Afinal, o que é o Chromebook?

Kellven Vilhena
Contando e Traduzindo o Melhor
7 min readMay 12, 2015

--

E por que você deveria adquirir um?

Os Chromebook são notebooks totalmente diferentes, um tanto ignorados pela sociedade no inicio, mas que agora vêm crescendo absurdamente ao redor do mundo, principalmente na Educação, tornando-se as principais opções de escolas e faculdades.

Chromebook da HP, vendido nos Estados Unidos

Criado pela Google, com seu Chrome OS, o dispositivo é basicamente o novo “netbook”, o tão amado e odiado mini-notebook que trazia Windows ou Linux e servia para ser ainda mais portátil que os notebook normais, e serve basicamente para acessar a internet e produção básica de escritório.

Mas então, por que ele é tão relevante?

Eu tenho um computador muito bom, obrigado. Com um monitor de 22 polegadas e um desktop um tanto velho. Ele me serve muito bem para jogos, internet e trabalho. Porém, em alguns momentos me vi necessitando de algo para levar comigo para a faculdade ou mesmo para locais afastados onde minha criatividade explode e não há um modo satisfatório (não sou daqueles que escrevem em papel, não adianta discutir) para pô-la em prática. Isso influenciaria bastante na decisão de vender o computador e comprar um notebook. Pois, ora, quem não gosta de ter um dispositivo prático e leve para escrever em qualquer lugar?

Há no mercado diversas opções para isso, de fato. Os próprios celulares são bons no ramo, bem como tablets e… notebooks menores. Porém, celulares e tablets sofrem com o fato de não terem teclados físicos, que são, em minha opinião, muito melhores para escrita. Os notebooks são a melhor opção nesse caso, não é? Assim como os netbooks, de outrora, eram a melhor opção. Mas, convenhamos, são bem ruinzinhos com suas configurações baixas e seus Windows básicos que, mesmo sendo básico, falham miseravelmente muitas vezes nos deixando na mão e na lentidão. Se vocês perceberem, os netbook sumiram. A popularidade acabou por conta desses fatos.

O Chromebook pode ser compartilhado com até 5 pessoas, com todas as suas configurações do chrome intactas

Foi então que a Google percebeu essa lacuna tão preciosa. Somado com uma ideia bastante incrível que cresceu junto com a evolução das tecnologias e com o advento da nuvem. Ela faria o Chromebook, um notebook dos mais variados tamanhos e das mais variadas marcas que carregaria o Chrome OS. Um sistema operacional baseado no Google Chrome, o navegador da empresa, e que se fixaria na nuvem. Ou seja, você teria um notebook apenas para navegar na internet e guardar suas coisas na nuvem — mais especificamente, no Google Drive.

E essa foi, basicamente, a melhor ideia em anos!

Você pode não entender agora como um notebook minúsculo, muito similar a um netbook, que roda apenas um navegador e não tem disco rígido volumoso, pode ser tão útil. Tudo bem, vamos tentar entender.

Para trabalho e diversão

Comece pensando, como você usa o seu computador? Perceba o quanto você usa todas as funcionalidades, o quanto você usa a internet, e o que você guarda no computador. Por exemplo, minha mãe usa apenas para internet. Abre o seu netbook com Windows 7 — que demora uns 15 minutos para ligar — , abre o Google Chrome — mais 3 minutos, por conta da lentidão defasada — , e passa horas apenas nisso, navegando. Quando necessário, ela baixa alguns arquivos, como PDF, DOC, e outros que cabem em um pen drive de 8gb, abre no MS Word, ou Powerpoint ou Excell e pronto. Ainda, quando precisa fazer algum trabalho é quase o mesmo processo, porém, abre o navegador e o MS Office juntamente, o que demora bastante. Ela não o usa para jogos. Ela não instala programas para mais nada. Ela não assiste filmes, não baixa nada do tipo e nem sequer ouve música — quando quer, acessa o Youtube. Ou seja: Ela não precisa nem de 20 gb de HD. Ela não usa os programas de entretenimento instalados. Ela reclama da lentidão e da bateria. Ela é uma usuária perfeita para o Chromebook.

E acredite, ela faz parte da esmagadora maioria!

