Conclusão

Grupo ToysRus
Toysrusportugal
Published in
2 min readJul 21, 2018

Para concluir, gostaríamos de explicar sucintamente o que achamos ser uma reestruturação da visão do negócio — do foco no produto para o foco na sua utilização.

Queremos com isto dizer que a experiência de brincar, aprender, descobrir, divertir, mostrar, jogar e entreter deveria ser o foco da Toys “R” Us. Este é o elemento em falta, um factor de diferenciação.

Aquilo que a Toys “R” Us em nosso entender pode e deve fazer é colocar-se num patamar de fornecedor de expertise de jogos e brinquedos onde se torna um grande player de informação sobre os produtos que vende.

E a Toys “R” Us parece-nos ter os elementos essenciais para fazer acontecer. Possui desde já lojas físicas prontas a transformarem-se em espaços de eventos de experiências de brincadeira e descoberta.

A preocupação com a utilização dos seus produtos, o “brincar”, não é inerente apenas às crianças mas também aos pais. Com plena consciência que a localização das lojas assenta muitas das vezes em centros comerciais que ficam muito lotados sazonalmente, a capacidade da Toys “R” Us abrigar crianças e deixá-las brincar enquanto os pais fazem as compras no centro comercial, é um factor de diferenciação e oferece utilidade.

A Toys “R” Us tem também um âmbito especial com a sua experiência em venda de brinquedos e que pode ser aplicado num serviço público de gamificação de ensino.

Estas interacções entre a marca e os seus consumidores e a futura análise (que prevemos, possa ser criado um ERP próprio para a utilização de brinquedos em loja e compra/venda com ligação a fornecedores e instituições) seria a mais valia da Toys “R” Us no mercado. Passaria de uma loja de brinquedos a um especialista em serviços que oferece experiências completas de brincadeira.

Neste sentido, a concorrência de venda de brinquedos deixa de ser concorrência directa. Por exemplo, a Amazon não tem capacidade de transformar e conhecer, pelo menos por enquanto, a brincadeira enquanto um dado útil para o público-alvo. A Amazon apenas obtém dados de venda e feedback. Em contrapartida, a venda dos produtos pela Toys“R”US advém da utilização dos brinquedos na loja, da procura pelo conhecimento, e das bases de dados criadas a partir do contacto directo com o público-alvo nas lojas.

Crescer numa altura de crise pode parecer inviável, mas acreditamos que a Toys“R”Us pode seguir um modelo de negócio centrado na brincadeira e na magia e tornar-se uma marca especializada em oferecer experiências de pura brincadeira utilizando os brinquedos como recurso-chave de imaginação e sonho.

--

--