5 comandos legais para você saber sobre git

Maycon Alves
Training Center
Published in
3 min readFeb 17, 2020

As vezes precisamos de “Az” nas mangas para salvar nossas vidas, ou nosso emprego =).

Em alguns momentos, precisamos reverter algum código que mandamos para produção errado, ou que, quebrou algo que não deveria, hoje em dia fica um pouco mais difícil de acontecer, pois temos algumas ferramentas que ajudam com nossos deploys, temos o jenkins, travis ci e mais algumas. Mas ainda assim acontece, mas se usamos git, conseguimos fazer coisas bem legais.

git log

Isso mesmo, esse comando é bem importante, pois para sabermos o que está de errado, precisamos visualizar o log e saber analizá-lo, ao digitarmos o comando nosso terminal fica assim:

Parece não fazer muito sentido, mas conseguimos extrair muitas informações uteis, commit head, commit message, commit hash, commit author e date podemos fazer bastante coisas com essas informações, em um próximo post falarei sobre mais detalhes do comando git log.

git reset --hard

Voltando a situação que comentei, sobre mandar algo errado para prod, imagine que após o ultimo commit quebramos tudo, então podemos pegar a hash do ultimo commit e dar um reset assim: git reset --hard hash~ isso mesmo precisamos do ~ para apagar somente o commit que pegamos a hash, pois no nosso caso, seria o primeiro commit.

git reset --soft

É bem parecido com o hard a diferença entre os dois comandos é que no caso do soft ele apenas apaga o commit message sem apagar os arquivos do commit, sendo assim temos a possibilidade de ver quantos arquivos foram alterados no ultimo commit ou no numero de commits que você for resetar exemplo git reset --soft HEAD~1 .

git commit --amend

Esse é bem legal antes de fazermos push de alguma coisa sempre criamos uma mensagem, depois disso você percebe que tem um erro na mensagem e precisa corrigir, basta executar o comando acima e conseguimos resolver o problema da mensagem 😃 easy desse jeito.

git rebase -i HEAD

Para usarmos esse comando precisamos de uma combinação git rebase -i HEAD~2 dessa forma conseguiremos alterar os dois últimos commits mas podemos fazer coisas legais a partir desse comando, nossa tela fica assim:

Como podem ver temos várias coisas que podemos alterar, não vou entrar em detalhe de todos, talvez em um futuro post, mas só pelo nome podemos imaginar o que cada um faz, mesmo nunca tendo usado. Vou dar o exemplo do r basta apagarmos a palavra pick e substituirmos pela letra r, dessa forma podemos reescrever o commit message simples assim.

Bom eu uso bastante esses comandos, são bemmmmmmm úteis para mim no dia a dia, todos esses comandos podem ser melhores explorados, pois tem algumas variações, se quiserem postem nos comentários que podemos nos aprofundar um pouco mais.

Bem é isso, espero que tenham gostado, lembrem que qualquer informação que deixei passar, ou se quiserem adicionar qualquer coisa postem nos comentários. Se esse artigo foi útil e puder me pagar um café ficarei feliz. Abraços quentinhos para vocês !!

--

--