2017 — What a wonderful year

Felipe Limeira
Training Center
Published in
7 min readDec 29, 2017

Bem vindos pessoal! Pensando sobre 2017 e sobre todas as coisas que eu tenho para contar sobre esse ano, me veio a cabeça a musica What A Wonderful World do Louis Armstrong que define muito bem o meu ano, e não tem como começar esse relato sobre meu ano de outra forma que não seja falando de pessoas.

A um tempo atrás, eu ouvi ou li a seguinte frase:

Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. - Isaac Newton

E levo essa frase comigo a todo momento, e refletindo sobre ela, cheguei a conclusão de que em 2017 eu estive em um mar de gigantes.

Primeiros gigantes

Uma amizade que começou na faculdade e se estende até hoje não daria para ficar de fora desse ano, depois de um 2016 cheio de feitos que não acreditávamos serem possíveis (aparecemos na TV e no site da Exame =) ), eu o Otávio Guastamacchia e o Maicon Gouveia começamos o ano com ânimo para tornar nosso projeto um produto, o que não conseguimos ainda. No entanto, esse foi um ano especial para todos nós, um ano de muitas mudanças e conquistas, o que nos leva a primeira grande mudança que aconteceu na minha vida.

PHPSP: Os gigantes azuis

Eu (com a cerveja na minha frente), o Maicon ao meu lado esquerdo, ElePHPants, lanches comidos e muito mais =)

Depois de um bom tempo protelando para comparecer no meetup PHPSP + Pub (quase 6 meses pensando em ir), eu e o Maicon resolvemos ir no começo desse ano, e a pergunta que eu me fiz foi “Por que eu não vim antes?”. O primeiro meetup foi incrível por vários motivos:

  • Pessoas muito receptivas e que incentivam sua participação a todo momento.
  • Muita informação e assuntos que eu não fazia ideia do que era. — Não, isso não é ruim, pois a cada evento eu me sentia e ainda sinto mais e mais motivado a aprender coisas novas.
  • Pessoas com diferentes conhecimentos, diferentes níveis e o mais importante: com diferentes dúvidas e dispostas a respondê-las também.
  • E muito mais…

O resultado dessa primeira experiência foi: Eu não perdi nenhum outro meetup do PHPSP nesse ano, conheci pessoas fantásticas, aprendi muitas coisas, melhorei minha timidez e para fechar com chave de ouro, eu ajudei a organizar o PHP TestFest São Paulo 2017.

Muitas pessoas reunidas para falar de PHPêêêê!!!!

Não tem como não agradecer especialmente algumas pessoas que fizeram e fazem parte da minha história no PHPSP. Obrigado Marcel dos Santos, William Espindola, Rogerio Prado de Jesus e Pokemaobr vulgo Rodrigo Cardoso, vocês me fizeram crescer muito esse ano, com dicas, trocas de conhecimento e principalmente como pessoa.

Training Center: Pessoas de coração gigante

Ahhhh o Training Center, esse relacionamento parece que já existe a muito mais de um ano (rsrsrs). Tudo começou em uma tarde de sol… Mentira, não lembro como estava o dia, mas eu estava acompanhando o podcast do DNE e eles comentaram sobre essa comunidade e um projeto muito bacana de mentoria, e então eu lembro de entrar no GitHub e ver todos os repositórios e ler todos os readmes para entender melhor a comunidade.

Depois de ler e entender como funcionava, eu resolvi que eu queria fazer parte daquilo, resolvi que queria ajudar pessoas com o pouco que sabia, e eu resolvi me candidatar como mentor (lembro de ficar nervoso, com medo de não ser aceito rsrsrs), essa galera doida me aceitou como mentor, vai entender né. =)

Participando desse projeto e com o tempo eu pude entender que não existem pessoas mais receptivas, com disponibilidade para ajudar o próximo e com ideias fantásticas do que o pessoal do Training Center. Nessa comunidade eu cresci muuuuito, aprendi a respeitar opiniões diferentes, aprendi a lidar com diferentes pessoas de diferentes lugares do mundo, e a minha empatia aumentou muito. E uma pessoa teve/tem um papel importante nisso tudo…

William Oliveira

Em momentos de conflito ou trocando ideia sobre a vida, ele me ensinou a ver o lado das outras pessoas e a história que existe por trás das ações. Obrigado William.

