Por trás da curadoria da Touts

Muita gente nos pergunta qual critério adotado para algumas artes aparecerem na Home da Touts e outras não, e a verdade é que por mais que a gente quisesse, não seria viável colocar todas as artes aparecendo por lá. Além disso, precisamos dar crédito pra quem merece crédito, não é mesmo? Esse post veio pra tirar suas dúvidas e esclarecer quais critérios utilizamos durante esse processo.

Alguns especulam qual seria a lógica por trás do algoritmo de recomendação ou quais os critérios pré-definidos pelo sistema e, sempre que ouvimos suposições como essas, não resistimos a esboçar uma risada. O segredo é que é tudo feito manualmente! Todas os produtos enviados para a plataforma passam por uma aprovação individual feita por um humano —no caso, o que vos fala.

Durante essa aprovação algumas estampas são selecionadas para estarem em destaque no site e aparecem, entre outras páginas, na Home do site. Alguns dos critérios que utilizamos para selecionar estas estampas são: Criatividade e Originalidade, Qualidade e Complexidade da Arte, Mensagem e Vendas.

Pra esclarecer, trouxemos alguns exemplos de artes que estão em Destaque na Touts:

Criatividade e Originalidade — Muitas vezes a estampa nem precisa ser muito sofisticada ou ser a obra prima de uma vida para chegar a ser um de nossos destaques. Muitas vezes ela só precisa ter um sacada legal e uma boa execução, como a “From another point of view” do Pedro Luis. Ela é uma das estampas mais antigas do site e uma clássica do nosso acervo que tem grande parte da sua beleza justamente em sua simplicidade.

“From Another point of view” do Pedro Luis

Qualidade e Complexidade do Trabalho — Uma característica que acabamos sempre levando em conta é a quantidade de trabalho e esforço envolvida em uma arte. O carinho com os detalhes e acabamento, a complexidade das ferramentas utilizadas na criação, as referência envolvidas e o resultado da composição como um todo. Fora isso, a qualidade da imagem final propriamente dita, principalmente a própria resolução. Uma artista que é para nós é uma super fera nesse quesito é a romena Anai Greog, que cria artes esplendidas usando formas e cores únicas em seu trabalho todas numa super resolução e ricas em detalhes!

Poetry Geometry” da Anai

Mensagem — Um fator super importante para uma arte ser selecionada para a página principal da Touts é mensagem por trás dela. Não que só estampas “Good vibes” ou super alegres que vão parar nos destaques, mas levamos muito em conta se a arte é instigadora ou tem alguma mensagem por trás. Um artista com várias artes incríveis neste sentido é o carioca Alberto Pereira e um de seus trabalhos favoritos é a “Trenchtown Rock” que ilustra muito bem o ponto que estamos abordando.

“Trenchtown Rock” do Alberto

Vendas — Esse daqui não tem mistério. São as estampas que as vezes não foram para os Destaques de cara, mas acabaram fazendo tanto sucesso que são “promovidas”. A maior medida que usamos pra medir o sucesso que alguma estampa está fazendo são as vendas propriamente ditas. Como é o caso da “If you don’t care” da Peleja, que foi a queridinha do Carnaval de 2016 e bombou de vendas nessa época. Depois disso, a estampa entrou definitivamente para o Hall da Fama dos nossos corações e hoje tem seu lugar ao sol na Home da Touts.

If you don’t care” da Peleja

Acho que agora vai ficar um pouco mais claro de entender o que acontece por trás das nossas escolhas e qual a lógica adotada. É um processo bem subjetivo e esses fatores não são levados em conta individualmente, afinal de contas o conjunto da obra é sempre o mais importante ;)

Se tiver qualquer dúvida ou só quiser trocar uma ideia, estamos sempre super disponíveis por e-mail no mae@touts.com.br ou no chat da Touts.

Abraço de urso,

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.