Minha palestra no TDC SP 2020

Yoseph Santos
TOTVS Developers
Published in
4 min readSep 19, 2020

O Tema foi: Liderança V.I.P. (Visão, Inclusão e Progresso)

Neste texto vou citar alguns pontos-chaves da minha palestra e espero que você consiga aproveitar os insights que vou compartilhar. Se gostou, compartilhe também e me ajude a divulgar esse conteúdo.

Liderança V.I.P. (Visão, Inclusão e Progresso)

A palestra foi dividida em três etapas, são elas:

Visão

Como empoderar as pessoas no seu negócio? Entregue a visão e o propósito que o seu negócio almeja. E como entregar a visão? Eu acredito que começa desde o onboarding.

Onboarding

É aquela etapa em que chega uma nova pessoa na empresa e a empresa precisa fazer uma imersão com ela. Eu gosto de estruturar o onboarding em cinco fases, seguem elas:

  • Boas-vindas
  • Estrutura organizacional
  • Necessidades do negócio
  • Importância das pessoas
  • Perguntas provocativas

A fase das boas-vindas é o momento de falar da empresa, objetivos, visão, propósito, passado, presente, futuro da organização e etc. É o momento de falar sobre a história da empresa e o que ela oferece. A fase da estrutura organizacional é o momento de falar como a empresa é estruturada, todas as lideranças, cargos e onde cada colaborador será inserido. Precisa ficar bem claro quem será a liderança e os projetos em que cada um fará parte.

Na fase das necessidades do negócio, é a hora de falar dos desafios que a empresa está enfrentando, sobre as dificuldades que estão vivenciando. Em seguida, é a fase da importância das pessoas, impulsionando o que é esperado delas e o quanto elas são importantes para vencer esses desafios e dificuldades. Na última fase, gosto de fazer dinâmicas de grupo e perguntas provocativas para colocar em ação os novos colaboradores.

Com isso, todas as novas pessoas que entrarem na organização, vão conhecer os sonhos da empresa, os desafios que precisam ser vencidos, o quanto cada um possui uma importância significativa para fazer a diferença desde o primeiro dia. Faça com que tenham a sensação de poderem gerar soluções respondendo perguntas através de dinâmicas e interações.

Acredito que esse modelo faz com que as pessoas entrem com sede e garra de fazer a diferença. Não ignore o onboarding, trate com seriedade esse momento da chegada de novos colaboradores.

Ambiente Colaborativo

Como criar um ambiente colaborativo?

  • Não julgue ideias como ruins ou boas. Faça sempre um levantamento dos Prós & Contras das ideias e converse em conjunto para que todos se sintam envolvidos para colaborar com a resposta;
  • Procure dar valor ao argumento, não à autoridade do argumento numa reunião. Cargo não pode entrar em reunião;
  • Incentive o conflito de ideias, jamais o conflito de pessoas. Construa uma resposta coletiva;

Entregue a visão

Para entregar a visão de forma objetiva, indiquei o conceito do Círculo Dourado do Simon Sinek e os famosos e conhecidos OKR’s (Objective key Results). Não vou me estender aqui pois já existem muitos conteúdos sobre esses assuntos na internet e em outros meios.

Pense dentro e fora da caixa

Aqui, eu pontuo bem a importância de pensar dentro da caixa também. Não pensar apenas fora da caixa.

  • Gerencie o existente e crie condições para o futuro (dentro da caixa)
  • O desconhecido é o limite para empresas estagnadas (fora da caixa)
  • Extraia o potencial máximo dos recursos que possui (dentro da caixa)
  • Não deixe o crescimento te cegar, tenha variáveis de crescimento diversificada (fora da caixa)
  • Como será a gestão das pessoas para manter vivo o propósito do negócio e em contínuo crescimento (dentro da caixa)

Inclusão

Quando iniciei essa etapa, contei minhas experiências de vida para fazer as pessoas à minha volta se sentirem incluídas. Foi incrível! Houve até história da minha infância. Se eu for contar aqui, vai ficar longo esse texto.

Incluir é inspirar e dar a oportunidade para as pessoas se sentirem livres para usarem o poder que elas possuem. Aproveitei esse tópico para falar de algumas ferramentas que uso para incluir as pessoas no propósito do negócio. Essas ferramentas se encontram nos slides.

Progresso

Na última etapa, citei os benefícios de praticar a Liderança V.I.P., o quanto ela traz de progresso. A definição de progresso para mim é abrir novos caminhos. Fiz a seguinte colocação também durante a palestra nesta etapa: Resultados trazem conhecimento, conhecimento traz experiência e abre portas para os novos caminhos.

Lembre-se disso: Progresso é abrir novos caminhos.

Conclusão

Em cada slide da palestra pude citar exemplos e experiências na prática. Foi bem prazeroso compartilhar tudo que pude no tempo estimado que tive de 40 minutos. A liderança V.I.P. em resumo é o ato de empoderar as pessoas entregando a visão do negócio, usando ferramentas e métodos para que elas se sintam livres (incluídas) para usar esse poder concedido e colocá-las, juntamente com o negócio, na rota do crescimento contínuo (progresso).

E foi nessa palestra que divulguei o lançamento do meu livro Lidere Fora dos Limites. Vou deixar o link, aqui caso você queira ver mais ferramentas e insights que compartilho, tem muito mais no meu livro! Vai lá e obrigado.

Meu livro: https://sun.eduzz.com/446835

--

--

Yoseph Santos
TOTVS Developers

Bridging Technology and People to Build Customer-Centric Solutions