Bem vindo ao Medium

O melhor lugar para ler e escrever coisas que importam

Kellven Vilhena
Contando e Traduzindo o Melhor
5 min readMay 31, 2013

--

- Continuando a série de traduções, achei que as pessoas ainda não estão familiarizadas com o sistema do Medium, e ainda me perguntam “o que é?”, assim, resolvi trazer o texto do Ev Williams, criador do Medium, Blogger e do Twitter (pra quem não sabia), publicado originalmente em 29 de outubro de 2012, onde ele mostra obviamente porque o Medium é diferente de todos. Apreciem!

Medium é o mais novo local da Internet onde as pessoas compartilham ideias e histórias que são mais longas que 140 caracteres e não são apenas para amigos. Ele foi projetado para pequenas histórias que fazem seu dia melhor e manifestos que mudam o mundo. É usado por todos, de jornalistas profissionais à cozinheiros amadores. É simples, bonito, colaborativo, e o ajuda a encontrar a audiência certa para o que você tem a dizer.

Se você está aqui para ler, comece pela homepage, onde você encontrará links da escolha dos nossos editores de artigos interessantes e novos, assim como os textos mais populares entre os leitores no momento. Se você se registrar, você pode deixar notas (notes), que são como comentários, para os autores e recomendar os artigos que curtir.

Se você está interessado em escrever, aqui estão três coisas pra você saber o quanto o Medium é diferente:

1. Medium deixa você concentrado nas palavras

Medium é um espaço bonito para ler e escrever — e um pouco mais. As palavras são o centro. Elas podem ser acompanhadas por imagens, para ajudar a ilustrar seu objetivo. Mas não há barras laterais gratuitas, plug-ins, ou widgets. Não há nada para configurar ou personalizar.

Quando você escreve no Medium, você sabe que suas palavras e imagens vão ficar bem em qualquer dispositivo; elas automaticamente se ajustam as mais recentes tecnologias e até melhoram com o passar do tempo.

A ferramenta de composição do Medium é a verdadeira imagem do que será publicado na web e tem exatamente os meios certos de formatação para você contar suas histórias sem nada ficar no caminho. Em suma, o Medium está focado em manter você focado.

“A verdade: O Medium tem o melhor editor baseado na web que eu já vi. E eu já vi todos eles.” —Anil Dash

2. Medium é colaborativo

No Medium, você não está sozinho. Você escreve com, e ao lado, de outras pessoas. Isso significa que seus posts se vinculam uns aos outros, suas ideias se batem umas com as outras, e em vez de viver em uma ilha em algum lugar da web, você é parte de uma grande dinâmica, onde cada parte melhora as outras.

O coração do Medium é a ideia de que as pessoas criam coisas melhores quando estão juntas. Mesmo escritores profissionais precisam de editores e revisores, e o Medium faz com que seja fácil de obter essa ajuda antes de apertar o botão “Publish”. Estas mesmas ferramentas fazem os leitores se envolverem diretamente, oferecendo feedbacks, ideias, opiniões e críticas em contexto (com o autor sempre no comando do que seja visto publicamente).

“Esta é, provavelmente, a interface de usuário mais impressionante que eu já vi para que as pessoas colaborem na escrita. ” —Daniel Stanoescu

3. Medium ajuda você a encontrar audiência

Nós achamos que grandes ideias podem vir de qualquer lugar e deve competir por seus próprios méritos. No Medium, você pode contribuir com frequência ou apenas uma vez no mês, sem o compromisso de um blog. E de qualquer forma, você estará publicando em uma rede próspera e pulsante — não é um site independente, no qual você é o único responsável por manter vivo.

Através de uma curadoria algorítmica e editorial, as postagens no Medium se espalham com base no interesse e no engajamento, divididos em “Collections”. Alguns têm centenas de milhares de leitores — e não porque são escritos por pessoas famosas. O Medium não é sobre quem você é, ou quem você conhece, mas sobre o que você tem a dizer.

“Ao longo dos anos, eu publiquei a minha escrita em dezenas de lugares na Internet. Mas ainda assim, as pessoas lêem mais um único post no Medium do que em qualquer outro lugar.” —Cliff Watson

Porque construímos o Medium

Em 1999, dois amigos e eu, lançamos o Blogger, uma ferramenta simples para publicação na web. Blogs, ou “weblogs”, foram em grande parte desconhecidos, fora de uma pequena comunidade de geeks da web. A ideia de que qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderia publicar para uma audiência global parecia radical.

Hoje, nós carregamos a Internet através de dispositivos de bolso que possuem mais poder de processamento e pixels do que antigamente tínhamos nas nossas mesas. Nós temos inúmeras opções para compartilhar nossos pensamentos profundos ou fotos de gatos — com ou sem um filtro retrô. E, embora seja fácil de deixar trivial nossas ações coletivas e casuais, todos os dias os compartilhamentos mostram que milhões de pessoas tem o poder de pressionamento afiado na ponta dos dedos. (E eles usam muito). Isso é um grande avanço.

Nós amamos os tweets tanto quanto você (ou provavelmente mais), mas às vezes temos tempo para algo mais substancial. Agora que proporcionamos para que o compartilhamento de informações seja praticamente sem esforço, como é que vamos aumentar a profundidade de compreensão, além de criar condições de concorrência iguais e um bom lugar que encoraja grandes ideias virem de qualquer lugar?

Em suma, pensamos que as palavras ( ainda) importam, de modo que nós construímos um sistema melhor para compartilhá-las.

Junte-se a nós

O Medium foi construído para todos, mas, pelo motivo de estarmos ainda testando e lançando novos recursos, a criação de conteúdo é limitada. Para entrar na lista, por favor, registre-se e faça login com sua conta do Twitter. (Estamos convidando mais pessoas diariamente).

Você pode também ler sobre os recursos do Medium, e seguir o @medium no twitter para obter mais atualizações.

Obrigado pelo interesse.

Obviamente, já que foi escrito pelo criador, é um texto totalmente promocional, então, se você quiser uma opinião crítica, você pode também acessar o artigo do Gizmodo, que explica em review, porque você deve conhecer ou usar o Medium. Enjoy!

--

--

Kellven Vilhena
Contando e Traduzindo o Melhor

Escritor, ex-futuro biólogo, ex-futuro dentista e enfim um jornalista mais velho do que aparenta.