Conheça a Carol, a solução de inteligência artificial da TOTVS

Mariana Anselmo
TOTVS Developers

--

Você já deve ter ouvido falar da Carol, a plataforma de dados e Machine Learning da TOTVS. O seu objetivo é usar inteligência voltada para negócios para conectar e organizar todos os silos de dados que as empresas possuem — além de adicionar dados externos — e gerar insights providos por algoritmos de Machine Learning. Sempre focado em privacidade e segurança.

Mas como esses dados são reunidos? Bom, a Carol permite que qualquer fonte de dados se conecte à plataforma, seja uma aplicação, um banco de dados, planilhas, imagens ou, até mesmo, fontes externas de dados. A Carol também ajuda as empresas a organizarem e atingirem alto nível de qualidade para os seus dados.

Outra possibilidade da plataforma é a capacidade de utilizar modelos de Machine Learning da Carol. Assim, até mesmo um cientista de dados pode desenvolver o seu modelo e fazer a liberação na plataforma.

Com o objetivo de democratizar o acesso a dados e à informação, a Carol está também disponível no smartphone, onde os clientes podem fazer perguntas sobre os seus dados ou até mesmo sobre previsões referentes aos seus negócios.

É a possibilidade de usar a automação do fluxo de trabalho por meio do recurso de voz, a partir da conexão da plataforma de IA com as informações do ERP. Afinal, é lá que estão todas as transações e dados, que são os principais insumos para qualquer projeto de machine learning.

Você pode até achar que já viu algumas soluções parecidas por aí, no mercado. Mas a verdade é que a Carol é extremamente focada em dados. Um dos grandes diferenciais da Carol foi trazer todo o stack necessário para a gestão dos dados e Machine Learning para uma única plataforma, reunindo o que há de melhor no mundo todo. Com isto, os clientes não precisam se preocupar em contratar ou desenvolver um data lake ou Master Data Management, ou como liberar um modelo de Machine Learning em alta escala.

Isso ajuda os clientes a criarem um pipeline mais eficiente de dados, além de ajudá-los a selecionar apenas os de maior qualidade. Outro diferencial da solução da TOTVS é a automação de DevOps para Data Science que está por vir — seja para deployment de modelo, escala, distribuição etc.

A quem a Carol atende

Se a intenção da TOTVS é que todas as suas soluções tenham Machine Learning de forma nativa, em todos os segmentos (saúde, manufatura, varejo, educação, transporte, logística etc), é preciso que suas soluções sejam adaptadas para diversos tamanhos de empresas. E a Carol é!

A plataforma por si só destina-se a empresas de médio e grande portes de qualquer segmento. Já para o mercado de pequenas empresas, a saída foi levar a Carol embutida nos produtos TOTVS e também nos de parceiros. Assim, os clientes estão sendo apoiados pela Carol de forma totalmente transparente. O objetivo é levar a solução para, no mínimo, 30 mil empresas que utilizam as soluções TOTVS todos os dias.

Mas um entrave que a TOTVS observa, é que muitas empresas têm dificuldade em identificar o business case para um projeto de Machine Learning. Mas isso também não é um problema… Pois ela consegue ajudar essas empresas a passarem por esta etapa com ajuda do time de UX, utilizando processos como design thinking.

O que o futuro reserva para a Carol

Esse será o ano de levar escala para a Carol. Já no início de 2019, algumas habilidades especiais foram liberadas para a Carol, como predição, recomendação, visão computacional e processamento em linguagem natural.

Com a habilidade de recomendação, por exemplo, empresas poderão utilizar a solução para definir, em tempo real, campanhas e elasticidade de preços de produtos. A capacidade de previsão, por sua vez, possibilita prever os riscos de quebra de estoque, ou receber recomendações de manutenção para máquinas.

Agora, a ideia é trazer para o mercado a automação de DevOps para times de ciência e engenharia de Dados. Com isso, estes times não precisam mais se preocupar em como escalar a solução para alto volume, criar imagens em docker, fazer deployment, etc.

E isso é só começo! Tudo o que a Carol pode fazer para potencializar um negócio e sua atuação vai muito além do que podemos colocar aqui, em um blog post.

--

--