Agora, como ela se aplicaria ao Chromebook? Abriria o dispositivo, e o Chrome OS ligaria: 5 segundos. Pronto, um segundo após o sistema iniciar, o Google Chrome se abriria automaticamente, e ela faria tudo o que já faz ao navegar. Abriria e editaria PDF, DOC e todos os outros arquivos de texto e imagens no próprio navegador, de forma prática. E quando precisasse produzir seus trabalhos, abriria o World/Powerpoint/Excell online e pronto, com tudo sendo salvo em seu Onedrive (aquele do Outlook/Hotmail que você e todo mundo tem) automaticamente, ou no Google Drive, se quisesse.

Todas as suas coisas, aonde quer que você vá

Ok, é tudo online, você me lembra. Mas pense, o que uma usuária como a minha mãe faria offline? Em um netbook fraco e lento: apenas produção de texto. E isso ela pode no Chromebook também, através do próprio Google: Docs, Apresentação e Planilha. São aplicativos da empresa que funcionam offline e servem da mesma forma que os aplicativos do office. Claro, teria de haver uma adaptação, mas poderia servir apenas como um rascunho até que o Office online possa ser usado, não?

Você tem esse perfil? A vantagem é clara: o Chromebook é leve (dependendo de qual você compra, fora do Brasil há várias opções, claro, mas aqui no Brasil há apenas um, e é ele que eu estou tomando como base), rápido, prático e com uma bateria que parece eterna (7 horas! Sim, isso é muito). Você pode levá-lo para qualquer lugar dentro de uma mochila e usá-lo de forma bastante eficiente.

Filmes e Músicas, como em qualquer outro notebook

A questão é que: eu não tenho esse perfil e comprei um Chromebook. Mesmo tendo um computador, eu me vi na necessidade dita anteriormente. No meu caso, um notebook poderoso seria o mais útil, sim. Porém, eles são absurdamente caros, e ter um notebook idêntico ao PC para apenas usá-lo fora de casa (onde eu apenas queria para escrever e navegar) seria um desperdício de dinheiro. Foi aí que a ideia entrou. Compraria um Chromebook, que é a opção mais barata em relação ao benefício, e o usaria apenas para isso, para fora de casa, para trabalhos na faculdade, para escritas fora de hora. Um dispositivo secundário. Outro dia quem sabe, eu poderia comprar um notebook bom após vender o PC e usá-lo apenas em casa ou para casos mais específicos. O fato é que, sei analisar meus usos e isso se mostrou bastante eficaz.

O Chromebook foi a melhor coisa que adquiri em 2015

O Hangouts funciona perfeitamente no Chromebook

Vocês não sabem a liberdade que há na faculdade ao pegar aquele seu pequeno dispositivo da mochila e começar a usar quase que instantaneamente e sem me preocupar com a bateria (já durou dois dias, com esse uso). Ou quando você precisa levar para um lugar tranquilo para escrever. Ou mesmo para a frente da TV, na sala, para acompanhar as discussões daquela série ao mesmo tempo que você assiste. E, claro, para a cama. O PC, com seu desktop, ainda é bastante usado, sim, mas nunca me serviria em nenhum desses casos.

Mas e o Chrome OS funciona mesmo? Sim, dentro disso, sim. Você tem de tudo no Chrome, perceba. A Chrome Web Store tem aplicativos para música, texto, imagens, videos e utilitários. O sistema tem atualização silenciosa que não afeta o uso, e antivírus nativo no navegador. E ele não é lento, mesmo com as configurações fracas do Samsung Chromebook. Aquelas configurações de celular. É tudo o suficiente para o uso proposto. Até mesmo para filmes e música. Netflix, Youtube, tudo funciona — menos jogos pesados, ou aplicativos mais específicos (como o Skype, mesmo que tenha o Hangouts, do Google+), embora a Google o esteja otimizando para receber aplicativos de Android em breve (já há alguns na loja, inclusive). Mas, esse não é o caso, é? Se for, depois de tudo o que eu disse aqui, não tem jeito, passe longe, ele certamente não é para você.

A área de trabalho do Chromebook, e seu campo de pesquisa prático

Embora não haja muitas opções no Brasil (e esperemos que isso mude a partir de agora, com o marketing que a Samsung anda fazendo nos últimos meses), o Chromebook certamente veio para ficar e substituir os netbooks, e, em alguns casos, até mesmo os notebooks tradicionais. O sucesso já é evidente, como os mais comprados na Amazon. Até mesmo a Microsoft, com seu poderoso Windows, já percebeu. E você, consegue perceber?

--

--

Kellven Vilhena
Contando e Traduzindo o Melhor

Escritor, ex-futuro biólogo, ex-futuro dentista e enfim um jornalista mais velho do que aparenta.