Time de tecnologia: pendências e projetos novos, como organizar?

Yoseph Santos
TOTVS Developers
Published in
5 min readJan 9, 2020

Esse é um grande dilema que muitos times da área de tecnologia vivem e não sabem lidar na maioria das vezes.

Pendências

O primeiro grande problema que temos com o passado é não ter ele rastreado em nenhum lugar. É comum ouvir o time de desenvolvimento reclamar da arquitetura e dos códigos que precisam ser refeitos, mas é necessário educar os mesmos a rastrear e cadastrar tudo o que é mal executado.

Do mesmo jeito que o time de desenvolvimento possui um backlog e um roadmap feito pelo time de negócio para atuarem nas sprints, é necessário o time de desenvolvimento criar também, um backlog e um roadmap dos débitos técnicos.

Às vezes esses débitos técnicos são criados por falta de experiência, pela urgência que a demanda chega ou porque a tecnologia utilizada sofreu atualização e etc. Existem diversos fatores para existirem débitos técnicos.

O segundo maior problema que temos com o passado é de ignorar ele e continuar permitindo que as pendências existentes fiquem apenas sondando os pensamentos das pessoas que trabalham com o desenvolvimento do produto. Isso só gera insatisfação e comentários que geram mal estar nas pessoas que trabalham diretamente na parte operacional da empresa.

Solução: Ter um lugar onde ficam registrados os débitos técnicos mantendo eles sempre priorizados. Adicione descrições sobre os impactos que esse débito técnico causa no produto e o quanto de valor ele traria feito da forma certa. Sempre busque enxergar o quanto essa pendência se atrela as metas da empresa para mostrar o valor que ela possui;

Pontos positivos adquiridos com essa solução:

  • Poder de negociação para entrar nas sprints de forma mais rápida;
  • A empresa ganha uma visão geral dos problemas existentes no projeto;
  • A saúde do sistema é conhecida por todos;
  • Contribui para criação de metas para os times de tecnologia ou de forma individual para cada desenvolvedor, a fim de solucionar as pendências;
  • Ajuda a parte estratégica da empresa à enxergar valor nas demandas criadas pelo time desenvolvimento;
  • Ajuda a regular o freio das demandas que não são tão urgentes como dizem que são;
  • Terá uma melhoria contínua com os aprendizados adquiridos para as pessoas que atuaram diretamente com a solução e para as pessoas que vão chegar depois do problema já ter sido resolvido;

Projetos novos

É muito saudável ter uma crescente demanda de desafios novos que estejam ligados com a estratégia de crescimento da empresa. Repetindo:

Os desafios novos que surgem e a estratégia da empresa precisam ter uma ligação direta;

Um problema que têm se tornado comum nas empresas são as demandas que não tem ligação nenhuma com a estratégia da empresa. As famosas emergências falsas e etc.

Vou contar um fato que aconteceu na minha família para ilustrar bem a questão das emergências falsas. Eu estava almoçando na minha vó, na época ela tinha 72 anos, quando o telefone tocou e falaram que meu primo, o sobrinho dela, tinha sido atropelado na frente do condomínio. Eu e minha vó saímos correndo de casa para de alguma forma socorrê-lo e adivinha? Emergência falsa, era trote.

Observação que minha vó tinha 72 anos e ela correu lado a lado comigo. Na época eu tinha uns 16 anos e corria muito bem! Agora pense em todo o esforço gasto, energia, o quanto que nossa mente estava ligada com o acontecimento e nada. Foi um desperdício mental, físico e psicológico.

Pois bem, esse fato ilustra bem o prejuízo que as emergências falsas trazem para um negócio, para um time, para as pessoas que estão trabalhando no dia a dia na parte operacional da empresa.

Solução: Todo desafio, projeto ou demanda precisa estar inteiramente alinhado com a estratégia da empresa. Antes de chegar para a execução, tenha convicção que está alinhado com as metas;

Pontos positivos adquiridos com essa solução:

  • Time mais confiante e entusiasmado para vencer os desafios;
  • Mais valor nas entregas realizadas;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Metas alcançadas;
  • Senso de urgência no lugar certo de todos na equipe, tanto do time estratégico quanto do time operacional da empresa;
  • Ponte para formar valores e cultura mais fortes;
  • Visão clara para toda empresa para aonde estão indo e aonde vão chegar;

E como organizar as pendências e os projetos novos?

O ponto em comum para os dois devem ser as metas orçadas pela empresa. Por exemplo, temos uma meta de alavancar a venda da empresa em 50%.

Projeto novo: para atingir essa meta precisamos automatizar o processo de vendas e criar a funcionalidade X que é a mais pedida da base de clientes existentes e não clientes (é claro, se estiver dentro do propósito da empresa). Com isso, o resultado esperado desses projetos é um aumento de 60% nas nossas vendas…

Pendência: É de conhecimento de todo o time de desenvolvimento sobre uma pendência que não facilita a automatização do processo de vendas e não permite a criação da funcionalidade X porque existe um débito técnico, já cadastrado com seus devidos impactos, que prejudica a realização dessas demandas.

Solução: Ponto um: foque na meta. O projeto novo é sensacional, foi comprovado de diversas formas que a meta tem grandes possibilidades de ser alcançada com a realização desse projeto. Calma, respire e analise o ponto dois: existem impedimentos que podem afetar a meta a ser atingida? Se sim, temos a prioridade um, eliminar os impedimentos. Ponto três: força total para realizar o projeto novo da melhor forma;

Curiosidade

Assim como na construção civil, precisamos nos conscientizar que nenhuma construção nova é sustentável, se a fundação dela não for bem feita, estudada e reparada de tempos em tempos.

A fundação é a parte mais importante na construção civil. Para todo acabamento ou mudança na formação do prédio ou apartamento, é necessário verificar a viabilidade da estrutura antes.

A Google tem uma história que reflete esse aprendizado. Quando os fundadores iniciaram o projeto da Google, já existiam outros cinco buscadores no mercado.

Eles já começaram atrasados, porém, eles fizeram um fundação bem consolidada e quando lançaram o projeto, era o mais rápido e o mais inteligente enquanto as outras empresas estavam com foco total em mexer no acabamento.

Conclusão

Com isso, compartilho um grande aprendizado nesse mundo de constantes mudanças e produtos digitais:

  • Precisamos conhecer e atuar mais na melhoria da saúde dos nossos produtos antes de atuar em projetos/funcionalidades novos(as);
  • As pendências existentes e as demandas novas precisam ser inteiramente ligadas com as metas para serem priorizadas;

As organizações de alto desempenho se concentram no trabalho que importa e são igualmente esclarecidas sobre o que não importa

--

--

Yoseph Santos
TOTVS Developers

Bridging Technology and People to Build Customer-Centric Solutions