Esse ano passou, e o Training Center mudou bastante, criamos projetos legais, criamos encontros presenciais, reformulamos projetos antigos e muitos grupos de estudos foram criados, tudo graças as pessoas que fazem o Training Center acontecer, ou seja as mais de 2.100 pessoas que estão no slack ajudando umas as outras.

Quer saber como participar? https://trainingcenter.io/

Ainda sobre o TC, esse ano conseguimos criar o Training Center SP, com o intuito de fazer a galera de São Paulo se reunir, realizar palestras e muito mais. E ai que esse esquadrão do barulho, se formou.

Muitas pessoas reunidas, para falar sobre muitas coisas. =)

Obrigado Fernanda Bernardo, Lucas Santos e William Oliveira por fazerem esse meetup chegar a quarta edição e crescer mais e mais, ano que vem que nos aguarde.

E para vocês entenderem um pouco melhor como o TC foi criado, bom o William Oliveira é basicamente o dançarino inicial do vídeo abaixo =)

Pagar.me: Inspirações gigantes

O Pargar.me foi uma surpresa muito, muito, muito boa em 2017 e na minha vida. Durante os meeutps do PHPSP eu conheci o Ricardo Ledo de Tulio e o Davi Marcondes (DevDrops) que trabalham no Pagar.me, e em uma conversa o Ricardo me incentivou a mandar o currículo para lá, e assim o fiz. Passei por um processo de entrevista muito bacana, de aprendizado e autoconhecimento, e em dezembro de 2017 estou completando 3 meses trabalhando nessa empresa que conseguiu me surpreender, de forma muito positivas, diversas vezes.

Um ponto muito positivo, é trabalhar com pessoas que te inspiram e motivam a crescer mais e mais, e para todo lado que eu olho, vejo pessoas que fazem eu me sentir dessa forma, é um ambiente muito bom, e as pessoas se preocupam com o crescimento em equipe. Me sinto desafiado, animado e tenho aquele prazer em acordar e ir para o trabalho todo dia, pode parecer coisas simples mas a qualidade de vida e de trabalho melhoraram muuuuito.

Sente um pouco do clima…

Falando em pessoas incríveis, tenho que agradecer especialmente ao squad de Plataformas (Squad em que eu trabalho). Obrigado Ricardo Ledo de Tulio, Davi Marcondes Moreira, Leonam Pereira Dias, Philipe Paixao, Henrique Kano e a mais nova integrante, a Victoria Brosko.

Vale lembrar que na Pagar.me eu fiz a minha primeira talk.

Pensa em uma pessoa nervosa e tímida =)

Bônus: Estou tendo a oportunidade de trabalhar com o Otávio Guastamacchia. \o/

Eventos: “Eu vejo Gigantes” “Com que frequência?” “A todo momento.”

Esse ano tive a oportunidade de ir para:

Brazil JS

ABC-Dev

PHP Community summit

Mais Community summit, por que o evento foi muito bom.

TDC

InterCon

Conclusão

Como eu havia dito no começo, esse ano foi marcado por pessoas incríveis que eu conheci, gigantes que me fizeram enxergar muito mais longe, amizades que conquistei que vou levar para a vida inteira, e que vão estar na minha história, esse ano só foi fantástico por que foi feitor por pessoas, não conquistas materiais nem nada do tipo, pois a melhor coisa de uma comunidade, são as pessoas, isso vai determinar se uma comunidade tem sucesso ou não.

E para fechar um ano desses, ainda recebi o convite para ser padrinho de casamento do Maicon Gouveia, não tem honraria maior que essa.

Obrigado a todos por esse ano!!!

Nota para o Felipe Limeira do futuro: Jovem, você tem o dever de fazer do ano que você irá viver, no mínimo tão enriquecedor como o de 2017, dificuldades sempre aparecerão, mas lembre-se que você fez amigos gigantes. E vê se perde a timidez, começa a palestrar e escrever mais também.

Abraços e te vejo no futuro. =)

--

--