Acessibilidade Digital, que bicho é esse?

Alvaro Zermiani
Serasa
Published in
3 min readMay 20, 2022

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e consequentemente novos termos e tecnologias surgem rapidamente em nosso cotidiano. São aplicações com objetivos diversos desde facilitar o deslocamento em uma grande cidade, passando por auxiliar uma pessoa a receber um produto na sua casa e até mesmo a possibilidade de encontrar o grande amor da sua vida!

Mas tudo isso se torna de fato realidade quando sites e aplicativos são pensados e desenvolvidos com Acessibilidade. Possibilitando que todas as pessoas possam usufruir de todas as funcionalidades e soluções presentes na aplicação.

Mas você que parou pra ler esse artigo, sabe o que é de fato “Acessibilidade Digital”?

Se a resposta for não, fique tranquilo pois esse tema é relativamente novo no mercado. E consequentemente muitas dúvidas surgem quando esse termo vem à tona.

De modo bem resumido Acessibilidade Digital é a “Capacidade de uma aplicação web ou mobile de ser usada por todas as pessoas, independentemente de suas necessidades ou das tecnologias assistivas que utilizam para navegar e interagir no mundo digital. Dessa forma, todos os usuários que acessarem o site ou aplicativo terão condições de usufruir de todo o conteúdo disponível.”

Pra quem é a Acessibilidade Digital?

Para “Todas as Pessoas”, é importante que vocês gravem bem isso. Pois quando falamos sobre esse tema, o censo comum é associar diretamente apenas as pessoas com deficiência. O que não é o correto. Por mais que esse grupo seja um dos grandes beneficiados, “todas as pessoas” são beneficiadas quando elas acessam um site ou app acessível.

Pra te ajudar a fixar essa informação, algumas situações para refletir:

Imagine só uma mãe levando uma criança no colo e tentando usar o celular apenas com uma mão. Pense aquele seu amigo com o braço quebrado tentando navegar em um site pelo computador, ou ainda, você saindo de uma loja e quando você pisa na calçada aquele sol de rachar e você não consegue ver direito as informações na tela do celular.

Conseguiu perceber com esses exemplos que aplicar Acessibilidade Digital em produtos digitais beneficia de fato “todas as pessoas”?

Agora que você compreendeu o conceito e quem são as pessoas beneficiadas é hora de aprender mais sobre Acessibilidade Digital.

imagem de uma tela com gráficos e números

Alguns números:

Você sabia que no Brasil menos de “1%” dos sites são acessíveis? Pois é, parece piada, mas é a pura realidade. Esses dados foram obtidos em 2021 através de uma pesquisa organizada pelo Movimento Web para Todos em parceria com a empresa Big Data Corpe.

WCAG, Tecnologias Assistivas e mais…

Sempre que falamos de Acessibilidade Digital citamos a WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), que nada mais é que um conjunto de normas e diretrizes criados pela W3C com o objetivo de ser um guia na criação e desenvolvimento de conteúdos acessíveis para a Web.

Já as tecnologias assistivas são ferramentas que possibilitam que determinado grupo consiga ter acesso a sites e aplicativos de maneira igualitária.

Leitores de tela como o Talkback e Voice Over, softwares de reconhecimento de voz, Trackball, mouses adaptados entre outros programas e equipamentos que facilitam esse acesso virtual a produtos e serviços.

Como disse no início deste artigo, esse tema ainda é muito novo em nossa sociedade. Mas cada vez mais ele estará presente em nosso cotidiano, já que vivemos de fato em um mundo conectado.

Por fim, agora que você conheceu um pouco mais sobre a Acessibilidade Digital e sua importância para uma sociedade mais igualitária, quero te convidar a fazer parte dessa transformação digital, buscando incluir cada vez mais pessoas no seu site ou aplicativo! Fazendo com que “todas as pessoas” tenham acesso ao seu produto ou serviço!

--

--

Alvaro Zermiani
Serasa
Writer for

Pai do Davi Lucas, apaixonado por tecnologia, apreciador de boas histórias, cego desde os 13 anos, fortemente engajado pelo tema de diversidade e acessibilidade