Organizando times

Yoseph Santos
TOTVS Developers
Published in
4 min readJun 11, 2019

A uniformidade é melhor que a perfeição

Esse texto é voltado para todos que trabalham com gestão de times ou se interessam pelo assunto de gestão. São práticas que, acredito, nunca vão se tornar desatualizadas.

Almoço no dia do meu aniversário

Como iniciar?

É de forma natural que trabalho para criar sinergia entre os integrantes de um time. Sinergia significa cooperação, união, entre outros adjetivos que simbolizam unidade.

Já trabalhou em um time dividido? Que possui integrantes que brigam entre si? Não gostam um do outro? Equipes que puxam o tapete de outra equipe? Pois bem, esse é um dos piores cenários que você pode enfrentar dentro de uma empresa.

Já dizia um livro milenar:

Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

Essa aplicação sobre divisão, não se refere apenas à uma equipe, porque toda equipe é formada por um bem maior. Logo, esse bem maior é afetado diretamente, como, por exemplo, uma organização ou empresa.

Problemas interpessoais geram resultados ruins para o negócio

Crie sinergia

Além das conversas de alinhamento com o time, cerimônias que a metodologia adotada pelo time exige, adoto também como prática conversar individualmente com cada membro do time que lidero.

O objetivo é manter esta pessoa alinhada com os propósitos e metas da empresa, tirar as dúvidas (caso existam) e impulsioná-la a crescer como profissional. Esse crescimento é buscado através de feedbacks positivos ou corretivos, desafios técnicos, entrega de novas responsabilidades e orientação sobre aonde a pessoa se encontra no plano de cargos e salários da organização.

O agendamento dessas conversas individuais não possuem um período exato. Mantenho a cada duas semanas, às vezes semanalmente e, no mais tardar, de forma mensal. Essas conversas individuais não substituem o ato de dar feedback no dia a dia, de conversar no corredor ou irem até minha mesa para conversar, caso precisem.

Com o conhecimento dos membros de um time de forma individual fica muito mais fácil de fazer o coletivo funcionar

Trabalhar onde é encontrado harmonia entre os colaboradores, unidade para enfrentar os fatos, traz resultados positivos, inspiração e abre novos caminhos para alcançar lugares ainda maiores, seja através de inovação ou de superação.

Como desenhar os times?

Conhecendo o aspecto individual dos colaboradores e as metas da organização, você possui informações valiosas para criar times de alta performance.

Gosto de comparar uma empresa como um grande quebra-cabeça. É necessário achar as peças (conhecer os colaboradores), encaixar as peças certas nos lugares certos (formar os times para alcançar as metas) e pronto, as coisas vão progredir, o quebra-cabeça estará montado e, enfim, os desafios serão vencidos.

É bom lembrar que em cada alteração nas metas da empresa, esse quebra-cabeça deve ser reavaliado e, na maioria das vezes, vai precisar ser desmontado e montado de forma diferente para alcançar os novos patamares levantados.

Equilíbrio e Autonomia

Forme times equilibrados a ponto de confiar e dar autonomia, para eles traçarem como vão agir para atingir, com êxito, os desafios propostos.

Descentralize para conquistar

Como líder, não seja um filtro de todas pendências que chegam para os times. Centralizar em você é se achar grande demais para navegar no mar. Igual ao Titanic, uma hora vai afundar.

Divida as responsabilidades e faça gestão de como cada time está progredindo. Tenha um ponto focal em cada time para conseguir alinhar o andamento de todas as metas.

Com isso, tornará mais fácil novas soluções aparecerem (talvez até algo inovador) e será mais fácil de contagiar a todos para concluírem ou, até mesmo, ultrapassarem as metas orçadas.

Conclusão

Uma vez me fizeram uma pergunta relacionada à gestão de time que até hoje não mudei minha resposta. Me perguntaram se a melhor coisa do mundo para um gestor era ter os melhores profissionais do mundo na mesma equipe, todos com um grau de experiência muito elevada.

Eu respondi que isso seria perfeito, é claro, mas não o suficiente porque o melhor mesmo é ter um time unido que abrace a causa do negócio.

Poderia ter os melhores profissionais, mas se houvesse alguma intriga entre eles ou não abraçassem a causa da empresa, de nada valeria.

A uniformidade é melhor que a perfeição

Organize seu time, conheça cada um, resolva os conflitos e faça o coletivo funcionar.

--

--

Yoseph Santos
TOTVS Developers

Bridging Technology and People to Build Customer-Centric Solutions