Entendendo a parte técnica da sua startup — Parte 3 de 4

John Calistro
TOTVS Developers
Published in
3 min readJun 3, 2019

Para founder não técnico

Neste artigo iremos:

  • Aprender como visualizar a evolução do projeto por colaborador;

Você já deve ter por curiosidade navegado entre as abas do seu projeto, hoje iremos falar de uma que é muito utilizada no dia-a-dia do founder, a aba Insights, como o nome já diz, encontraremos nesta aba algumas análises do projeto, muito útil para ter uma visão macro do trabalho dos colaboradores.

Todos os colaboradores que contribuiram no período.

Percebam na imagem acima que o colaborador rauchg escreveu mais código que o afeld no período, o que não significa que trabalhou mais, irei explicar isso logo mais neste artigo. Para ter uma visão sobre determinado período, basta marcar o período com o mouse, como visto na imagem abaixo.

Período escolhido com o mouse.

Outra maneira de saber as contribuições é por meio da aba Commits do projeto, onde podemos ver quem está contribuindo com frequência para o projeto.

Lista de commits da branch Master do projeto.

No caso de empresas, mais ainda com startups, a falta de commits de algum colaborador em determinado período é preocupante, significa que ele não está trabalhando ou com algum bloqueio quanto ao código.

Vale lembrar que a proporção de linhas acrescentadas ou apagadas do código não tem uma relação direta e depende muito do que se está tentando alcançar no momento.

A diferença de código escrito e apagado nos dá uma idéia do que estava sendo realizado no momento.

Na imagem acima podemos ver que o rauchg a esquerda adicionou 3.496 linhas de código e retirou 242, já o leo adicionou 1.711 e retirou 1.769, sem precisar olhar os commits feitos neste período podemos supor que o raughg estava trabalhando em uma nova funcionalidade enquanto o leo estava refatorando.

Importante: A relação entre linhas escritas e apagadas não existe, escrever mais linhas não significa ser mais produtivo, apagar mais linhas do que escrever significa refatorar e na maioria das vezes deixa o código mais limpo, fácil de ler e rápido.

E como posso saber se o colaborador está entregando código ou movimentando código? No próximo artigo irei escrever sobre issues e como manter seu backlog e priorizações de funcionalidades no GitHub.

Espero que este artigo tenha sido útil para você, deixe um comentário se tiver alguma dúvida sobre o que foi escrito acima, isso ajudará a melhorar ainda mais o artigo.

Outros artigos desta série:

--

--