Artista da Vez #34 — Fernanda Schallen

Lucas Bittencourt
Touts
Published in
5 min readOct 14, 2019

Nesse mês de Outubro trazemos mais uma joia rara como Artista da Vez da nossa comunidade. Inspirada pela natureza, animais e cenas do cotidiano, a artista utiliza ilustração digital como forma de se expressar e dar vida a ambientes e obras únicas. Na busca por um estilo único e aprendizado constante em cada estampa, ela nos dá o prazer de acompanhar esse processo e apreciar criações cada vez mais incríveis ao longo de sua jornada.

Senhoras e senhores, com vocês: Fernanda Schallen

Como você se apresentaria no primeiro dia da aula da faculdade?

Meu nome é Fernanda, tenho 26 anos, sou ilustradora. PRÓXIMO!

E como você se apresentaria pro restante da comunidade da Touts em um tweet?

Como surgiu sua relação com a arte? Veio de casa, teve alguma inspiração na infância ou foi algo que surgiu mais tarde na vida?

Gosto de desenhar desde criança e quando vi já tava estudando e mais tarde trabalhando com isso, honestamente não teve nenhum acontecimento que me fez perceber que queria trabalhar com isso, simplesmente o desenho sempre esteve presente na minha vida.

Em que momento percebeu que tinha talento para arte e poderia se dedicar a isso?

Quando vendi minhas primeiras artes, na hora nem dei muita bola, hahah! Mas depois as vendas continuaram chegando e daí comecei a levar mais a sério.

Fernanda em seu habitat natural.

Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia, como você se mantém inspirada e motivada a criar?

Minhas maiores inspirações vem quando me sinto bem comigo mesma na minha vida, então quando não consigo criar algo sei que é porque algo de errado não está certo, hahah! Antes de tudo, procuro resolver as questões que estão me atrapalhando e assim fica muito mais fácil deixar a inspiração chegar.

Ouvir uma playlist aleatória no Spotify, com músicas que não ouço normalmente, me ajuda muito a pensar fora da zona de conforto.

Onde você busca suas principais influências e referências?

Principalmente em outros artistas, fico horas no Twitter e Instagram só olhando o trabalho dos outros… As vezes até esqueço que eu também preciso desenhar, rs!

Você tem um trabalho que é seu favorito? Se sim qual é e por quê?

Um que eu volto sempre pra ficar admirando é a arte África, eu adoro as cores quentes que eu usei, é um trabalho simples mas eu gostei muito da composição.

Arte África, uma das favoritas da Fernanda. Você encontra aqui na Touts.

O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?

Principalmente assistir os jogos do Barcelona.

Como foi o processo de descobrir uma técnica que se identifica?

Na verdade ainda estou nesse processo, porque ainda não encontrei meu estilo, mas gosto de desenhar digitalmente, no Photoshop, raramente faço algum rascunho no papel. Posso dizer que minha técnica muda a cada arte nova que faço.

Que papel você acha que plataformas como a Touts tiveram na sua carreira como artista?

Papel importantíssimo porque se não fosse plataformas como a Touts, não conseguiria viver das minhas criações.

Fernanda e seu fiel Photoshop em ação.

Quais as principais vantagens que você enxerga em disponibilizar sua arte em sites como o nosso?

Principalmente, a visibilidade porque é muito difícil construir um nome nas redes sociais, se tornar conhecida no meio, então a Touts ajuda muito com a divulgação do meu trabalho.

Que dicas você daria pra si mesmo no passado, quando estava apenas começando?

Com certeza para se dedicar mais, não ter preguiça, desenhar todos os dias, não se preocupar em criar a melhor arte do mundo e simplesmente focar em aprender que o resto vem naturalmente.

Quais são os próximos passos e o que vem pela frente?

Encontrar o meu estilo e principalmente seguir aprendendo.

Pra fechar, um bate-bola jogo rápido:

Uma pessoa incrível — Jane Goodall

Um artista da Touts — Ali Gulec

Uma comida — Churrasco

Um viagem — Bombinhas, SC

Uma sorte — Ter nascido em uma família que me apoia

Felicidade é — Estar bem comigo mesma

Fernanda por Fernanda em uma frase — Todos os dias tentando ser fiel a mim mesma, acima de tudo

Esse foi nosso papo com a incrível Fernanda Schallen, uma das mais de 4.000 criadores da comunidade da Touts. Para conhecer mais sobre suas artes e outros produtos com as estampas dela, não deixe de visitar a página da Fernanda na Touts.

Para ler entrevistas com outras artistas incríveis de nossa comunidade, dá uma conferida no nosso blog que tá recheado de histórias incríveis.

Abraço de urso,

--

--

Lucas Bittencourt
Touts
Editor for

Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts e, antes de tudo isso, orgulhosamente movido a pessoas incríveis.