Dicas de trabalho remoto para iniciantes

Theo Frazão Nery
Torus.consulting
Published in
3 min readApr 29, 2020

Muito provavelmente, quando a quarentena começou, você não tinha o costume de trabalhar remotamente. Talvez já tenho feito algumas conferências virtuais ou tirado alguns dias para trabalhar de casa, mas, provavelmente, você não era uma das poucas pessoas que trabalha de casa todo o dia. Como todos nós, deve estar aos poucos se adaptando a cuidar da casa, acompanhar a rotina dos filhos, tentar se manter atualizado com as notícias mundiais e, ao mesmo tempo, cumprir com as suas obrigações de trabalho. E isso não é nada fácil. Nesse período, aprendemos um pouco sobre como manter o bem estar e, como acreditamos que é importante compartilhar, seguem aqui algumas dicas.

Crie a sua rotina

Essa é a dica mais comum (e a mais fácil de ignorar!): separe o seu tempo de trabalhar e o de fazer outras coisas em casa. Não trabalhe de pijama na cama, enquanto almoça, vendo TV. Isso vai fazer com que as linhas entre trabalho e a sua vida pessoal se misturem (ainda mais do que já tendem a se misturar) e você vai trabalhar mais horas e ter uma produtividade geral menor. Crie pequenos rituais que façam seu cérebro e seu corpo entender que esse espaço é um espaço de trabalho, diferente de outros da casa.

Tome cuidado com o seu tempo

Por mais tentador que seja começar várias atividades ao mesmo tempo (ainda mais em momentos de crise e muitas responsabilidades), tente separar e acompanhar o tempo e o esforço que você leva para diferentes tarefas. Assim você (e seu time) consegue entender melhor como anda a sua produtividade para diferentes tipos de tarefas (e o que você pode delegar ou despriorizar)

Se livre de distrações (nem que seja só um pouco)

É muito fácil se perder no mar de notificações que chegam o tempo todo de e-mails, mensagens, redes sociais — e, assim, não terminar nada. Soma isso a barulhos da rua, outras pessoas em casa, notícias chegando e fica muito difícil de concentrar. Separe um tempo no seu dia para ficar sem distrações. Pode tentar utilizar o método pomodoro (25 minutos de foco para 5 minutos de descanso) ou definir janelas do seu dia para deixar o celular no “não perturbe” para terminar tarefas específicas. Permita-se esse foco.

Tome cuidado com o seu corpo

Trabalhar o dia todo jogado no sofá vai acabar com a sua coluna em menos de uma semana. Procure um lugar silencioso, confortável em que você consiga passar o dia com tranquilidade para poder trabalhar. Faça pausas durante o dia para se alongar e movimentar o corpo, especialmente pulsos e pescoço. Levante-se pelo menos a cada uma hora. Ah, e não se esqueça de se alimentar bem. A dispensa está logo ali, mas você não precisa ir até ela o tempo inteiro.

Aproveite os benefícios de estar em casa

Esteja com as pessoas queridas no tempo que você não está gastando no transporte público. Faça um exercício seguindo vídeos no youtube. Aprenda receitas rápidas para fazer na hora do almoço. Dentro do possível, aproveite esse tempo para que esse momento de isolamento seja não só trabalho, mas também cuidado e conexão.

Leia mais sobre

Tem muita gente boa que fez materiais bacanas sobre como trabalhar remoto. Essa são as dicas que achamos essenciais para você se adaptar a esse período, mas quanto mais você souber sobre o assunto, melhor vai conseguir construir a sua rotina. Se quiser saber mais, segue algumas referências bacanas:

Guia de trabalho remoto, Officeless
Home Office com crianças em casa, Exame
Manual para trabalhar em casa para criativos, Austin Kleon (texto em inglês)
Como trabalhar de casa sem perder a cabeça, Wired (texto em inglês)

Quer pensar em como transformar a sua organização para que todas as pessoas possam agir com essa tranquilidade e tenham a capacidade e as ferramentas para de inovar e alcançar resultados? Manda um oi pra gente em contato@torus.consulting e vamos conversar.

--

--