Artista da Vez #33 — Ju Rumple

Lucas Bittencourt
Touts
Published in
6 min readSep 2, 2019

Em Setembro voltamos a trazer mulheres para posição de destaque na Touts. A Artista da Vez de número 33 vem de uma família que já respirava arte e ela transparece isso nas mais diferentes mídias e formatos. Alguém que vive a #gratidão desde antes da hashtag ser legal e tem as melhores reações aos nossos e-mails de venda de artes. Dos gatinhos de porcelana, aos murais nas paredes, as colagens digitais, você precisa conhecer o trabalho dessa artista.

Senhoras e senhores, com vocês: Juliana Rumple

Como você se apresentaria em uma dinâmica de grupo de entrevista de emprego?

Olá, meu nome é Juliana, sou designer de superficies e ilustradora.

E na mesa do bar para novas amizades?

Oi!! Sou a Ju Rumple. Danço, canto, pinto e bordo. (literalmente)

Gosto de conhecer e aprender coisas novas, adoro transformar formas cores e idéias em desenhos e estampas alegres e coloridas.

Como surgiu sua relação com a arte e o design? Veio desde antes dos tempos de faculdade ou começou a se interessar por isso mais tarde?

Desde sempre gosto de desenhar e pintar. Tenho várias fotos minhas tipo com 3 anos rabiscando revistas loucamente. Minha mãe é artista, meu avô desenhava muito, meu irmão desenha também, acho que assim sempre tive muita naturalidade com arte. Estudei em um colégio que tinha bastante envolvimento com arte, levavam os alunos em exposições, tivemos aulas de artes até o 3o colegial. A sala dessa aula era fora do prédio do colégio, e lá parecia um refúgio de experimentação artística. Acho que esse contato livre assim me ajudou a não ter medo de folhas em branco e dos materiais.

Do papel para o PC, Juliana usa ferramentas como Photoshop para digitalizar suas artes.

Em que momento percebeu que tinha talento para arte e poderia se dedicar mais a isso? Quais são os maiores desafios e o que te deixa mais pilhada nessa jornada criativa?

Na faculdade de Design de Moda percebi que adorava a parte de estamparia e ilustração de moda. Nessa mesma época estava também estudando teatro musical, que é uma coisa que até hoje amo, mas na época escolhi seguir o caminho das estampas. Desde então trabalhei em duas marcas na área de criação de estampas, e aprendi muito. Acho que tudo serve como aprendizado. Há 4 anos participei de um concurso nacional de estampas, veiculado pela Renner. Soube que tiveram mais de 4000 inscritos, e fiquei em 3o lugar, o que foi uma experiência muito legal!

Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia?

Pra começar, sou aquele tipo que não fica sem um caderninho e pelo menos uma caneta por perto, tenho sempre na bolsa. Com esses desenhos que faço nos cadernos, tenho muito material para desenvolver minhas estampas e artes, então tudo funciona quase como uma máquina. Desenho e já imagino como vou usar os elementos. Scaneio e passo pro photoshop onde começo a brincar como se fosse um quebra cabeça, montando o rapport, testando cores. Aliás minhas estampas são bem coloridas e vivas, gosto de usar paletas alegres.

Caderninho com inspirações e a estampa finalizada ao lado, que você encontra em produtos aqui na Touts.

Onde você busca suas principais influências e referências?

Sigo muito canais de artistas no youtube, acho interessante ver os processos, vlogs.

Recentemente comecei a assinar o site Skillshare, e tenho feito muitas aulas interessantes sobre ilustração, como manter a criatividade fluindo. Putz, tenho visto umas 2 aulas dessas por dia e minha mente tem fervilhado com ideias diferentes.

Ju pintando um de seus murais ❤

Atualmente você trabalha como freelancer né? Quais você acredita que são os maiores desafios para quem segue esse tipo de carreira? E qual a melhor parte?

Com certeza a melhor parte é ter minha rotina e horário flexíveis.

