Protheus x TReports Parte 1 — Como iniciar a integração

Vanessa Ruama
TOTVS Developers
Published in
4 min readApr 28

--

Tela Inicial do TReports

Recentemente, foi lançada a nova versão do TReports, que nos traz uma grande mudança em relação à sua antecessora. Já conseguimos reparar isso logo de cara, com o visual amigável e totalmente web. Ele também tem novos recursos, pois além da geração de relatórios, é possível criar tabelas dinâmicas e visões de dados.

Neste artigo irei mostrar a instalação e configuração do TReports para integrar com o Protheus.

Lembrando que essa é apenas a primeira parte sobre o tema, espero que continuem a leitura para explorar essa ferramenta poderosa que pode ser utilizada com o Protheus.

Pré-requisitos para utilizar a integração

  • Utilização do REST 2.0 no ambiente Protheus
  • Atualização da LIB do Protheus (a partir da LIB Label 20230104)
  • Instalação da nova versão do TReports
  • Conhecimentos básicos da linguagem TLPP
  • Licença TOTVS I disponível (necessária para o uso do TReports)

Instalação do TReports

A instalação do novo TReports pode ser feito nos SO’s Linux e Windows. Ao baixar o instalador é um next->finish bem simples, apenas escolhendo a pasta onde ele será instalado.

Todos os detalhes da instalação, que pode ser feita de forma automática ou manual, estão na documentação completa. (Acessar Aqui!!)

Para aqueles que estão com a versão anterior do TReports (12.1.29) e deseja migrar, deixo este link com os passos a serem realizados: Migração de versão

Configurações Iniciais

Assim que é feita a instalação, nos deparamos com essa tela:

Startup do TReports

A partir daqui iremos iniciar a integração utilizando serviços e configurações já conhecidas por quem utiliza o Protheus.

Configuração do Provedor de Segurança

Aqui estamos utilizando o provedor de segurança manual, mas nas próximas LIBs já terá a implementação do provedor automático. Quando estiver disponível atualizo este artigo com as novas informações.

Atualização…

A partir da LIB Label 20230515 é possível utilizar a descoberta automática. Mais informações na documentação oficial. (Acessar aqui!!)

Configuração do Provedor de Segurança com a descoberta automática
Configuração do Servidor de Licença
Configuração do Provedor de Dados

Lembrando que o provedor de dados não é aquele que irá fornecer as informações do relatório e sim onde serão gravadas algumas informações do TReports, como nomes de relatórios, layouts etc, por isso o mesmo deve estar vazio.

Temos uma documentação completa sobre este procedimento. (Acessar aqui!)

Este inicio de configuração é bem simples, diferente da versão anterior que utilizava o RAC para conexão, agora tudo é feito via REST.

Por fim, temos que configurar o Provedor Nativo. Essa configuração faz com que o Objeto de Negócio que iremos criar (na parte 2) fique visível para ser utilizado no TReports.

Provedor Nativo

Esta opção do menu fica disponível apenas para o Administrador do sistema, configurado nas etapas anteriores.

Após essas configurações o TReports já enxerga os usuários/grupos do Protheus e os objetos de negócio que serão criados (futuramente ele já vira com alguns objetos de negócios padrões criados pelo Produto).

Importante lembrar que a integração com o Protheus é feita através de API’s, então por segurança, a chave Security da Seção HTTPREST deverá estar ligada (Security=1) na configuração do REST que foi configurado na integração.

Chegamos ao fim da Parte 1 desse tema.. espero que continuem a leitura pois essa integração tem muitos recursos para serem explorados.

Na parte 2 irei demonstrar como criar um objeto de negócio para posteriormente ser utilizado para criar relatórios, visão de dados e tabela dinâmica.

Documentações:

--

--

Vanessa Ruama
TOTVS Developers

sou Dev na TOTVS, trabalho no framework do ERP Protheus. Busco sempre evoluir na minha área e compartilhar meus conhecimentos.