encontrar meu lugar exato no meio LGBTI+ e entender como eu posso ajudar dentro da nossa causa. Não há como de fato agradecer por todo o aprendizado que tive e que com certeza levarei para toda a vida. Obrigada, TODXS, por ter me dado uma oportunidade tão grande de conviver e conhecer muito mais da minha própria comunidade LGBTI+, promovendo respeito, conhecimento e desenvolvendo lideranças.

América Medeiros

Crédito: Coletivo Debandada

LIVRO SOBRE GÊNERO

Por Tath Sant’Anna (SP)

O livro visa atenuar a invisibilidade não-binária, até mesmo dentro de espaços LGBTQIAPN+. Para isso, o material abordará os seguintes temas: o que é gênero; como entender o próprio gênero; o que é disforia e euforia de gênero; definições de 200+ identidades; o que é expressão de gênero; que linguagens pessoas Não-Binárias (NB) podem usar; que orientações são acessíveis a pessoas NB e o que é alinhamento de gênero.

CORPOVIVE

Por Franklyn Liberato (PB)

O projeto é um coletivo de LGBTQI+ que se dispõe a traçar o diálogo em comunidades do interior, com o propósito de gerar o respeito à comunidade LGBTQI+. Este projeto tem como base a ideia do diálogo — por isso, não existe modelos fixos, a ideia é a construção constante com base no cotidiano local das pessoas com quem o diálogo será realizado.

MANIFESTA LGBT+

Por Gabriel Mota (AM)

A “Casa de Acolhimento LGBT+” é um projeto da associação Manifesta LGBT+ que irá acolher pessoas LGBT+ em vulnerabilidade social na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. A ideia é pensar em como trabalhar a saúde, o social, psicológico, profissional e educacional com essas pessoas de maneira a reinserir-lxs em seu seio familiar, mercado de trabalho e nível escolar adequado.

SUPORTRANS

Por Matheus Melo (CE)

O SUPORTRANS busca propiciar uma estrutura que favoreça o ingresso de pessoas trans no mercado de trabalho formal por meio de minicursos e oficinas que abordem temáticas ligadas à empregabilidade, gestão pessoal, treinamento e seleção e outros temas abordados dentro da Gestão de Recursos Humanos.

--

--