Time do Fluig explica como criar produtos orientados a dados

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers
Published in
2 min readJun 30, 2021

A noite desta terça-feira, 29/06, foi especial para o time de Fluig de Joinville, Santa Catarina. Os UX Designers Willian Amphiloquio e Wesley Felipe Machado deram uma aula sobre o assunto.

Todos sabem que um produto não se constrói de forma arbitrária. Ou seja, é necessária uma análise contínua e aprofundada. Na raiz desse processo estão os dados, uma série de atributos isolados, que, juntos, vinculados a um determinado contexto, fornecem informações pertinentes para nortear as tomadas de decisão.

Eles ensinaram como os dados são fundamentais para o desenvolvimento de produtos. E que é preciso certos cuidados com as informações coletadas e com a forma com que elas são usadas.

De acordo com William e Wesley, é possível extrair dados de ambientes internos e externos, dependendo do objetivo que se tem. Para analisar esses dados, é preciso levar em consideração o propósito quantitativo e/ou qualitativo.

Vale lembrar que os dados puramente simples e brutos não significam muita coisa. É necessário determinar um padrão para esses dados e limpá-los. Ou seja, extrair exatamente as informações que se quer analisar.

Eles explicaram que no caso dos produtos que são classificados como “software como serviço”, os dados demográficos podem ser dispensados, dependendo do contexto.

Sim, para tudo é preciso analisar o contexto, inclusive para escolher a melhor técnica que se pode utilizar para extrair esses dados.

O objetivo com todas essas informações apresentadas no webinar desta terça-feira foi compartilhar conhecimento sobre técnicas que qualquer UX pode utilizar no dia a dia e que pode adaptar esses dados de acordo com a realidade de cada profissional.

O vídeo completo está no canal do YouTube do TOTVS Developers.

--

--

Rafael Chinaglia
TOTVS Developers

Jornalista/ Editor do iMasters, Gestor de projetos e produtor de conteúdo para TOTVS Developers.