2017, até que você não foi de todo ruim!

Pacheco
Training Center
Published in
6 min readDec 30, 2017
Imagem que representa o meu 2017, a busca por conhecimento

Minha primeira postagem aqui no Medium e logo sobre o ano de 2017, que convenhamos, que ano viu…

Tem um tempo que não faço minhas retrospectivas (E para ser sincero não lembro da última vez que fiz isso) e falar deste ano tornou-se algo complexo para mim devido aos altos e baixos que ocorreram no mesmo. Redigi um texto enorme, revisei e acabei deixando as coisas mais importantes que aconteceram, boas e ruins, que acrescentaram no meu crescimento pessoal e profissional, dividido em três partes.

Parte 1: O inicio e o sufoco.

Se tem uma coisa que eu sempre falo a todos meus colegas é que sempre se planejem para emergências.

Esse conselho foi muito dito no inicio de ano e nos meses seguintes, quando via muitos dos meus colegas ficando sem alocação e quando perguntados, os mesmos diziam que não tinham muito guardado. Planejamento é algo que deve ser colocado em primeiro plano quando entramos no mundo PJ, planejar um fundo faz-se muito necessário para cobrir esse tipo de acontecimento que houve esse ano, que convenhamos, economicamente não foi nada favorável até chegarmos ao 2 trimestre. Eu também fiquei sem alocação e só cheguei a voltar a trabalhar no meio de fevereiro, depois de muito procurar. Passei um pequeno sufoco, mas tudo controlável, aproveitei esse período para tirar umas férias, organizar e divulgar a minha comunidade no Slack (Naquela época chamava-se ABAP Brasil, hoje em dia chama-se SAP Developers Brasil), fazer alguns talks sobre SAP HANA e ABAP, jogar vídeo games e brincar com meu gato e estudar bastante.

Em falar em estudar, nesse período adquiri um vicio de comunidades, saí entrando em tudo que dava no Slack, conheci muitas pessoas fodas e tecnologias legais nelas destas acabei me apaixonando bastante por ELM. Foi nesse período também que eu comecei a apaixonar por programação funcional, anteriormente já conhecia esse paradigma, mas foi usando o ELM que isso acabou aflorando mais a ponto de decidir focar na utilização deste.

Parte 2: Incertezas profissionais, sonho da casa própria e a enxaqueca que ela nos deu.

Esta parte é sobre o segundo e terceiro trimestres.

Cheguei num período de incertezas, o lado profissional do que se diz a respeito de faturamento estava de vento em poupa (Já havia me alocado em vários projetos) mas o que se diz a respeito a se sentir bem e feliz realizando o trabalho não. Essa fase eu tive uma crise sobre o que eu queria fazer, havia conhecido várias tecnologias interessantes e fiquei com o sentimento de que faltava algo. Comecei a ir em eventos que não costumava ir, dentro estes os mais importantes foram o SAP Inside Track SP Funcional, evento voltado a consultores funcionais, SAP CodeJam SP e um talk sobre futurismo na Escola de Design Thinking.

SAP Codejam SP (Tô ali no fundo xD)
Foto tirada no encerramento do evento SAP Inside Track SP Funcional
Happy hour pós evento

Ainda neste período, iniciei o sonho da casa própria, fomos eu e minha patroa pela primeira vez ao feirão da casa própria da caixa. Pense num lugar barulhento e confuso! Andamos muito, ficamos com dor de cabeça por ouvir cornetas toda hora (Se você ainda não foi num feirão desses, vá com um protetor auditivo porque o barulho é demais mesmo) e encontramos algo que nos agradou muito, da mesma medida nos aborreceu bastante por muita desorganização da construtora e banco, pois estamos para entrar nele em Janeiro de 2018, sendo que adquirimos em Maio de 2017.

Palestrei e colaborei novamente no evento SAP Inside Track Recife e dessa vez aproveitei a cidade, fiz um tour gastronômico (comi a rodo), fiz amizades e me diverti muito! Foi nesta viagem que eu realmente percebi que precisava mudar, que as coisas que eu estava fazendo, em termos profissionais, não estava me completando, mal sabia que o que eu procurava estava para vir.

Eu na minha sessão no SAP Inside Track Recife
Happy hour pós evento

Parte 3: O redescobrimento e novas experiências

Eu ainda estava naquela de não me sentir feliz trabalhando com desenvolvimento em tecnologias SAP, foi nesse período também que comecei a me viciar em podcasts e foi pelo podcast 65 do Hipsters ponto tech que eu conheci dois projetos que iriam bagunçar minha vida, mas para o bem.

Projeto Code Club Brasil

Eis um projeto que gostaria que todos conhecessem mais, é uma iniciativa legal para levar o ensinamento não só de programação de computadores mais dar base a matemática e física de forma mais prática para crianças e adolescentes. Eu tive o prazer de acompanhar 2 dias num club aqui em São Paulo e tenho só uma coisa para dizer, foi FODA! A molecada passava uma fome de querer aprender e ficavam felizes por fazer coisas simples usando o Scratch, code combat entre outros, foi ai que eu percebi, era disso que eu precisava! Precisava enxergar as coisas de forma mais simples e instigar minha fome de aprender.

Training Center

Eu achei a TC depois de algumas “googadas”. Me admirei por essa comunidade pois ela tinha todos os elementos que eu procurava, ter a possibilidade de ensinar e também aprender novas tecnologias. Se eu tinha alguma dúvida durante o ano sobre minha carreira, foi lá que eu sanei tudo.

Aprendi e venho aprendendo bastante coisas lá, de forma mais tranquila e com uma galerinha que compartilha o mesmo sentimento que eu. Hoje estou decidido a focar ainda mais em programação funcional (Que até então tinha conhecido ELM e um pouco de Elixir) e para 2018 esse será meu foco de desenvolvimento.

Espero que em 2018 eu consiga um emprego para trabalhar com Elixir e que continue acrescentando tanto para a Training Center quanto o SAP Developers Brasil e que consiga tempo para ir em outro Code Club. Espero também conseguir fazer uma versão do ABAP Code Retreat e Elixir Code Retreat.

Desejo a você que leu até aqui um feliz 2018 e que nunca se esqueça da fome de aprender :)

P.S.: Se ainda não conhecem o Training Center, se inscreva no link abaixo e venha fazer parte ;)

http://ctgroups.herokuapp.com

--

--

Pacheco
Training Center

SAP Developer, apaixonado por linguagens funcionais e inventar coisas