5 dicas para começar escrever seus artigos

Maycon Alves
Training Center
Published in
3 min readApr 1, 2022

A única coisa que devemos temer é o próprio medo. Franklin Roosevelt.

Minha meta de escrita é de pelo menos um artigo por semana, como mês passado eu só consegui escrever três, essa semana resolvi escrever um a mais para tentar compensar. Por isso esse segundo artigo é mais leve e espero poder ajudar algumas pessoas começarem a escrever também, então vamos as cinco dicas que podem lhe ajudar, pois foram as coisas que eu pesei bem antes de começar a escrever, bora lá.

Gostar de escrever

Esse é a primeira dica e não tem mistério, você precisa gostar de escrever, quando eu era mais novo eu curtia muito matemática, até hoje gosto, mas eu tinha pouco interesse por português, isso mudou, quando li o meu primeiro livro e comei a gostar de ler e peguei gosto pela escrita também, escrevendo pequenos poemas e estórias quando eu era mais novo, hoje com tecnologia é a mesma coisa curto bastante o tema afinal trabalho com isso 😃.

Não ter medo de escrever

É bem comum termos medo de escrever, pois quando tornamos nossa escrita publica, qualquer pessoa pode ler, isso nos deixa um pouco vulnerável no começo, mas é algo natural, quanto mais escrevemos melhor ficamos e também ficamos com menos medo, é algo que precisamos exercitar assim como qualquer outra coisa que queremos ficar minimamente bons.

Saber escrever

Gostas de escrever e saber escrever são duas coisas diferentes, pois muitas pessoas tem diários e escrevem quase todos os dias, ou escrevem posts no facebook ou em seus Twitter.

Diferente de escrever em diários de uso próprio ou em redes sociais não precisa de uma linguagem mais formal, então precisamos ter um cuidado maior da forma que nos expressamos.

Precisamos ter esse cuidado, pois ( vou pegar meus artigos para explicar ) como escreve artigos técnicos preciso escrever de uma forma que pessoas que estão começando na área entendam, mas que pessoas com a mesma experiência que eu não sintam tédio em ler o artigo.

Ter um bom conhecimento sobre o tema

Não é necessário saber 100% sobre assunto, mas é bem legal ter um conhecimento bem profundo sobre o que vai escrever, pois você vai estar passando conhecimento a diante é bem importante não passar alguma informação errada, mesmo que depois você consiga corrigir, aqui mesmo no medium é possível, se errar em algo alguém que lê o seu artigo pode comentar, isso ajudará corrigir erros e aumentar a interação entre o seu publico alvo.

Ter boas fontes

Mesmo dominando o assunto bem profundamente, antes de escrever é legal ter umas duas ou três ( pelo menos ) fontes confiáveis que possam lhe ajudar a compor o seu artigo. Isso funciona igual na musica você pode escrever suas próprias musicas inspirado em outras bandas.

Bem é isso, espero que tenham gostado, lembrem que qualquer informação que deixei passar, ou se quiserem adicionar qualquer coisa postem nos comentários. Se esse artigo foi útil e puder me pagar um café ficarei feliz. Abraços quentinhos para vocês !!

--

--