São Paulo tem TDC — parte 1

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers
Published in
3 min readAug 26, 2020

TheDevConf — edição SP online — reúne devs em quatro dias de evento

Nem parecia online. A expectativa para o início de mais um evento foi quase a mesma de quando os encontros eram presenciais. E quando as palestras começaram, a qualidade do conteúdo mostrou o motivo da ansiedade, com compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências.

Nosso dev Ricardo Mansano abriu os trabalhos do primeiro dia da sala TOTVS, no TDC SP online (25/08/2020). Ele falou sobre AdvPL — As vantagens de se manter uma linguagem proprietária.

Para quem não sabe, a sigla significa Advanced Protheus Language. Quem já sabe disso e procura por vagas de emprego na área, vai ficar feliz de saber que a TOTVS tem vaga de emprego para trabalhar com ADVPL. Candidate-se e veja outras vagas disponíveis.

Ricardo Mansano fala sobre ADVPL

ADVPL

Mansano explicou que a escolha pela criação de uma linguagem própria na antiga Microsiga (antes de se tornar TOTVS) era para ter a própria equipe trabalhando e dando suporte no projeto. Ou seja, era possível depender muito mais do próprio time do que de outros times. E em 1997 surgiu a primeira versão do Protheus.

Com a plataforma pronta, era preciso pensar nos próximos passos. A equipe responsável levou o ADVPL para o mobile nos anos de 2016 e 2017.

The Dev Conf

Na sequência das palestras, Fabio Miranda, Front End na TOTVS, falou sobre Gerenciamento de Estado no Angular com NGRX, que fornece gerenciamento de estado reativo para aplicativos Angular inspirados em Redux. É possível unificar os eventos em seu aplicativo e obter o estado usando RxJS.

Fabio Miranda falou sobre NGRX

Transformação ágil

Ana Carolina Martins falou sobre a transformação ágil da TOTVS. Ela conta que em 2014, o time começou a experimentar em alguns produtos algumas métrica ágeis. Naquela época, as equipes tinham muita dificuldade e não havia muita competência para gestão de produtos.

Ana diz que eles tinham um volume de projetos grande e os profissionais se envolviam em vários projetos paralelos ao mesmo tempo. Isso era muito improdutivo.

Esses foram alguns dos motivos que levaram a empresa a experimentar o método ágil. Ana lembra que o manifesto ágil surgiu em 2001 e em 2014 eles ainda não tinham experimentado.

Com o ágil, os profissionais da TOTVS começaram a fazer entregas menores, mas mais bem planejadas. Houve redução de 61% do backlog, que trouxe velocidade, mais comprometido, melhora considerável na comunicação e um processo muito mais humanizado.

Ela conta que as pessoas passaram a ser menos multitarefas e a ter mais foco e melhores entregas, entregando mais e com o mesmo numero de pessoas.

Sistemas

“Modernizando Sistema Legado com Microsserviços e API’s”, com Leandro Oliveira e Antonio Marcio Frederico foi a última palestra do primeiro dia.

Nossos devs falaram que a melhor maneira de exercitar a criatividade é trabalhar com legados. Começar do zero não é a uma realidade comum do mercado, na visão deles.

No caso deles, que se trata de integração de sistemas, eles afirmam que tem coisas que eles conseguem fazer “do zero”, mas maioria, não.

--

--

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers

Jornalista/ Editor do iMasters, Gestor de projetos e produtor de conteúdo para TOTVS Developers.