Gustavo Nogueira, fundador e CEO da Torus Time Studies

Um convite a reestruturar a sociedade para além do tempo

Gustavo Nogueira (Gust)
Oct 4 · 4 min read

por Gustavo Nogueira (Gust)

A gente é educado para respeitar os relógios:

da escola, da fábrica, do escritório, da igreja, da mídia, da sociedade. Alguns desses são invisíveis e, com o tempo, fazem a gente desaprender a ouvir o nosso próprio relógio interno.

https://66.media.tumblr.com/912a4f32a904abf3f3c9c779aa9005a6/tumblr_prswwf5VkX1r5wphyo4_500.gif

Sempre conectados, mas nunca presentes.

Ritmo circadiano desregulados em frente a uma tela; excessos de passados e futuros que se traduzem em muitas expectativas e frustrações pois acreditamos estar “sem tempo”, correndo contra um relógio que nunca foi nosso.

Mas a vida pulsa.

Uma hora o nosso relógio interno nos cobra o atraso. E é hora de reconquistar a sincronia com o nosso próprio tempo. Descobrir — a partir dos nossos próprios artefatos de medição — o que pra gente pode ter significado.

Tempo é medida de mudança.

Foi o filósofo Aristóteles quem disse. E é horizonte de deslocamento. Uma hora é 1/24 de uma rotação do planeta ao redor de si. Um ano, um minuto, um segundo, seguem a mesma lógica.

Uma bússola e um relógio tem mais em comum do que imaginamos.

Apesar dos pontos referenciais diferentes, registram aspectos do mesmo deslocamento. De onde e quando você veio para onde e quando você quer ir. Percebemos-nos ansiosos ao navegar por mares revoltos…

Somos todos viajantes do tempo.

Nosso cérebro é a máquina biológica pela qual realizamos essa viagem. Em perfeita sincronia para aproveitarmos o melhor da experiência.

Para onde ir?

Que tal começar com uma direção ao invés de um destino? Porque as rotas vão mudar. Prepare sua intenção e tenha atenção aos sinais. Porque os velhos mapas não nos levam a novas terras. E lembre de aproveitar.

Aproveita teu tempo.

A vida não é feita de coisas, mas de eventos. Observe o mundo pelo que ele está se tornando, não só pelo que ele é. Escute seus ancestrais e observe os ciclos.

Respeite seus aprendizados e não sofra demais com os seus erros. Lembre que nada é permanente.

Precisamos pensar novas formas de estruturar a sociedade para além do tempo que conhecemos.

Para ilustrar essa conversa, uma série de narrativas sobre o tempo que já estão ao nosso redor, entrelaçadas entre ficção e realidade.

Se compreender a nossa conexão com o tempo ressoa com você, aceita mergulhar comigo e com a Torus em evento presencial em São Paulo?

bit.ly/otemporal

Inscreva-se aqui
Sessão I (19.10.19)
Sessão II (21–22.10.19)

Agenda (programação):
. A chegada: experimento de contração e dilatação do tempo
. Os viajantes: (re)conexão imemorial com o tempo
. O relógio: teorias e estudos sobre tempo
. A bússola: práticas e aplicações coletivas para navegar por mudanças
. O espelho: exercício de perspectiva fora do tempo
. O mergulho: descobertas individuais sobre o tempo
. O que emerge: manifestações coletivas que transformam o tempo
. A ampulheta: convite ao programa contínuo de estudos do tempo

Com amor,

Gust
torus.cx

Para mergulhar

Nesse artigo eu apresento uma introdução à fundamentação teórica e uma bibliografia inicial dos aprendizados a partir das sessões de estudo que realizo na Torus.

Estamos viajando no tempo a cada momento. Aqui reuni aprendizados simples porém poderosos para ganhar consciência e desenvolver autonomia nesse processo.

Mas o que fazer com um presente distópico que nos cerca? Aqui o cenário atual é apresentado junto com algumas sugestões de como agir para existir e não viver apenas de reagir e resistir. De direcionarmos energias e esforços para os futuros que acreditamos.


Sobre

Gustavo Nogueira (Gust), fundador e CEO da Torus

Brasileiro da região amazônica e vivendo em Amsterdam desde 2017, Gust possui 15 anos de experiência em suas áreas de conhecimento. Vindo de um background em design, comunicação e tecnologia, passou os últimos 5 anos pesquisando e estudando o tempo em todo o seu espectro e compreendendo o zeitgeist como uma manifestação social de nossa percepção coletiva do tempo em que vivemos. Na Europa, é membro da Time Machine Organisation. Gust ajuda líderes a navegar pelas mudanças, ressoando juntos em direção a uma sociedade mais criativa, sustentável e justa.

Torus

A Torus é um movimento global que promove mudanças em como pessoas e organizações se conectam com o tempo. Estudamos o tempo em seu espectro completo e combinamos diferentes conceitos em instrumentos para alcançar diferentes camadas. Nossas metodologias experimentais são artefatos temporais: para compreender o zeitgeist em curso; para resgatar raízes ancestrais e acelerar futuros desejáveis; para conectar agentes que ressoam a mudança; e para navegar juntos rumo adireçõesfavoráveis. Viajamos no tempo juntos em busca de um nível elevado de consciência coletiva.

Torus

Estudos do Tempo (Time Studies)

Gustavo Nogueira (Gust)

Written by

founder @toruscx #time #temporality #zeitgeist #activism from the amazon rainforest to the world – now based in amsterdam

Torus

Torus

Estudos do Tempo (Time Studies)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade