Banco do Japão revela não haver planos para criptomoeda japonesa

TooYoo Club
TooYoo
2 min readApr 18, 2018

--

A instituição financeira acredita que uma moeda digital nacional poderia arriscar a estabilidade financeira do país

fonte: Portal do Bitcoin

O Japão é o país que mais aparece nas manchetes de sites e jornais especializado em criptomoedas. Enquanto vários países ao redor do mundo, estão proibindo ou não legalizando as moedas digitais, os japoneses recebem muito bem estes ativos.

Apesar disso, o vice-governador do Banco do Japão, Masayoshi Anamiya, revelou que a instituição financeira não pretende, pelo menos por enquanto, lançar uma criptomoeda nacional. A decisão foi feita devido à preocupação com a estabilidade financeira do Japão, que pode ser alterada com o lançamento de uma moeda digital japonesa.

Durante uma conferência sobre tecnologia financeira, Amamiya declarou que uma criptomoeda lançada pelo próprio Banco do Japão poderia afetar de uma forma negativa o sistema de “dois níveis”, atual no país. Segundo o executivo, as criptomoedas emitidas por bancos centrais “estão estimulando a discussão global sobre até que ponto os bancos centrais devem fornecer suas infraestruturas de pagamento e liquidação para a sociedade.”

Estes “dois níveis” que o Japão vive, diz respeito ao sistema financeiro que têm os bancos centrais, que dão acesso limitado aos bancos comerciais, que por sua vez são os que interagem com o público.

--

--