O balanço do time de desenvolvedores TOTVS no primeiro Semestre 2018!

Eduardo Riera
TOTVS Developers
Published in
2 min readAug 6, 2018

No inicio de 2018, compartilhamos com o time TOTV os nossos desafios pessoais para este ano. Entenda por desafios pessoais, tudo aquilo que como time gostaríamos de mudar na empresa e em nosso dia-a-dia de trabalho.

Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade — Tom Fitzgerald.

Nada tomou mais tempo e esforços em 2017 do que a experiência do usuário de nossas aplicações, construímos um novo framework de UI, THF, em conjunto com nossos profissionais de UX e chegamos ao T-Face, que é união de um novo guia de estilo.

Fazendo um balanço do estagio atual deste framework, percebemos que ele atingiu o estágio de encantamento. Conseguimos dissemina-lo na empresa de forma consistente nos times de desenvolvimento de todas as linhas de produto. Estes times, percebem o valor no Framework, sua forma colaborativa de evolução e se encantam e passam a utiliza-lo livremente.

O que nos deixa preparado e livres para seguir o próximo passo do projeto, a divulgação externa para franquias, consultores independentes e clientes.

O primeiro passo para esta divulgação é a criação de um WebSite de perguntas e respostas ( Q&A )para que esta nova comunidade tenha um suporte adequado as questões, seja dos mediadores do time do T-Face, seja da própria comunidade. Surge então nosso DevForum! Que ajudará não somente os desenvolvedores do T-Face, mas de todas as nossas tecnologias.

Nossa comunicação evoluiu, estamos divulgando cada vez mais nossos eventos internos — Coffee & Code, além de antecipar algumas funcionalidades que ainda nem foram lançadas. Com os feedbacks que temos, ajustamos o nosso RoadMap para continuar evoluindo cada vez mais.

Para este semestre, nossa agenda será maior, sigam nossa página no facebook e participem!

Uma das ferramentas mais pedidas por nosso publico desenvolvedor é a liberação de nossas regras de Analise de código Estático — Sonarqube, comentada no artigo: Um ano de analise de código.

Neste mês iremos divulgar o acesso a uma implementação que fizemos sobre a ferramenta Sonarqube, que possibilita um acesso MultTenant, ao ambiente, que garante o isolamento entre as customizações de nossos clientes, além de todos os benefícios que citamos em nosso outro artigo.

Neste momento o objetivo é possibilitar que os clientes da linha Protheus, identifiquem o que precisa ser alterado em suas customizações para a migração do Metadados para o Banco de Dados Relacional, conforme foi comentado no artigo: Metadados Relacional, o inicio do fim do ISAM no Protheus. Posteriormente, iremos liberar mais regras, para garantir as boas práticas de customização.

No mais, gostaria de agradecer os quase 1000 profissionais que seguem nossos canais de acesso. Rumo aos 2000!

--

--

Eduardo Riera
TOTVS Developers

Software engineer, ERP specialist and enthusiast technology, helping companies in the era of digital transformation.