4 resoluções de ano novo

Eduardo Riera
TOTVS Developers
Published in
4 min readJan 17, 2018

O ano de 2018 esta aqui. Este é o momento de planejar o futuro, este é o momento de sonhar e iniciar um novo ciclo virtuoso.

Nosso planejamento de 2018 irá começar em alguns dias, quando todo o time de framework estará reunido em São Paulo para discutir e alinhar todos os pontos de nossa estratégia.

Separei alguns temas que estão em minha pauta, neste ano, para compartilhar com vocês, mas antes um pouco de inspiração:

Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade — Tom Fitzgerald.

Com a frase acima em mente, faço minhas resoluções de 2018, para me reinventar e contagiar a todos nesta reinvenção…

User Experience

Nada tomou mais tempo e esforços em 2017 do que a experiência do usuário de nossas aplicações, construímos um novo framework de UI, THF, em conjunto com nossos profissionais de UX e chegamos ao T-Face, que é união de um novo guia de estilo - baseado nas melhores práticas de UX, com nossa tecnologia básica de desenvolvimento de UI - THF.

O Ano de 2018 trará a consolidação do T-Face, onde passaremos aplicá-lo na modernização da interface do Protheus e Datasul. O processo será gradativo, a cada release, será percebida uma nova interface e experiência de uso em nossos softwares.

Integração e API

O Ano de 2018 será o ano das API’s, as bases foram lançadas e concluídas em 2017. Concentraremos esforços em publicar cada vez mais API’s, publicar melhores praticas para garantir a segurança da exposição de nossas aplicações e disponibiliza-las para a comunidade utilizar e criar aplicações integradas com nossos softwares — sim, nós amamos API’s!

Nossos software estarão mais integrados, as ferramentas cada vez mais serão compartilhadas entre as linhas, com uma nova UI baseada em nosso framework T-Face.

Este será o ano do TOTVS Report, uma ferramenta que foi concebida com base nos requisitos do RM Reports, desenvolvida em nosso framework de UI — T-Face e nosso framework .Net Core — TNF, assim garantiremos uma melhor alinhamento com a diversidade de plataformas e sistemas operacionais de nossos softwares, além de entregar um produto com uma identidade visual única, facilitando o atendimento, suporte e a velocidade de evolução do produto, fornecendo uma ferramenta de relatórios para o usuário final de nossos softwares.

DevOps

O tema DevOps esta na moda e é extremamente desafiante de ser estudado. A defesa da automação e do monitoramento em todas as fases do desenvolvimento envolve uma mudança de cultura importante. Este ano, pretendemos compartilhar algumas de nossas ferramentas.

Compartilharemos nossa ferramenta e regras de analise de código. Com o uso desta ferramenta, as customizações/personalizações feitas na linguagem AdvPL poderão ser analisadas, da mesma forma, como analisamos internamente, permitindo a resolução de alguns problemas preventivamente, além de garantir a manutenibilidade da customização/personalização, que reduz o custo futuro de manutenção e upgrade. Esta ferramenta será muito importante para algumas mudanças estruturais que estão sendo promovidas gradualmente no Protheus, como o metadados em banco de dados relacional, que é assunto de um outro artigo.

Uma ferramenta de monitoramento do Protheus será disponibilizada para avaliar a saúde do ambiente, de modo a auxiliar nossos consultores e analistas a identificar rapidamente um incidente no ambiente.

Por fim, será redesenhada a ferramenta de upgrade de versão, para incluir a promoção de pacotes TOTVS e customizados, de modo a garantir resiliência e segurança na promoção de ambientes.

Comunicação

Uma das experiências mais positivas que tive em 2017 foram os eventos Coffee & Code, uma reunião informal para discutir codificação e tomar café no melhor estilo geek. Foi excelente ver o engajamento do time, a profundidade como os temas eram discutidos e o desafio de fazer cada encontro melhor que o anterior.

Porém, houveram alguns problemas, por ser presencial, num espaço restrito, não foi possível escalar e envolver mais pessoas. Pelo formato, a gravação não seria adequada para um aprendizado ou consulta posterior.

Com a introdução do site de DevTOTVS, compartilhamos nossa tecnologia, nossa documentação, entre outras coisas de forma a engajar o time de desenvolvedores no mundo da colaboração, onde as inovações em tecnologias básicas podem ser compartilhadas com todo grupo, unindo e engajando todos os sites de desenvolvimento.

Mais uma vez senti que faltava algo…

Faltava envolver os outros times, como: consultoria, suporte, desenvolvedores externos, parceiros e clientes. Faltava compartilhar com eles os temas que estamos discutindo , as inovações que acabaram de sair, o que esta em roadmap, nossas experiências como desenvolvedores, como profissionais, nossa carreira, nossas pesquisas, nossas curiosidades… Faltava alcançar uma audiência maior, faltava um canal para sermos ouvidos, trocar idéias, contar histórias, encontrar pessoas que nos incentivassem a seguir em frente…

Neste ano, irei fomentar uma canal para que estas coisas aconteçam, irei atrair profissionais para esta jornada, teremos um canal para publicar artigos, trocar idéias e experiências, enviar comunicação, chamar a atenção para alguns temas importantes, em resumo um canal para compartilhar.

Para ser um pouco mais concreto, a ideia é utilizar canais digitais e mídias sociais, tais como:

  • Uma página no Facebook para comunicação e divulgação
  • Um canal no Twitter
  • Uma publicação no Medium com uma coleção de artigos dos mais variados.
  • Podcast
  • Revista digital

Tudo isto, sem desistir do Coffee & Code e do DevTOTVS.

E você, quais são as suas resoluções de 2018?

--

--

Eduardo Riera
TOTVS Developers

Software engineer, ERP specialist and enthusiast technology, helping companies in the era of digital transformation.