Experiência imersiva vencedora do Arrow Awards deste ano no SXSW, por Yoichi Ochiai

Human Techlash: SXSW 2019 e a busca do humano

Victor Hugo Barreto
Apr 30 · 11 min read

Nosso olhar

O que pudemos perceber no evento desse ano foi o reforço e aprofundamento de uma tendência que veio desde o ano passado, que é o da busca de uma valorização do fator humano em um mundo cada vez mais voltado para o desenvolvimento tecnológico. Como podemos aliar a inovação das tecnologias emergentes com aquilo que é importante para a humanidade como um todo? De pensar “tecnologia” e “humano” numa chave de desenvolvimento mútuo e não excludente; e mesmo na construção de um futuro melhor para todos.

Douglas Rushkoff

Conquistando uma Era de Desconfiança Digital

Em um diagnóstico do cenário atual, podemos dizer que vivemos em um mundo dominado pela tecnologia a partir do interesse das grandes empresas. Foi-se o tempo que a tecnologia tinha um papel desafiador e reformador para se tornar a ordem e da Big Tech como forma de controle.

Amy Webb
Da esquerda para a direita: Elizabeth Warren, Larry Sanger e Brené Brown.

Cidades, Governo e Política

O ponto anterior nos leva a considerar a questão política e do papel dos governos nessa questão.

Ania Karzek
Howard Schultz à esquerda e Alexandria Ocasio-Cortez à direita.

Marcas e Marketing

Ainda que os governos tenham a sua responsabilidade na construção de um futuro melhor (mesmo num cenário de descrença institucional), foi destacada a crescente importância que as marcas e as empresas podem (e devem) ter em tal cenário. O posicionamento político e social de marcas e empresas é desejado e estas adquirem um importante papel no movimento da Human Techlash.

Criatividade

A criatividade sempre ocupou um espaço especial no SXSW e de certa forma atravessa as várias temáticas das palestras.

Apresentação dos agentes da CIA
À esquerda Rage Rooms; à direita campanha de doação de sangue de Game of Thrones.

Tech Industry & Enterprise

Como pensar formas disruptoras e ao mesmo tempo mais humanas para o universo tecnológico?

Tanarra Schneider
  1. Experimentação e inspiração das oportunidades pedagógicas dos dispositivos de imersão e realidade mista com base nas experiências educacionais atuais (imagine poder “vivenciar” determinados fatos históricos).
  2. Criar e projetar de forma colaborativa uma experiência no processo de aprendizagem.

Negócios

O cenário dos negócios e de economia criativa do evento teve como pano de fundo a busca por novos mercados pautados pela colaboração, cocriação e flexibilidade.

Pamela Pavliscak

Torus

We are TORUS, a global movement based in São Paulo and Amsterdam that promotes changes in how people and companies connect with time. We want to transform the way the world connects with time: helping social initiatives, brands and people to use it as a resource in their favor.

Victor Hugo Barreto

Written by

Torus

Torus

We are TORUS, a global movement based in São Paulo and Amsterdam that promotes changes in how people and companies connect with time. We want to transform the way the world connects with time: helping social initiatives, brands and people to use it as a resource in their favor.