Artista da Vez #19 — Beatriz Meneses

O time de ilustres Artistas da Vez da Touts só cresce e trazendo nomes cada vez mais significativos para nossas entrevistas. A entrevistada de hoje é originalmente de Porto Seguro, mas reside em Niterói. Dona de um estilo próprio de colagens surrealistas, Beatriz consegue dar vida aos mais diversos cenários e situações misturando sua criatividade com retalhos e criando composições únicas e extraordinárias.

Senhoras e senhores, com vocês: Beatriz Meneses


Como você se apresentaria no primeiro dia da aula do colégio?

Oi, me chamo Beatriz.

E como você se apresentaria pro restante da comunidade da Touts?

E aí, beleza?! Beatriz Meneses, crio colagens surreais.

Você é formada em Psicologia, né? Como surgiu sua relação com a arte? Veio de antes de casa, teve alguma inspiração na infância ou foi algo que surgiu mais tarde?

Isso, formada em psicologia. Sempre me interessei por arte. Mas comecei a fazer colagens enquanto ainda cursava a faculdade. Depois fui levando as duas coisas por um tempo, consultório e colagens. Hoje em dia dei um tempo da psicologia e tô me dedicando a arte, estudando e criando cada vez mais.

Em que momento percebeu que tinha talento para arte e poderia se dedicar mais a isso?

Sempre tive facilidade para desenhar e já me aventurei nos mais diversos tipos de arte. Um dia de bobeira no Pinterest (amo!) encontrei uma pasta com várias colagens incríveis. Me senti muito inspirada e comecei a criar as minhas. Comecei por puro passatempo até que as pessoas começaram a elogiar, compartilhar com as outras e a fazer encomendas. Foi quando me dei conta de que as pessoas queriam ter minha arte em suas paredes que percebi que a coisa era séria e que eu precisava me dedicar mais a isso.

Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia, como você se mantém inspirada e motivada a criar?

Tudo me inspira. Depende do dia. E do lugar que eu estou. Hehe

Eu passo muito tempo buscando imagens. Principalmente fotos antigas. Fico olhando as fotos, até que alguma me capture. Aí é fácil, a imagem se forma na minha cabeça e eu só tenho que colocar no papel. Ou no Photoshop.

“Minha Sombra” por Beatriz Meneses, disponível aqui na Touts.

Onde você busca suas principais influências e referências?

Sou apaixonada por todo tipo de arte surrealista. Minha principal inspiração. Amo Frida Kahlo, Dalí.

Sou fascinada pelas artes do Bispo do Rosario. Mas gosto mesmo é de criar as cenas que eu gostaria de vivenciar. Eu adoraria ter a lua perto da minha janela, ao alcance das mãos. Queria andar entre flores gigantescas e sentar bem perto de uma nebulosa.

O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?

Praia, filme e Circo Voador

Por que colagens? Como descobriu essa técnica e o que te fez começar com ela?

As colagens mexem muito com minha capacidade adaptativa. Tenho um mundo de possibilidades nas mãos e nos recortes. Mas nem sempre encontro a figura exata para aquilo que criei na mente. É aí que fica interessante, tenho que dar um jeito. Ajustamento criativo puro. Muito bom também poder fazer uma brincadeira com o tempo. Usar fotos antigas com elementos e fotos modernas. Desconstruir um conceito e criar algo completamente novo. Adoro!

“Girassol” por Beatriz Meneses, disponível aqui na Touts.

Que papel você acha que plataformas como a Touts tiveram na sua carreira como artista?

É uma força a mais pra quem tá começando. Não nos preocupamos com as burocracias e todo o investimento inicial para se abrir uma empresa própria. É também um ótimo canal para divulgação da minha arte. Além de conectar os artistas, podendo abrir possibilidade para parcerias e projetos novos.

Quais as principais vantagens que você enxerga em disponibilizar sua arte em sites como o nosso?

Creio que a principal vantagem seja a divulgação da minha arte. Venho descobrindo que minhas colagens chegam a muitos lugares do país e da internet. É muito interessante também, porque me possibilita usar minhas colagens como estampa de vários produtos diferentes. Isso eu não poderia fazer por conta própria.

“Coração” por Beatriz Meneses, disponível aqui na Touts.

Que dicas você daria pra si mesmo no passado, quando estava apenas começando?

Vai que dá certo! E se der medo, vai com medo mesmo!

Quais são os próximos passos e o que vem pela frente?

Ainda não sei exatamente. Tô deixando fluir. Planejando com calma. Mas recentemente, fiz um trabalho diferente, que me empolgou muito! Colagem sobre móvel de madeira. Quero mais disso! Criar capa pra cd também é muito legal! Adoro quando surge alguma. Pretendo focar mais nessas coisas. E estudar, sempre!

“Namorados” por Beatriz Meneses, disponível aqui na Touts.

Pra fechar, um bate-bola jogo rápido:

Uma pessoa incrível — Frida Kahlo

Um artista da Touts — Vou citar dois. Mila del Aguila e Alberto Pereira

Uma música — Todas do Bob Marley

Um lugar — Praia

Um medo — do preconceito e intolerância

Uma inspiração — o universo

Satisfação é — Fazer aquilo que gosto. Arte!

Beatriz por Beatriz em uma frase — Sim, eu posso!


Esse foi nosso papo com a incrível Beatriz Meneses, uma das mais de 2.500 artistas da comunidade da Touts. Pra conhecer mais sobre seu trabalho e encontrar produtos com suas artes, não deixe de visitar a página dela na Touts.

Para ler entrevistas com outros artistas incríveis de nossa comunidade, dá uma conferida no nosso blog que tá recheado de histórias incríveis.

Abraço de urso,

Não vamos mandar spam nem passar seu e-mail pra ninguém, também não curtimos isso ❤