Cinco dicas para atuar na carreira de produtos digitais

Camila Januário
TOTVS Developers
Published in
4 min readFeb 7, 2022

Para quem está no mundo da tecnologia sabe que a carreira em produtos digitais cresceu muito nos últimos anos e com isso uma avalanche de oportunidades e vagas aparecem em grande escala no mercado de trabalho. Apesar do tema da tecnologia da informação já ter longa data de popularidade desde o fim dos anos noventa, o tema “produtos digitais” é relativamente novo e surgiu com a transformação digital das empresas, o avanço dos celulares, capacidade de internet móvel e inevitavelmente impulso maior de uma nova geração dos millennials em pensar e querer resolver as coisas do dia-a-dia de uma forma mais prática e eficiente na palma da mão.

Atualmente temos vários cursos no Brasil e exterior que são especializados na formação de profissionais de produtos digitais, seja em temas como usabilidade, growth, marketing, discovery, gestão de pessoas e até nas finanças aplicadas, entretanto muitas pessoas começam a atuar com produtos digitais sem o total preparo técnico e conceitual de muitos assuntos. E, calma, isso não é ruim, é só um aspecto das transformações de negócios digitais como muitas novidades tecnológicas que comumente temos que nos adaptar. Quando você acha que já dominou muitas técnicas na sua área, algumas mais aparecem para te fazer estudar novamente.

Para quem está começando ou transitando para trabalhar com produtos digitais, vou compartilhar algumas dicas que eu usei quando comecei essa jornada.

1. Leia artigos, notícias e livros de referência

Não somente para o tema produtos digitais, mas o hábito da leitura sobre os temas relacionados ao nosso trabalho e o mundo dos negócios que estamos inseridos é determinante para que você tome melhores decisões na sua profissão. Ficar antenado vai fazer com que você tenha novas ideias, aplique conhecimento não só por experiência do que está executando mas por analogias e aprendizado alheio. Você vai ficar mais criativo e inovador. Leia artigos sobre o tema, procure por notícias, ouça podcasts, siga empresas e pessoas referências no Linkedin por exemplo. Leia meus artigos! Isso vai ampliar sua capacidade de encontrar mais pessoas e trocar conhecimento. Para fundamentos base de produtos digitais recomendo que leia primariamente o livro “Inspired: How to create tech product customers love”, do autor Marty Cagan e “A Startup Enxuta” do Eric Ries. Ambos você consegue a versão inglês e português. Particularmente o livro do Marty, recomendo a leitura em inglês, assim você pode treinar seu vocabulário sobre o assunto em outro idioma.

2. Participe de uma comunidade

Procure por um grupo de mesmo interesse que você, participe de meetups recorrentes ou até mesmo crie um grupo de estudos no seu trabalho. Mais pessoas envolvidas no assunto podem ajudar e complementar os conhecimentos. Um é melhor em design e o outro em marketing? Troquem conhecimento, livros e materiais, por exemplo. Quando você criar ou participar de uma rede de interesses comuns, sua capacidade de aprender aumenta além de ter um belo networking.

3. Observe produtos digitais no seu cotidiano

Ah, esse tema é bem interessante. Quer aprender e criar sua mentalidade observadora de uma forma simples, barata e tão natural que vai criar um hábito em você? Use e consuma produtos digitais com outros olhos. Use sua percepção para notar aparências, recursos de usabilidade, fluidez do uso do software, a concepção de cores, a performance, disponibilidade e sua jornada de uso. Ingresse num aplicativo de pedido de refeições e anote os aspectos que mais facilitam seu uso e aquilo que te deixa satisfeito. Anote também as experiências confusas e não tão fluidas que fazem você ficar incomodado. Anote e escreva “o que eu faria diferente?”. Crie esse hábito de usar o software não só como usuário, mas como um observador, tenho certeza que você vai pensar em vários aspectos quando você for construir seu próprio produto.

4. Procure um mentor sobre o assunto

Quando estamos começando uma jornada em um tema novo, nós temos dificuldades em achar o podcast mais relevante, o caminho mais didático de aprender um tema, um livro-chave e principalmente dicas do que sucesso e fracassos que as pessoas tiveram em produtos digitais. Conversar com alguém mais experiente na área pode acelerar ainda mais sua jornada e evitar alguns erros. Seja ouvinte e aberto às críticas, crie anotações e mapas mentais dos insights gerados no papo com essa pessoa.

5. Busque por formação técnica e comportamental

Eu coloquei como quinta dica de propósito. A formação técnica e comportamental é super importante para você consolidar a carreira, mas é crucial que você mergulhe no assunto e viva ele intensamente no seu dia, para que você crie uma mentalidade de produto digital, por isso as quatro dicas anteriores. O tema produto digital é além de tudo uma mentalidade e não só um conjunto de regras e técnicas. Você precisa respirar o assunto. A formação técnica e comportamental cairá como uma luva quando você já estiver na “vibe”, e fará todo sentido e conexão quando um assunto sobre técnicas de entrevistas com usuário aparecer no conteúdo de um curso, por exemplo. Não menos importante, mas para fechar com chave de ouro, invista em conhecimento sobre gestão de pessoas, liderança e Management 3.0, afinal você vai trabalhar com pessoas o tempo todo, seja seu time, seus pares, clientes e todo ecossistema. Um bom profissional de produto engaja toda essa cadeia de pessoas para fazer o produto ser um sucesso.

Compartilhe esse artigo com amigos e já comece sua comunidade!

Bons estudos e até mais,

--

--

Camila Januário
TOTVS Developers

Product Manager, Palestrante, Mentora de Carreiras, Especialista em produtos digitais e formação de líderes