Vídeo feito por Vhils sobre a inspiração que é Lisboa, sede do Web Summit até 2028.

Report: Compreendendo o Zeitgeist da Internet a partir do Web Summit 2018

9 insights transversais entre inovação tecnológica e mudança de comportamento

por Rodrigo Turra, Gustavo Nogueira e Victor Hugo Barreto

É difícil de compreender o tamanho deste evento até participar dele. Um festival de conferências (25 ocorrendo ao mesmo tempo, para ser mais exato) é um ótimo jeito de explicar o que acontece por lá. Um tipo de agregador de ideias, inovação, discussão e troca. Um verdadeiro fervilhão da tecnologia, com mais de 1.200 palestrantes de quase 70 mil pessoas.

O Web Summit é um evento índice. De aprendizado não vertical e sim uma experiência de imersão macro, olhando ao mesmo tempo para tudo e todos. Dá uma grande satisfação de ver que na Torus estamos alinhados a muitos desses novos valores, tecnologias e pensamentos e estamos na luta diária para ensinar e causar reflexão sobre esses temas. E não basta só ir ao evento e tomar nota (e tirar foto dos slides).

Temos a missão de compartilhar a nossa visão do Web Summit e esperamos que isso chegue ao seu time, seu negócio, sua rede. E mais do que isso. Queremos aplicar e ver esses aprendizados em ação.

Quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.

O mundo da tecnologia, dos negócios, da comunicação, das marcas e dos creators é feito por pessoas, e pessoas têm valores. Este ano o tom de seriedade e responsabilidade foi dominante nos mais diferentes palcos. O que fazemos faz diferença na vida de muitas pessoas. O que fazemos tem relevância e impacto.

Sim, as dimensões do evento são gigantes. E depois de participar, percebemos que o tamanho físico é proporcional à importância social e cultural para a nossa sociedade. Tecnologia é mais do que nunca o que nos leva adiante, mas também o que pode nos levar para trás.

Saibamos o nosso papel.
Nove olhares importantes que percebemos no evento. Clique aqui para baixar o report completo.

Esse material foi realizado pela TORUS e YOUPIX, com oferecimento Rede Snack e Airfluencers. Você pode fazer download gratuito do material completo aqui. Passe um café, deixa o celular em modo avião, e bora mergulhar no nosso recorte desse grande evento.

Criamos também um relatório sobre negócios em transformação, com
um olhar sobre inovação corporativa a partir do Web Summit 2018. Clique aqui para conhecer mais.

Abaixo, listamos e explicamos de forma curta os nove temas principais que atravessaram todo o evento deste ano que aconteceu em Lisboa. São temas que estão na intersecção entre inovação tecnológica e mudanças de comportamentos.

#1 fixing the web:

A proposta de uma Magna Carta para a Internet

Escândalos recentes sobre privacidade de dados mostraram que a internet precisa se preocupar com o mau uso que pode ser feito dela. Como podemos pensar formas coletivas de regulamentação e bom uso da internet?

#2 let’s get political:

O jogo democrático desafiado pelos avanços tecnológicos

Se por um lado desejamos uma internet livre e para todos, por outro, vemos como o seu uso como tal pode ameaçar a democracia. O uso de fake news com interesses políticos, por exemplo, é uma realidade. A democracia pode sobreviver à tecnologia?

#3 rebuilding trust:

A era na qual reputação e transparência são as novas moedas

O mundo passa por uma crise de confiança seja às instituições a até mesmo pessoas próximas. Quais as estratégias possíveis para empreendedores e criadores conseguirem retomar a confiança de seu público? Qual o papel das marcas nesse sentido?

#4 next gen challenge:

Mudanças geracionais e o desejo por uma narrativa própria

Uma nova geração traz desafios e questionamentos ideológicos e comportamentais a tudo aquilo que se acreditava estabelecido. Olhar para a Geração Z e vislumbrar o que virá depois é compreender as linhas que desenharão os futuros possíveis de todos nós. O que pensam e o que querem as novas gerações?

#5 social video revolution:

A hora e a vez do streaming

O vídeo se tornou o formato de comunicação dominante. A miscelânea de possibilidades é um prato cheio para o público final, que usa vídeos para educação, entretenimento, informação ou simplesmente para trocar mensagens. E isso pede de marcas, veículos e criadores um pensamento estratégico focado em vídeo.

#6 deep tech horizon:

Um futuro cada vez mais próximo da ficção científica

O avanço da tecnologia é irrefreável e a inteligência artificial é uma realidade. Cada vez mais encontramos a convergência de novas tecnologias e a exploração de novos campos, como a realidade virtual e a edição de gene. Quais invenções já estão mudando o mercado e como usá-las de forma inteligente e ética?

#7 mental wellness:

A relação entre tecnologia e bem estar mental

Precisamos falar sobre saúde mental no mundo da tecnologia e através dela. Como a tecnologia influencia a nossa saúde mental, como pessoas e profissionais? E como ela pode nos ajudar a desenvolver habilidades emocionais e mentais mais saudáveis?

#8 voices worth listening:

Uma seleção de vozes e ideias que inspiram mudança, aprimoramento e ação

De novas startups a líderes, o Web Summit se tornou um lugar também de dar voz a pessoas e ideias que falam de tecnologia, mas colocam as pessoas e suas vidas como prioridade. Como possibilitar uma visibilidade e representatividade que leve a sério um mundo cada vez mais diverso?

#9 leave no one behind:

A responsabilidade do mundo tecnólogico de contribuir para um futuro melhor

Um desafio atravessou a maioria das falas durante o encontro: justamente o de pensar a importância da educação e inclusão digital e de uma união nos termos de uma sociedade global. Nesse sentido, as empresas vêm cumprindo o seu papel? Como se certificar que a tecnologia esteja funcionando para todos?

Uma das lições mais importantes do Web Summit deste ano foi chamar a atenção para as transformações de diversas ordens pelas quais o mundo está passando. Mudanças que não dizem respeito apenas ao universo da tecnologia, mas que nos atravessam em nosso cotidiano, em nossos negócios e mesmo em nossos afetos. Para compreendê-la e melhor habitar esse novo mundo e futuro que surge precisamos de uma compreensão integral sobre o Tempo e do espírito de nossa época.

A transformação já começou, está em andamento, e podemos escolher fazer parte das decisões dessas mudanças. Propomos que você acompanhe os aprendizados dessas mudanças com a gente.

Somos a Torus. Estudamos o tempo como medida das mudanças ao redor. Compreendemos o mundo a partir do que ele está se tornando, não do que ele é. Mudança é a única constante.

Trabalhamos com a tradução dessas transformações para que nos sirvam de aprendizados estratégicos em nossos negócios. Nesse sentido, ajudamos pessoas, marcas, iniciativas e projetos a usar a compreensão do Tempo a seu favor, investindo em pesquisas originais, curadoria de estudos e cursos de aprendizagem; e também oferecendo consultoria estratégica e outros serviços relevantes para melhorar a realidade ao nosso redor.

Temporal é o fluxo de trocas sobre o tempo presente, da Torus. Receba assinando aqui.