Artista da Vez #28 — Estudio Dedo’s

Lucas Bittencourt
Touts
Published in
5 min readFeb 18, 2019

O Artista da Vez de hoje é uma figura única, dono de um senso humor apuradíssimo. Consegue dar vida a ilustrações incríveis num piscar de olhos e produz vídeos de speed painting hipnóticos. De São Gonçalo para o mundo, fazendo escala aqui no nosso blog pra contar um pouco de sua trajetória.

Senhoras e senhores, com vocês: André, do Estudio Dedo’s

Como você se apresentaria numa entrevista de emprego?

Difícil, hein kkk. Oi! Eu sou André, amigo pessoal do Neymar haha. Na verdade, não faço ideia. Eu acho que sou um menino que desenha e gosta de criar, em todos os sentidos. Ah, e eu amo fazer o que eu faço!

E como você se apresenta nos seus vídeos do YouTube?

Fala, galera! Meu nome é André. Eu sou ilustrator pelo Dedos e este é o meu canal. Sejam muito bem vindos! Se já conhece deixa o like, porque se não deixar eu vou te “jantar-lhe na porrada”, com todo respeito, é claro.

Falando nisso, como você começou como o canal no YouTube e que tipo de conteúdo posta por lá?

Eu comecei assim que sai do armário e me assumi como freela. Eu estava na merda e sem dinheiro, não tinha muito o que perder. E é isso haha.

O lugar onde toda mágica do Estudio Dedo’s acontece, a mesa do André!

Quais pontos positivos você enxerga em manter esse tipo de interação com seu público?

Acho que é uma forma das pessoas chegaram mais pertinho. É um lugar que posso falar por mais de 15 segundos, diferente dos stories. Aliás, @estudiodedos, segue lá ein, galera! Se não já sabe né?

Dá pra galera ter uma impressão de como funciona minha cabeça.

Você é publicitário por formação, né? Como surgiu sua relação com a arte e o design? Foi por vocação ou teve algum momento específico anterior?

Eu meio que desprezava ser ilustrador, achava que era algo menor em relação a Diretor de Arte. Quando entrei no circuito das Agências de Publicidade, a galera em peso dizia: “sai daqui, vai ganhar o mundo com seus desenhos!”. E aí, comecei a pesquisar sobre ser ilustrador full time. Me apaixonei, e hoje sou o que sou: o melhor amigo do Neymar Jr., hahaha

Ilustração “Finn”, que você encontra aqui na Touts.

Conta pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia? Onde você busca suas principais influências e referências?

Essa vai ser boa. Eu sento no computador e simplesmente consumo de tudo. TUDO, de Wesley Safadão à Slipknot, de assistir aos vídeos do Casey Neistat à vídeos de ASMR dando banho em esponja, haha. Eu não me privo de absolutamente nada. Minhas referências vão no mesmo embalo, todo semana uma pessoa nova. Mas eu adoro GopGap, Brosmind, Fran Menezes (Fran Nerd), Kim Smith.

O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?

YouTube, Net Fucking Flix, vídeo game, joguinho de celular, PUBG, Brawl Stars, Clash Royale, comer, assistir mais coisas, comer novamente. Mas isso, eu dou um jeito de fazer durante o trabalho também.

André em uma de suas viagens acompanhando Neymar Jr.

Vi pelo seu Instagram que você faz algumas ilustrações sob encomenda. Como surge esse tipo de projeto? O que a galera mais te pede e como é o processo?

Sim, hahah. Eu adoro desenhar o amor e as relações das pessoas. E algo que dá vida pra minha arte. Faço muita coisa pra todos os tipos de casais e famílias. Os pedidos estão crescendo demais, eu estou muito feliz. Adoro dinheiro! Hahah brinks, mas gosto de dindim também, dá pra comprar comida.

Eu recebo muitos pedidos pelo Instagram. Caso você tenha lido até aqui e não tenha seguido @estudiodedos, estou te dando a chance de sair ileso. Vai tentar a sorte? Hahah Enfim, se quiser dar um presente pra pessoa ficar babando de amor, sem saber como agradecer ❤, fale comigo!

Ilustra feita sob encomenda para um casal ❤

Já vi algumas reações de casais que recebem essas ilustrações suas e é sempre muito maneiro! Como você se sente vendo esses vídeos e recebendo feedbacks do seu trabalho?

Aaaa ❤. Eu sinto que todo esforço e carinho que eu coloco no meu trabalho vale a pena. Que todo tempo tentando fazer o jogo virar como artista foi recompensado. Pra mim é um privilégio, real.

Que papel plataformas como a Touts tiveram na sua carreira como artista?

A Touts paga muitos sushis pra mim. Muito obrigado, Touts hahaha.

Acho muito foda poder expor e vender a arte sem ter de me preocupar com os trâmites de envio e todas essas coisas, sabendo que o produto vai chegar na moral na casa de quem gosta do que eu faço. A Touts, principalmente, sempre me deu uma atenção muito daora. Dei like demais!

Algum devaneio do André, com os Tartarugas Ninjas de um universo paralelo.

Quais as principais vantagens que você enxerga em disponibilizar sua arte em sites como o nosso?

Já respondi, carai! Vou ter de me aborrecer com você? Não né? :D

Quais dicas você daria pra si mesmo no passado, quando estava apenas começando?

Eu diria: “não coloque a mão no liquidificador ligado, imbecil!”. E ainda teria meu dedo anelar. Brinks, eu tenho todos os dedos das mãos ainda. Eu diria para persistir, porque uma hora vai rolar.

André em uma foto bem casual provavelmente na cafeteria de alguma agência descolada.

Quais são os próximos passos e o que vem pela frente?

Ficar rico e soberbo. Só isso que falta ahhaah

Pra fechar, um bate-bola jogo rápido:

Uma pessoa incrível — Neymar. Não, Jackie Chan. Não, Neymar Jr mesmo! Neymar

Um artista da Touts — Eu, comprem minhas coisas!

Um sonho — A paz mundial. Não. Ahha eu quero é poder proporcionar uma vida confortável para as minhas pessoinhas que eu amo demais.

Uma cor — Preto Yeeehh

Um livro — Roube como um Artista

Uma banda — Mc Brinquedo, adoro ele

Um medo — Morrer, se eu morrer já era!

André por André em uma frase — “Sou faraó, sou faraó, ninguém me DETE, ninguém me DETE”. Se não sabe o que é, vai procurar no YouTube.

Essa foi nosso papo com o incrível André do Estudio Dedo’s, uma das mais de 3.000 criadores da comunidade da Touts. Para conhecer mais sobre suas artes e outros produtos com as estampas dela, não deixe de visitar a página do André na Touts.

Para ler entrevistas com outros artistas incríveis de nossa comunidade, dá uma conferida no nosso blog que tá recheado de histórias incríveis.

Abraço de urso,

--

--

Lucas Bittencourt
Touts
Editor for

Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts e, antes de tudo isso, orgulhosamente movido a pessoas incríveis.