Agile Hours — Usando Método Kanban para tornar sua organização antifrágil

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers
Published in
2 min readApr 14, 2021

A edição de abril do evento online Agile Hours abordou um tema muito importante, que faz a diferença no dia a dia das companhias, dos agilistas e das organizações.

Thais Rigolon é Agile Coach na PicPay, Host e fundadora do podcast Agile Girls e Staff Member da Comunidade Mulheres Agilistas.

E Marta Regina Gomes é Delivery Leader na Invillia, Staff Member da Comunidade Mulheres Agilistas e Organizadora do ProductTank João Pessoa.

ATENÇÃO: VÍDEO NO FINAL

“Nossa ideia foi trazer uma reflexão sobre os momentos de adversidade que as organizações passam constantemente. O método Kanban pode ajudar com práticas relacionadas aos níveis de maturidade organizacional“, explicou Thaís.

Em outras apalavras, ela deixou claro que o ideal é sempre fazer uma análise da fragilidade, comparando como é possível incluir ações de antifragilidade à partir do método Kanban.

Thais abordou o Terceto da Opacidade, presente no livro A Lógica do Cisne Negro, que aborda a ilusão da compreensão. “Todas as pessoas acham que sabem tudo o que está acontecendo. Na agilidade, existe essa situação de ter previsibilidade. Mas nem sempre estamos no controle das coisas. A única certeza é que existe a incerteza”, afirma.

Ela explica que a ilusão da previsibilidade faz com que os profissionais, em momentos adversos, sofram “tombos” profissionais no dia a dia.

Marta falou que os princípios da antifragilidade são muito importantes para entender que isso não acontece só nas organizações, mas nas nossas vidas também.

“É muito comum, a gente achar que está confortável e seguro, sem se dar conta de que estamos ficando despreparados. A zona de conforto não oferece nenhuma segurança, porque existem riscos em qualquer momento e em qualquer situação. Por isso, é bom a gente conhecer e se arriscar para aprender mais. A gente pode errar e vai passar por alguma dificuldade e obstáculos, mas acaba aprendendo com os erros”, afirmou Marta. “E isso vai fazer com que a gente tenha resultados”.

É aí que entra o Kanban.

Assista!

Para entender melhor toda essa história, acesse o vídeo a seguir.

Se você ainda não assistiu ou perdeu algum pedacinho da transmissão e quer rever, basta entrar no canal do TOTVS Developers no Youtube ou clicar no vídeo abaixo:

Assine o canal do TOTVS Developers no YouTube

#kanban #agile #agilehours #antifrágil

--

--

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers

Jornalista/ Editor do iMasters, Gestor de projetos e produtor de conteúdo para TOTVS Developers.