Unicórnio da Diversidade: um olhar holístico sobre os recortes

TODXS Consultoria
TODXS

--

Por Pris Rosso

Os diversos aspectos da Diversidade e da Inclusão vêm ganhando espaço nos debates ao longo dos últimos anos, inclusive no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas vêm buscando incluir pessoas mais diversas entre as pessoas colaboradoras, pois sabe-se que times mais diversos geram retorno financeiro, melhoram a imagem da empresa e ajudam a criar um ambiente melhor para as pessoas colaboradoras. Assim, o primeiro passo para caminhar nesta direção é entender sobre o que estamos falando quando citamos D&I.

Costuma-se dizer que representar visualmente as questões ajuda a entender mais facilmente os conceitos, por torná-los mais palpáveis e menos abstratos, muitas vezes. Nesse sentido, representar alguma questão graficamente pode significar simplificá-la em alguma medida.

Muitos de nós já devem ter se cruzado com o Biscoito, uma representação que envolve identidade de gênero, orientação sexual, expressão de gênero e sexo “biológico”, apontando para cada ponto do corpo do biscoito com o qual estaria mais relacionado. Certamente é uma ferramenta que auxilia na compreensão de assuntos tão complexos como Gênero e Sexualidade, principalmente para aquelas pessoas que estão chegando agora neste campo.

Sendo assim, pensamos: por que não fazer um que representasse os diversos recortes que trabalhamos ao mesmo tempo? Assim surgiu o nosso Unicórnio da Diversidade, apresentando definições mais simplificadas de Gênero; Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Gênero; Raça e/ou etnia; Pessoas com Deficiência; Geração.

Tomamos a decisão de colocar todas as características no mesmo desenho porque as pessoas são compostas, muitas vezes, pela intersecção das mesmas. A Interseccionalidade se refere à sobreposição de identidades sociais (marcadas pelas características da pessoa, como gênero, raça, etc) e sujeitas a sistemas de opressão e discriminação (como o racismo, sexismo, entre outros). É basicamente a visão de que essas identidades se articulam e se sobrepõem, agravando o grau de exclusão que as pessoas sofrem, inclusive a falta de acesso ao mercado de trabalho. Isto é, temos que considerar que a experiência de uma pessoa que seja negra e LGBTI+ será marcada por estas duas características, bem como por seu gênero, pela sua idade e pelo fato de ser ou não uma pessoa com deficiência. Uma característica não exclui a outra.

Assim, tendo este ponto de vista como base, tomamos algumas decisões. Em primeiro lugar, embora Identidade de Gênero (como a pessoa se identifica), Expressão de Gênero (como a pessoa se apresenta, em termos de vestimenta, por exemplo) e orientação sexual (por quem a pessoa se atrai romântica e sexualmente) sejam aspectos diferentes, nós optamos por colocá-los juntos, pois todas essas características são tratadas dentro da sigla LGBTI+.

Em segundo lugar, optamos por fazer um Unicórnio, pois ele poderia representar todas as pessoas, com suas diferentes características, sem acabar invisibilizando alguém, ainda que inconscientemente. Também nesta direção, optamos por fazer um Unicórnio que tivesse uma cor não-específica, podendo representar toda a variação de cores de pele existente e permitindo a identificação de qualquer pessoa.

O resultado deste trabalho vocês podem conferir aqui:

Por fim, além do Unicórnio da Diversidade, também criamos um Unicórnio de Gênero e Sexualidade, que explica melhor os conceitos, identidades e expressões, bem como um Unicórnio com os tipos de deficiência, demonstrando quais os conceitos que estão ligados a esta característica. O resultado do trabalho sobre Gênero e Sexualidade pode ser conferido abaixo:

Caso você tenha interesse, entre em contato com a TODXS e saiba mais sobre o trabalho da Consultoria voltado à Diversidade e Inclusão. Acesse a página ou escreva para consultoriatodxs@todxs.org.

--

--