“O sorriso é amarelo”, três poemas de Nicole Ayres

revista toró
toroeditorial
Published in
3 min readAug 27, 2021

--

Esquadrão COVID

Atenção, rapaziada,
Bora aglomerar!
Seguindo a manada
Pra COVID espalhar

Quem tem medo
Quem tem medo
É coisa de marica
Não tem nenhum segredo
Mais mole que o zika

Fazer festa pode sim
Lotar bar pode também
Num dia de sol assim
Vamo pra praia, meu bem

É matar e morrer
Pela nossa liberdade
Bota logo pra foder
Essa porra de cidade

Nosso histórico de atleta
É o que vai nos salvar
Vocês é que são pateta
De em casa ficar

Usar máscara certinho
É coisa de viadinho
Penduro logo no queixo
Quer me abraçar eu deixo

Nós não temo paciência
Presse papo de ciência
Por favor tenha a decência
Somo os rei da coerência

Mas pra que tanto alarde
É só uma gripezinha
Vocês é tudo covarde
Parece minha vozinha

Pensa na economia
Somo homi de família
Em defesa da vida
Dos que têm grana na lida

Passa álcool na mão
É quem tem o cu na mão
No meio da confusão
Nós segue o capitão

Matamo o vírus na bala
Ou batemo com a Bíblia
Não precisa de vacina
Nós temo a cloroquina

Nossa bandeira
Jamais será vermelha
Se virou caveira
É porque tá velha

Olha só que legal
O ranking internacional
Agora que tal
O extermínio mundial?

Professor na pandemia

Professor na pandemia
É estresse todo dia
Já rezei Ave Maria
Mas não passa essa agonia

Fulano, você taí?
Tá dando pra me ouvir?
Ih, acho que eu caí
Tô entrando, peraí!

É sessão de espiritismo
Chama logo o exorcismo
Caiu mesmo ou é cinismo?
Fique com o seu achismo

Já briguei com a aluna
E nem tenho mais coluna
Bom dia, bom dia, Bruna!
Cê não era da outra turma?

Prova que se multiplica
Exercício que complica
Trabalho dignifica
Mas vê se eu fico rica!

Câmera desativada
Ninguém ri da minha piada
Profa, cê tá chateada?
Que nada, que nada!

O sorriso é amarelo
O afeto é sincero
Sofro com muito esmero
E impaciente espero
Férias, pra que te quero?

Corona

Por causa desse vírus
Quase não respiro
Apenas suspiro
De saudade
De você

O mundo todo doente
Tudo tão diferente
E dentro da minha mente
A vontade
De te ver

Meu amor
O vetor
Do meu mal
É sabe qual?
Não é o corona
Mas o coração

⠀⠀⠀⠀

Quer acompanhar o trabalho de Nicole Ayres?
Instagram | Blog

Nicole Ayres é Mestra em Teoria da Literatura pela UERJ, professora de francês e escritora. Possui diversos poemas e contos publicados em coletâneas e projetos de livro solo no forno. Não sabe diferenciar seu fazer artístico, professoral e humano, e nem pretende.

Gostou? Quer receber mais textos como esse? Siga a gente aqui no Medium, deixe quantas palmas quiser e compartilhe nas suas redes sociais!
Instagram | Facebook

Quer publicar na Toró? Acesse nossas diretrizes e saiba como. Temos chamada aberta em fluxo contínuo para artistas de todo país.

--

--