The Dev Conf SP 2020 — Parte 2

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers
Published in
3 min readAug 26, 2020

O segundo dia de palestras dos Devs da TOTVS teve a participação de feras de várias áreas de atuação da companhia.

Morgana Gaske, por exemplo, atua no segmento de logística, na torre se suply chain da TOTVS de Joinville e comandou a apresentação que respondeu à seguinte pergunta: Por que investir em UX design?

Morgana Ganske fala no TDC SP 2020

As tendências mais desejadas pelo mercado, que são o resultado de uma pesquisa realizada com executivos e investidores de startups ao redor do mundo.

Nas três primeiras colocações da pesquisa aparecem em segundo e terceiro lugares Design para inovação e Customer Experience, respectivamente, que tem total relação com design, experiência do cliente e com a jornada do cliente como um todo.

Ou seja, os projetos e produtos centrados no ser humano têm mais importância hoje em dia do que antigamente. É preciso que as empresas falem de fato com os usuários e entendam o que eles querem.

De nada adianta ter uma embalagem linda, disse Morgana, se durante o uso o produto não é interessante e não cumpre a função pelo qual foi desenhado.

É preciso, também, pensar nas três lentes do Design Thinking. Ou seja. de nada adianta o produto ser financeiramente viável, tecnologicamente possível se ele não for desejável pelas pessoas.

Aplicativos mobile com back end on premises

Fábio Rocha abordou um assunto que não poderia ser mais atual.

No meio de 2019, o Brasil tinha, segundo a Anatel, mais de um aparelho celular por habitante. Isso mostra a importância que a tecnologia voltada para Mobile tem ganhado a cada dia.

Foi pensando nisso, que os devs da TOTVS começaram a trazer os aplicativos legados da companhia para a mobilidade desejada, tão fundamental hoje em dia. Protheus e vários outros ERP´s estão entre as aplicações beneficiadas com a modernização tecnológica.

Fabio Rocha fala no TDC SP 2020

Microserviços com EventFlow

Durante um trabalho de migração sobre microsserviços, Luiz Eduardo Queiróz e a equipe dele prepararam uma prova de conceito, ou PoC, para apresentar no TDC SP 2020.

Foi em uma dessas POCs que eles descobriram o EventFlow, abordado na palestra deste segundo dia de TDC.

Luiz Eduardo Queiróz fala no TD SP 2020

PO UI: biblioteca de componentes Angular

Aline Lariguet e Jhony Senem falaram sobre o PO UI, a biblioteca brasileira de componentes Angular. É um biblioteca que foca no aumento da produtividade de páginas e aplicações na web.

Todos os componentes e templates são estudados e desenvolvidos para dispor da melhor usabilidade, em conjunto com o UX da TOTVS. O PO UI é um projeto Open Source e desde o ano passado está disponível no GitHub, aberto para a comunidade. A licença é MIT, a mais permissiva que existe, segundo os devs.

Aline Lariguet e Jhony Senem falam no TDC SP 2020

--

--

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers

Jornalista/ Editor do iMasters, Gestor de projetos e produtor de conteúdo para TOTVS Developers.