Desenvolvendo aplicações cloud-native com Java — parte 1

Apresentamos o TOTVS Java Framework

Luciano de Araujo
TOTVS Developers
4 min readNov 27, 2019

--

Novas aplicações para um novo tempo

TOTVS Java Framework (TJF) é um framework para auxiliar o desenvolvimento backend de aplicações Java nativas para nuvem (cloud-native), baseadas no estilo arquitetural de microsserviço.

Cloud-native? Microsserviço? É isso aí: novas aplicações para um novo tempo de novas necessidades!

Os desafios da economia atual exigem uma nova classe de software, capaz de proporcionar respostas rápidas, que sejam altamente adaptáveis, disponíveis e que tenham um custo operacional cada vez menor.

Adicionalmente, também temos a obrigatoriedade da integração com outras soluções, em uma composição de ferramentas que permitam uma colaboração até então não imaginada.

Diante deste cenário, as soluções de software passaram a operar em um novo contexto computacional — o cloud computing — que veio endereçar principalmente as questões de custo e disponibilidade.

Mas, e agora? O sistema que antes rodava no servidor do data center da empresa, em uma rede protegida e com acesso controlado, é capaz de rodar em um contexto de cloud computing, com a mesma segurança e desempenho?

Por isso, desenvolver e operar aplicações cloud-native requer uma série de considerações e preocupações que não são tão relevantes ou evidentes quando se desenvolve software para um ambiente on-premise.

A título de exemplo, geralmente é tolerável algum tempo de indisponibilidade durante a atualização de um sistema on-premise, pois com o devido planejamento e comunicação, é possível mitigar as consequências da indisponibilidade.

Mas no contexto de cloud, a atualização de um sistema de grande porte em uma única “tacada”, que é acessado por milhares de usuários, situados em várias partes do mundo, torna-se um desafio de maior proporção.

A solução para este e outros desafios passa pela adoção de uma arquitetura de software modular e distribuída, conhecida como microsserviço.

O emprego deste estilo de aplicação tem por objetivo a construção de aplicações modernas, escaláveis, resilientes e com alta disponibilidade, e que, além disso, permitem implementar mudanças de forma rápida e segura.

É com este mindset que o TJF foi concebido. Sua proposta é justamente auxiliar os desenvolvedores de software na jornada rumo a uma aplicação pronta para rodar em nuvem, com todas as características que se espera dela (escalabilidade, resiliência e disponibilidade) e que, de quebra, seja desenvolvida de forma padronizada e com alta produtividade.

Fornecendo componentes de software com propósitos bem definidos, o TJF entrega aos desenvolvedores soluções para multi-tenancy, mensageria, APIs, internacionalização, entre outras, liberando-os para se concentrarem no desenvolvimento da regra de negócio.

A quem se destina

Como indicado no nome do TJF, seu público são equipes de desenvolvimento com conhecimento nas tecnologias em torno da linguagem de programação Java, e que tenham como missão o desenvolvimento de aplicações modernas e que necessitem de backend cloud-native alinhado com a arquitetura de microsserviços.

Mas, e os desenvolvedores frontend? A TOTVS possui um outro framework, vocacionado para a camada de apresentação, que é o PO-UI (anteriormente conhecido como THF). Para saber mais, acesse nossa documentação.

História e missão

O TJF é um framework jovem, cujo desenvolvimento iniciou-se em 2019 e nasceu como um projeto colaborativo, de forma que qualquer TOTVER com conhecimento Java pode contribuir com a evolução do framework.

O TJF segue um plano de desenvolvimento baseado em sprints de 2 semanas. Atualmente encontra-se na versão 2.x, liberada em julho de 2020, e que veio substituir a linha 1.x, disponível para os desenvolvedores da TOTVS desde junho de 2019.

O TJF, junto com outros Frameworks Core da TOTVS, faz parte da iniciativa de construção de uma plataforma de desenvolvimento e operação da próxima geração de aplicações TOTVS, voltadas para a nuvem — TOTVS Platform.

Visão geral de arquitetura, contextualizando o papel do TJF.

Só isso? Acabou?

Neste artigo fizemos uma brevíssima introdução ao TOTVS Java Framework. Naturalmente, o tema é extenso e requer mais que um simples artigo para ser abordado de maneira consistente. Por isso, convidamos você para continuar a conhecer o TJF nos próximos artigos que serão publicados, onde falaremos dos componentes e tecnologias de suporte, quem já está utilizando o framework, e qual a visão de futuro para ele.

Mas, se a curiosidade for muito grande, fique a vontade para acessar o portal do framework e conhecer mais sobre o projeto e seus componentes, bem como explorar os exemplos de uso disponibilizados lá. Até o próximo artigo!

Demais artigos da série sobre o TJF:

--

--

Luciano de Araujo
TOTVS Developers

Especialista de software na TOTVS, ajudando a construir o TOTVS Java Framework (https://tjf.totvs.com.br).