Desenvolvimento de Software: por onde começar sua carreira na área?

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers
Published in
4 min readJul 22, 2021

O desenvolvimento de software é uma das carreiras que mais têm destaque na área de tecnologia por conta das possibilidades que ela oferece.

Foto: Unsplash

Independentemente do nível, os(as) profissionais com esse foco atuam com um objetivo central: desenvolver softwares a partir de um briefing, de um conjunto de necessidades que um cliente ou gestor apresenta.

Para que tudo isso aconteça da melhor forma, uma pessoa desenvolvedora de software precisa adquirir muito conhecimento, além de criar o hábito de seguir se atualizando ao longo da carreira. As novidades na área não param e conhecê-las pode fazer toda a diferença na forma que você desenvolve os seus projetos.

Isso tudo é apenas um pequeno pedaço do universo de quem trabalha com desenvolvimento de software! Vamos dar uma olhada nas possibilidades que essa área permite e nos conhecimentos que você precisa para começar?

Quais são as possibilidades de carreira?

Um(a) desenvolvedor(a) de software pode se especializar em diferentes frentes de trabalho voltadas para diferentes sistemas operacionais. São elas: o front-end, o back-end e full-stack.

Na TOTVS, especificamente, seguimos a carreira em Y. Isso significa que desenvolvedores(as) de cada uma dessas frentes têm a oportunidade de seguir uma carreira gerencial ou de especialista, conforme suas aptidões. Você pode conferir o nosso book de carreira para saber mais.

Vamos dar uma olhada em cada um dos possíveis focos que uma pessoa desenvolvedora de software pode seguir?

Front-end

O profissional front-end tem um foco especial na interface do usuário. Por ter essa conexão intrínseca com a parte visual do software, geralmente desenvolvedores dessa frente costumam se aprofundar um pouco mais nas questões de usabilidade e experiência do usuário. Alguns até buscam aprender fundamentos de design para ter a expertise necessária para trocar ideias com o(a) designer que irá fornecer elementos como a imagem do header e os ícones.

Back-end

Enquanto o front-end cuida da parte visual do software, o back-end faz o contrário. O profissional de desenvolvimento de software responsável por essa parte cuida do “backstage” desse produto. Ele dá atenção para tudo o que ninguém consegue ver, mas que afeta todo o funcionamento e possibilidades que um programa oferece.

Full-stack

O full-stack é um profissional capaz de desenvolver um software integralmente, desde a configuração da sua interface, até todas as nuances técnicas que não podem ser vistas pelo usuário. No geral, por abranger tantos conhecimentos, o full-stack era um front-end que aprendeu back-end ou vice-versa.

O que fazer após escolher uma frente?

Se você decidir começar uma carreira como desenvolvedor(a) de software, é importante não tentar mergulhar em todas as possibilidades de uma só vez. Crie uma base sólida: faça cursos de lógica de programação e desenvolvimento para iniciantes. Informe-se como puder.

Aqui na TOTVS, tecnologia e conhecimento estão em nosso DNA. O TOTVS Developers pode te ajudar nessa parte, então não deixe de ouvir nossos podcasts e participar de nossos meetups!

Após dar esse primeiro passo, pesquise sobre as linguagens de programação mais importantes para um front ou back-end, conforme a sua escolha inicial, e coloque elas na sua lista de aprendizados.

Na internet, você pode encontrar uma série de cursos básicos gratuitos para começar e, conforme você avançar, pode ser interessante investir em outros tipos de cursos, além de começar a explorar sites com a documentação das linguagens e frameworks que você for usar.

Muitos(as) desenvolvedores(as) optam também por investir na parte acadêmica, com cursos de graduação e pós-graduação voltados para a área, que ajudam o(a) profissional a se capacitar ainda mais e a ter certificados que podem agregar valor na carreira.

Em geral, quem quer trabalhar com desenvolvimento de software costuma cursar Análise de Sistemas ou Ciências da Computação. Porém, isso não é obrigatório. Muitos profissionais decidem não se graduar, considerando que existem muitos cursos e materiais disponíveis para desenvolvedores(as).

Na área de desenvolvimento de software, o(a) profissional precisa estar ciente de que terá de estudar e se atualizar durante toda a carreira. As tecnologias mudam a todo instante e quem se atualiza passa a ser disputado pelas empresas e conquista os melhores empregos, melhores cargos e os melhores salários.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a dar os primeiros passos na carreira de desenvolvimento de software! Quem sabe, no futuro, você possa trabalhar aqui na TOTVS?! Confira as nossas oportunidades.

Artigo escrito em parceria entre os times de RH e Marketing da TOTVS

--

--

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers

Jornalista/ Editor do iMasters, Gestor de projetos e produtor de conteúdo para TOTVS Developers.