“tenho cultivado tristezas”, a poesia de João Ricardo Dias

revista toró
toroeditorial

--

Poemas do livro Os anjos calados escutam a sinfonia de Deus (Editora Libertinagem, 2022).

tristeza a despontar no anoitecer
ausência e abraços desesperados

dentro do medo
derrama-se a órbita de palavras

como uma lágrima a voar
por dedos de ferro

no peito rasgado:
sombras — — — ventanias — — — desolação *

e, no meu olhar, lembranças:

o sol e sua cena de carinho
em pedras imortais e manhãs

diante da dor: entre a vida ou paixão
uma infelicidade caía na janela

*O poema original possui espaços em vez de travessões. Por uma questão de formatação da plataforma medium, usamos o “-” para representar o espaçamento.

ao me enforcar no jardim de crânios
escavado em meu peito

tenho cultivado tristezas

súplicas tardias de desespero
eu oro e me deito em fantasmas

o diabo e sua cicatriz hemorrágica
jorrando o obscuro dos homens

adentra a alma

a morte ou o coração das sombras
onde a acídia é mais divina?

onde o enxofre é blasfêmia e epifania?
em qual corpo o orvalho é saudade?

o oásis dos mortos revela-se
no silêncio de uma lepra infame

e sob os ramos de uma heresia
uma pergunta encobre a eternidade:

quantos crepúsculos ainda vão sangrar
pelo abismo da carne?

Nascido em São Paulo, em 1981, João Ricardo Dias publicou: Doce Silêncio (Editora Multifoco, 2014); Em uma noite escura saí sem ser notado (Editora Multifoco, 2018); Na Raiz Seminal da Manhã (Lumme Editor, 2019); Hóstia Negra (Luva Editora, 2021); Os anjos calados escutam a sinfonia de Deus (Editora Libertinagem, 2022).

Instagram: @joao.ricardo.diass

Gostou? Quer receber mais textos como esse? Siga a gente aqui no Medium, deixe quantas palmas quiser e compartilhe nas suas redes sociais!
Instagram | Facebook

Quer publicar na Toró? Acesse nossas diretrizes e saiba como. Temos chamada aberta em fluxo contínuo para artistas de todo país.

--

--