Artista da Vez #32 — Renato Kolberg

Lucas Bittencourt
Touts
Published in
4 min readJul 30, 2019

O Artista da Vez de número 32 da Touts é um perito das artes digitais, uma das mentas mais ativas do site e quenão passa mais de uma semana sem fazer um novo upload. O curitibano preenche galerias de norte a sul do Brasil com suas obras e hoje ganha o maior destaque da nossa plataforma. Com talento e bom humor de sobra ele se junta ao nosso “Hall da Fama”. Sem mais delongas…

Senhoras e senhores, com vocês: Renato Kolberg

Renato Kolberg em seu habitat natural

Como você se apresentaria em um tweet?

Amo o que faço, vivendo a arte da criatividade desde o final do anos 80!

E o que geralmente as pessoas demoram pra descobrir sobre você?

Que sou bastante dedicado no que faço e quem precisa de mim.

Como surgiu sua relação com a arte? Foi por pura vocação ou teve algum momento específico anterior?

A primeira lembrança que eu tenho com a arte é lá pelos 4, 5 anos de idade, quando montava qualquer coisa com pecinhas de Lego ou fazendo desenhos no papel. Na adolescência meus cadernos do colégio eram todos desenhados, as vezes até caricaturas de alguns professores hahaha. E nas aulas de arte sempre acabava me destacando. Logo após isso as coisas começaram a ficar mais sérias e deixei de olhar apenas com olhos de brincadeira e passei a encarrar não só o lado profissional, mas também, como meu futuro. E até hoje sigo firme na arte, que acredito ser a minha vocação.

“Waves Lines”, você encontra aqui na Touts.

Sua formação é em Design, né? Como você faz para balancear esses dois lados, o artista e o designer?

Acredito que os dois acabam se conectando no dia a dia. Pois quando crio algo para algum cliente ou alguma arte pra mim, sempre faço com os olhos de artista, colocando toda minha paixão pela arte, independente daquilo que estou criando.

Conta pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia? Onde você busca suas principais influências e referências?

Minha cabeça geralmente não para, fica uma ideia atrás da outra (Nem sempre boas hahaha). A primeira coisa que faço quando pintam ideias legais, é pegar folhas em branco e começar a passar tudo para o papel, assim começo a desenvolver melhor o que tenho na cabeça e não atropelo ou esqueço algo.

Renato dando vida a uma de suas criações.

Quando estou em um dia não muito criativo, saio dar uma volta para pensar, observar as coisas, tudo ao redor, e isso ajuda muito no processo. Quando volto sinto minha cabeça mais limpa e mais carregada de novas ideias. Pesquiso também muita coisa diariamente, sempre estou buscando conhecer outros artistas, formas de criação e novas referências.

O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?

Aproveitar a vida com a minha mulher, cozinhar e tocar guitarra.

Que papel plataformas como a Touts tiveram na sua carreira como artista?

Trouxeram uma grande oportunidade de nos conectar com pessoas que talvez nunca conheceriam nosso trabalho e através da arte entregar mais felicidade na vida de muita gente.

“Ela Buttefly”, você encontra aqui na Touts.

Quais as principais vantagens que você enxerga em disponibilizar sua arte em sites como o nosso?

Acredito que me dá mais liberdade para me preocupar apenas em criar e divulgar meu trabalho como artista, sem ter a preocupação com os vários processos de uma galeria.

Quais dicas você daria pra si mesmo no passado, quando estava apenas começando?

Acredite mais em você e corra atrás do que acredita de coração, que aos poucos tudo vai acontecendo.

Quais são os próximos passos e o que vem pela frente?

Além das atividades que já exerço, estou começando minhas ideias com esculturas (ainda segredo, hahaha), que em breve devo começar a mostrar para o mundão.

“The cube”, você encontra aqui na Touts

Pra fechar, um bate-bola jogo rápido:

Uma pessoa incrível — Minha vó

Um artista da Touts — Ali Gulec

Uma cidade — Curitiba

Uma banda — Charlie Brown Jr.

Um livro — Difícil, gosto muito de biografias

Uma sorte — Poder viver do meu trabalho todos os dias

Renato por Renato em uma frase — Vivendo e aprendendo, com aquela trilha sonora de fundo!

Esse foi nosso papo com o incrível Renato Kolberg, um dos mais de 4.000 criadores da comunidade da Touts. Para conhecer mais sobre suas artes e outros produtos com as estampas dele, não deixe de visitar a página do Renato na Touts.

Para ler entrevistas com outros artistas incríveis de nossa comunidade, dá uma conferida no nosso blog que tá recheado de histórias incríveis.

Abraço de urso,

--

--

Lucas Bittencourt
Touts
Editor for

Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts e, antes de tudo isso, orgulhosamente movido a pessoas incríveis.