O Princípio de Pareto e UX Design: Como não esquecer dos 80/20

Sara Vendramini
tog.design
Published in
3 min readAug 5, 2020

Falando um pouco da história

As primeiras percepções sobre o tema foram notadas pelo sociólogo Vilfredo Pareto, quando em 1896 observou que 80% das terras da Itália eram de propriedade de 20% da população.

Uma relação semelhante pode ser observada na riqueza e renda na maioria dos países, onde geralmente uma minoria da população tende a gerar a maioria da renda e controla a maior parte da riqueza existente.

Mas qual é o sentido em pensar na economia italiana ou na distribuição da riqueza dos países?

A questão é que se não fosse Joseph Moses Juran nos anos 40 notar que existia uma regra geral para negócios que era: 80% dos efeitos de um processo vêm de apenas 20% dos insumos, muito provavelmente Pareto seria apenas uma figura pouco conhecida.

E o mais interessante desse princípio é que ele pode ser aplicado em diversas áreas, e se nos aprofundarmos na área de UX Design será possível percebermos que nas análises do usuário existe uma pequena fração das funcionalidades (ou páginas) que recebem a maior parte do tempo do usuário e após a identificação dessa pequena fração do software temos um ponto de partida para onde aplicar mais esforços em melhorias de usabilidade, ou seja, esse princípio nos permite concentrar os esforços nas áreas que nos trazem mais recompensas.

E para ilustrar isso de uma forma mais clara, leia as seguintes frases:

  • 80% dos seus usuários usam 20% dos seus recursos
  • 20% do código causa 80% dos erros
  • 80% da atenção é gasta em 20% da página da web

Você provavelmente já deve ter ouvido alguma dessas frases, não é mesmo?Então agora esteja ciente que assim como outros princípios, o Princípio de Pareto deve ser tratado como uma regra prática, porém haverá casos onde, por exemplo, 70% dos resultados virão de 30% dos esforços, ou seja, é mais simples pensarmos nesta regra como:

"Um número relativamente pequeno de coisas tem um impacto relativamente significativo".

Como implementar a regra 80/20

Imagem retirada do site https://www.interaction-design.org/

Você poderá aplicar essa regra sempre que houver dados quantitativos, mas para isso você precisará garantir que sua análise seja relevante o suficiente, então:

  1. Esteja atento ao tamanho da sua amostra, e garanta que a sua pesquisa cubra um tamanho suficiente de amostra para que a mesma seja estatisticamente relevante.
  2. E lembre-se, um conjunto de número pode ser mais importante que outro, pois muitas empresas terão alguns clientes que representam a maior parte da sua receita, então priorizar esse grupo pode ser importante.

Exemplo:

Você tem 200 chamados no suporte e 100 deles se relacionam a um problema com o recurso A, 80 com o recurso B e apenas 20 com o recurso C, neste momento é óbvio concentrar seus esforços na correção do recurso A, mas se todas as chamadas relacionadas a B ou C vierem de clientes com uma alta receita e as chamadas relacionadas ao recurso A não, é importante que você concentre seus esforços em corrigir por primeiro os recursos B e C.

Conclusão

Utilizar o Princípio de Pareto em seu negócio não fará com que você encontre a solução para todos os seus problemas, assim como quando utilizamos uma bola de cristal, e muito menos fará com que o seu aplicativo ou site sejam os mais visitados. No entanto, ao utilizar o princípio em seu negócio, você obterá uma maneira mais clara de identificar o que é realmente relevante para os seus usuários e consequentemente facilitará que você priorize e resolva os problemas certos.

--

--