#01 - Por onde começar a desenvolver para web?
Se você tem um computador e acesso a internet, então poderá começar a qualquer momento. E por quê não agora?!
Talvez você tenha um pouco de curiosidade em saber como é ou por onde começar, mas fique tranquilo, não tem segredo. A intenção do texto não é te ensinar a programar ou desenvolver e sim tirar aquelas dúvidas iniciais e irmos juntos para um ponto de partida. Darei sugestões por onde começar a estudar.
Este texto será dividido por duas partes, sendo elas front-end e back-end.
FRONT-END:
Consiste em ser a parte visual do website, mas é bem mais do que uma “interface bonitinha”. Nesse tópico você irá trabalhar com o lado cliente e existe uma responsabilidade muito grande aqui, que pode ser maior ainda dependendo do objetivo da sua aplicação. Mas sobre essas responsabilidades deixaremos para uma próxima publicação.
Para trabalhar com front-end é necessário pelo menos conhecimento básico de HTML5, CSS, JavaScript e jQuery.
Como conseguir tal conhecimento? Sugestões:
Gustavo Guanabara consegue abordar temas de desenvolvimento e programação de forma bem didática. Este é um curso básico para introduzir em web. Essa introdução é importante para familiarizar com os conceitos.
É um curso muito completo, são quase 500 aulas abordando os principais temas para desenvolvimento web como Bootstrap, Gulp, Sass, React, VueJs entre outros. Finalizando este curso, você estará apto a desenvolver de forma profissional.
- Estude através da documentação também:
No W3schools você irá encontrar tutoriais práticos na própria plataforma online.
Outro ótimo exemplo de documentação didática é a do framework Bootstrap. Uma ferramenta excepcional e a mais amada entre os desenvolvedores web por principalmente trazer o seu sistema de Grid facilitando e agilizando o desenvolvimento.
Obs.: Deixarei para abordar outros frameworks front-end (inclusive JavaScript) em uma próxima publicação.
BACK-END:
Agora precisamos entender o que acontece por debaixo dos panos. Essa seção é tudo aquilo que o usuário não irá ver, porém precisará utilizar. Aqui você estará desenvolvendo lado servidor. O back-end estará interagindo com o usuário através da interface do front-end.
Temos várias opções aqui para desenvolver, estarei citando algumas que ainda tem grande procura de mercado:
- JavaScript - “mas ué, essa não era para o desenvolvimento do front-end?!” Pois então, temos uma surpresa aqui… JavaScript é uma linguagem com uma comunidade gigantesca. É constantemente atualizada e uma das que mais possuem frameworks (talvez seja a que mais tenha). Por isso é uma linguagem completa para web.
Sugestão para aprender muito dessa linguagem é o mesmo curso citado acima: Curso Web Moderno com JavaScript — Cod3r Br (Curso Pago). - PHP - amada por muitos, odiada por outros. Nada mais que uma das linguagens que o Facebook foi desenvolvido. Possui bastante suporte pela comunidade e ainda é uma boa opção para desenvolvimento. Optar por frameworks dessa linguagem como Laravel é uma ótima estratégia para agilizar o desenvolvimento.
Opção de aprendizado (FREE): Curso de Laravel 5.5 - EspecializaTi. - Python - uma das linguagens que mais cresce nos últimos anos. Conhecida por sua simples e fácil curva de aprendizado e muito utilizada quando o assunto é Data Science ou Big Data, porém também utilizada para web. Possui frameworks como Django que é um grande facilitador para o desenvolvimento.
Opção de aprendizado FREE: Python 3 na Web com Django (Básico e Intermediário) - Udemy.
O mercado para desenvolvedores web é grande e com ele vêm várias tecnologias e ferramentas. Não necessariamente uma é melhor que a outra. Isso vai depender da sua curva de aprendizado e também da necessidade do projeto que será desenvolvido.
Espero que esse texto não te assuste e sim que ele sirva como ponto de partida para seu aprendizado.
Tem uma opinião diferente? Sabe de outros cursos que podem agregar? Fique a vontade para compartilhar conosco.