Pinto murais, que são como grandes telas em branco. Ter um espaço enorme pra preencher com cor, linhas e formas, vira quase uma brincadeira, é uma delícia!

Também tenho uma linha de acessórios e colares. Faço gatinhos de porcelana fria, um a um, pinto, envernizo e transformo em colares únicos.

Adoro fazer tudo, mas é um desafio achar o equilíbrio no tempo de cada coisa.

Quando participo de feiras tenho que dedicar muito tempo com a pré produção, faço tudo sozinha, então tem que ter planejamento.

Um dos gatinhos de porcelana. Você consegue um pelo Instagram @teazerbeads

O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?

Tenho já preparada uma bolsinha com material de bordado com linhas e agulhas. Quando sei que vou ter mais tempo livre carrego essa bolsinha. Comecei a bordar há uns 2 anos e é muito viciante. Criei um estilo que chamo de Estampas Bordadas, usando muitas texturas e pontos tridimensionais. Prefiro fazer alguma coisa artística a ficar por exemplo mexendo no celular. Tenho uma ligação saudável com redes sociais e etc. (Ainda bem!).

Como disse antes, adoro ver vídeos de outros artistas, meu Chrome tem umas 30 abas abertas de vídeos e aulas pra assistir.

Fora isso, gosto de dançar, pratico yoga, brinco com minhas gatas, amo séries e filmes, aquelas coisas básicas.

Os bordados super elaborados da Ju.

Que papel você acha que plataformas como a Touts tiveram na sua carreira como artista e quais as vantagens que você enxerga em participar de sites como o nosso?

Acho esse modelo de loja colaborativa demais!

Pro artista é mais simples do que ter que ter uma loja com todos os produtos, ter que lidar com fornecedores, estoque, envio…muitas partes que se mal executadas não funcionam direito.

Fico muito feliz quando recebo e-mail falando que um produto com uma estampa minha foi vendida. Saber que uma pessoa viu e quis aquele desenho… Putz, me dá um mega barato! E quando recebo fotos então, e vejo a pessoa usando o produto, ou na casa dela, é demais! Aliás me mandem fotos assim! — marquem @jurumpledesign no Instagram :)

Que dicas você daria pra si mesmo no passado, quando estava apenas começando?

Vai com tudo, e tenha mais confiança no processo. Foca no que gosta e vai.

Ju “confiando no processo” e mandando ver nas mídias analógicas.

Quais são os próximos passos e o que vem pela frente?

Tenho vontade de dar aulas de alguma dessas coisas que sei fazer, gosto da ideia de dividir conhecimento. Quero fazer mais murais por ai, espalhar mais arte pelo mundo.

Pra fechar, um bate-bola jogo rápido:

Uma pessoa incrível — Algumas, vai! Meus pais, a Frida e Alisa Burke.

Uma artista da Touts — Tobe Fonseca

Uma banda — Dave Matthews Band e Queen

Um livro — hum, adorei o Memórias de uma Gueixa. Gosto de livros de ficção e fantasia, e adoro a série Mortal da J. D. Robb

Uma comida — Massa não importa como. Pode ser com manteiga e sal. Amo.

Uma alegria — Gosto de coisas simples, de ver os planos dando certo. Amo olhar o céu, fechar os olhos e respirar fundo. Tentar sempre ser agradecida por coisas normais (de verdade e não só pela hashtag, hahaha).

Ju por Ju em uma frase — A vida fica mais gostosa e alegre quando tentamos ver o lado positivo em tudo. Keep it positive.

Esse foi nosso papo com o incrível Ju Rumple, uma das mais de 4.000 criadores da comunidade da Touts. Para conhecer mais sobre suas artes e outros produtos com as estampas dela, não deixe de visitar a página do Ju na Touts.

Para ler entrevistas com outros artistas incríveis de nossa comunidade, dá uma conferida no nosso blog que tá recheado de histórias incríveis.

Abraço de urso,

--

--

Lucas Bittencourt
Touts
Editor for

Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts e, antes de tudo isso, orgulhosamente movido a pessoas incríveis.