NASA inicia pesquisa sobre tecnologia blockchain Ethereum
O objetivo da pesquisa é melhorar a comunicação espacial de navegação
fonte: Ethereum World News
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e pesquisadores da Universidade de Akron (UA), nos Estados Unidos, já começaram pesquisas sobre o uso da tecnologia Ethereum Blockchain, com o objetivo de melhorar a comunicação espacial e a navegação.
Uma declaração da UA revelou que Jin Wei Kocsis, professor assistente de engenharia elétrica e de computação, recebeu uma doação de US$ 330.000,00 da NASA para que ele lidere uma pesquisa sobre “Paradigma de Rede e Computação Resiliente, a tecnologia blockchain por trás de contratos inteligentes”.
De acordo com Wei, a tecnologia, se pesquisada profundamente, dará espaço à espaçonave para realizar mais tarefas e coletar mais dados, ao mesmo tempo em que dará aos cientistas a oportunidade de responder às ameaças ambientais. “Nesse projeto, a tecnologia blockchain da Ethereum será explorada para desenvolver uma infraestrutura de computação e redes descentralizadas, seguras e cognitivas para a exploração do espaço profundo”, informou a universidade.
O gerente de programas avançados de comunicações do Glenn Research da NASA, Thomas Kacpura, disse que essa pesquisa é a primeira desse tipo no círculo da NASA, e que nunca foi utilizado o uso da tecnologia blockchain para melhorias. “Espera-se que o potencial seja alto para contribuir com as redes espaciais de próxima geração e também permitir a transição tecnológica desses algoritmos para sistemas comerciais”, acrescentou ele.