Certificação Java 11 — O que mudou

Sandro L Giacomozzi
TOTVS Developers
Published in
4 min readAug 3, 2019

Certificação Java 11 — O que mudou

A Oracle liberou recentemente uma atualização das suas certificações Java para atender a nova versão Java 11 LTS (Long Term Support) . Mas o que muda em relação a certificação Java 8? Preciso me atualizar? Por onde começo? Neste post, vamos responder estas e outras questões sobre essa nova série de certificações. Caso você não tenha acompanhado a série sobre certificação, recomendo a leitura dos posts anteriores:

https://www.guiadojava.com.br/2018/06/guia-da-certificacao-java-se-8.html

Também temos um bate-papo com os maiores especialistas de Java do mercado. Assista o replay aqui:

https://events.genndi.com/replay/169105139238448348/23a5b3a7b0/0/83729443273C

Nomenclatura e requisitos

A partir de agora, você não receberá o certificado se fizer apenas a primeira prova, como era no Java 8 (1Z0–808 — Java SE 8 Programmer I). Você terá que fazer duas provas para obter o certificado “Oracle Certified Professional: Java SE 11 Developer”.

Comparando os nomes das certificações:

Antes:

The Oracle Certified Associate (OCAJP) Java 8 Programmer certification (code 1Z0–808)
The Oracle Certified Professional (OCPJP) Java 8 Programmer certification (code 1Z0–809)

Agora:

Java SE 11 Programmer — I exam (Code 1Z0–815)

Java SE 11 Programmer — II exam (Code 1Z0–816)

Então, se você quiser fazer apenas uma prova para obter o certificado, terá que fazer da versão 8.

Porque duas provas?

Como vimos acima, agora é necessário passar nas duas provas (1Z0–815 e 1Z0–816) para obter a certificação Java SE 11 Programmer. Segundo a Oracle, os desenvolvedores estavam fazendo a certificação OCA e não continuavam na trilha para obter a certificação OCP.

Por que somente OCA não é suficiente?

Porque a prova 2 cobre tópicos mais avançados e mais profundos que a prova 1. Segundo a Oracle, somente assim você poderá comprovar que é realmente um desenvolvedor Java completo. Além de ter que desembolsar um pouco mais de mil reais.

Não tenho certificação, por onde começo?

Como toda boa resposta no mundo de TI, você ganha um “depende” e algumas outras perguntas a fim de descobrir qual o seu objetivo, experiência, empresa em que trabalha, projeto, quanto pretende investir, etc.

Não tenho experiência

Caso seja esta sua resposta e você esteja tentando a certificação para entrar no mercado, na minha opinião, não seria o caminho mais adequado. Existem outras formas de você provar o seu conhecimento quando não tem experiência profissional.

Algumas formas seriam: participar de projetos open-source, estar ligado no que está acontecendo na comunidade Java; Participar de eventos, entre outras coisas que podem pesar mais do que a certificação.

A certificação vai provar que você conhece sobre aqueles tópicos cobrados no exame, mas não diz que você é capaz de resolver problemas, interagir com outros desenvolvedores, fazer entregas rápidas e com qualidade.

Se mesmo assim, achar que a certificação será um diferencial para entrar no mercado, comece pela certificação de Associado do Java 8, pois requer apenas uma prova para obter o canudo.

Já tenho experiência

Se você já está no mercado e tem uma boa experiência com a linguagem, seria um diferencial ter a certificação com esta atualização para Java 11. Você estará estudando para a versão nova, se atualizando e tirando os benefícios dela.

Se você já possui alguma certificação Associate de Java SE 6, 7 ou 8, poderá fazer a certificação de Programmer ll diretamente. O pré-requisito para esta certificação é a Programmer l ou a Java SE Associate. Caso não tenha nenhuma destas certificações, deverá iniciar pela Programmer l.

Já tenho certificação Java SE 8 ou anterior

A Oracle disponibilizou um guia para que você possa verificar em que ponto está, quais requisitos e quais certificações do Java SE 11 poderá fazer.

Quem possui a certificação Professional (OCP), pode optar por fazer um Upgrade através do exame 1Z0–817.

Se você possui a certificação Associate (OCA) do Java 6, 7 ou 8, poderá fazer a Programming ll diretamente e obter o certificado com apenas uma prova.

O que mudou em relação a versão 8?

Com a recente adoção da versão 11 e a modularização que vem desde o Java 9, novos recursos foram adicionados à linguagem e também às APIs.

Mudança de escopo

Segundo o site enthuware, que fornece várias mocks para os mais diversos exames, a primeira parte ficou um pouco mais difícil. Você vai precisar conhecer mais sobre genéricos, hierarquia de coleções e clonagem de arrays. Porém, foram removidas as perguntas referentes à API de data e hora.

Var e módulos passam a fazer parte do exame. Você precisará conhecer ambos completamente. Terá de saber como codificar o module-info.java e sobre várias opções de linha de comando, como — module-path — show-module-resolution, e -m.

Referências

https://blogs.oracle.com/certification/its-here-new-oracle-certified-professional2c-java-se-11-developer-certification

https://enthuware.com/resources/oracle-java-programmer-certification-resources/ocp-java-11-1z0-815-exam-experience-feedback

Caso tenha alguma dúvida ou problema, deixe nos comentários. Bons estudos e até a próxima!

Originally published at https://www.guiadojava.com.br on August 3, 2019.

--

--