6 Maneiras que encontrei para me manter motivado como programador

Preguiça, procrastinação, cansaço… eu também sofria com isso até aprender como identificar e resolver os problemas que me levam a ser menos produtivo, eficiente e motivado.

Toda profissão é difícil, mesmo você amando o que faz, é claro que surgem obrigações que muitas das vezes fogem do que realmente gostaria de fazer. Nestas horas, por mais profissional que seja, um dia arrastado pode facilmente se tornar semanas e entregar aquele projeto fica cada vez mais difícil, a feature nova que você ficou responsável acaba sendo entregue cheia de bugs ou longe do padrão de qualidade que você gostaria de entregar.

A Culpa não é sua

Biologicamente, o corpo tende a querer descanso para poupar energia quando suas necessidades básicas foram atendidas até a próxima vez em que a fome bater ou o predador aparecer.

Nós mamíferos temos a tendência de caçar, comer e se tudo estiver bem: dormir. É natural, poupar energia é uma habilidade que nos manteve vivos para evoluir até aqui, uma habilidade que infelizmente não acompanhou as rápidas mudanças tecnológicas que nos permite conseguir um miojo no mercadinho mais próximo.

Aceite a derrota

A preguiça sempre vai vencer, você sabe disso, a Google sabe disso, o Mark Zuckerberg sabe disso e criou um feed rodando um algoritmo do capeta para te entregar conteúdo lotado de memes, que te agrada e que só precisa deslizar a tela para receber mais enquanto você esta largado no sofá ou na mesa do trabalho.

Como farei algo para me livrar da preguiça, se tenho preguiça de fazer qualquer coisa?

Sim, você esta certo, a preguiça pode ser um poço sem fundo se você for muito afobado. Pequenas atitudes e um pouco de autoconhecimento é que vão te tirar desse buraco negro da derrota, acompanhe a lista e me agradeça nos comentários depois.

1) Dormir de forma inteligente

O sono é composto de ciclos que duram 1h30m, durante este ciclo você passa entre o estado mais profundo do sono (REM) e o mais leve.

por essa você não esperava: a banda R.E.M.

A sensação de cansaço ao acordar geralmente é maior quando você é despertado durante o estágio do sono REM, sabendo disso, você pode usar apps (Calculadora de Sono para Android ou o site sleepyti.me) que calculam o melhor horário para acordar com base na hora em que pretende dormir. Programe o alarme para te acordar no momento exato sem perder disposição, e pronto.

2) Feito é melhor que perfeito

Poderia ser um empreendedor de palco dizendo isso, mas é um programador. Ás vezes temos planos que não se concretizam pois acabamos adicionando muita complexidade as tarefas ou no caminho para alcançar o objetivo. Algumas metodologias ágeis vivem dizendo que primeiro devemos aplicar esforço no minimo possível para validar uma ideia ou que tenha valor para nós.

Assim como produtos que progridem mantendo satisfação do usuário, extraia valor das pequenas tarefas.

Ao invés de se cobrar a estudar 4 horas por dia, tente criar um objetivo de ignição pequeno. Estudar 30 minutos por dia é muito mais fácil, não parece muito, mas é melhor que nada.

Criar o hábito de estudar todos os dias é muito mais valioso que se sentir obrigado a passar 4 horas fazendo algo que não esta afim e acabar desistindo em poucos dias.

3) Uma boa Class é constituída de pequenos mas sólidos métodos

Imagine o mesmo para as tarefas grandes que exigem muito tempo, esforço e dedicação. Divida tudo em pequenas etapas fáceis de alcançar e concluir. Sua satisfação ao ver as coisas progredindo irão te manter motivado.

A cada 25 minutos de trampo, 5 minutos pra assistir YouTube.

Você pode usar a técnica Pomodoro, que divide seu tempo em ciclos de 25 minutos seguidos de pequenas pausas de 5 minutos. Essa pausa te dá espaço de respirar e fazer algo que gosta, e fica muito mais fácil organizar as tarefas que vai realizar se dividir seu tempo em blocos e reservar uma quantidade adequada para cada tarefa.

A cada 4 ciclos de pomodoro, você pode tirar uma pausa maior de 15 minutos e as tarefas vão ficar mais leves. Eu mesmo procrastinava na hora de lavar a louça, mas usando o pomodoro ficou mais fácil pois em 25 minutos (que é bem menos tempo que eu imaginava que passava na pia) consigo lavar, secar e ainda dar um trato no resto da cozinha.

5) Faça a preguiça dar trabalho

Todo dia no trabalho passo por uma reunião rápida de 30 minutos em que as pessoas ficam de pé. Por quê? porquê é desconfortável e nos obriga a ser mais breves nas discussões e resolver tudo mais rápido.

Bom pessoal, alguém esqueceu de escrever o 4º item deste artigo e o leitor nem percebeu, como evitar que isso aconteça outra vez?

Se você costuma ter problemas em acordar, coloque o despertador longe da cama, bem alto e com um som irritante.

Se vive no Facebook, instale um bloqueador de sites no seu navegador (Block Site é minha opção para o Chrome) com senha configurada por um amigo seu (claro que não é pra ele te dizer a senha).

No meu celular mesmo, desinstalo e bloqueio aplicativos que consomem muito do meu tempo (Instagram, Facebook…). Não existem ninguém que precise falar com você a todo momento, não existe motivos de você viver expondo sua vida pessoal ou consumindo o dia-a-dia das pessoas pela internet.

6) Vá ao médico e tome vitaminas

Problemas como depressão, apatia ou falta de vitaminas são (mas não deveriam ser) normais. Se por acaso você sentir que o que te mantém chateado, desmotivado ou cansado é muito mais profundo do que simplesmente falta de atitude, procure um médico.

Vive cansado sem motivo? visite um médico.

Eu mesmo tomo algumas vitaminas por alguns períodos quando as coisas não estão bem (Lavitan paga nóis!), mas lembre-se: O médico é a melhor pessoa para avaliar sua situação e recomendar um tratamento.

Conclusão

Deixar de ser preguiçoso(a) requer pequenas atitudes para criar hábitos saudáveis que respeitem também alguns limites. Não achei necessário citar um item no artigo, mas é bom lembrar que os momentos de preguiça e lazer também são importantes para sua motivação. Não somos máquinas e até mesmo entretenimento barato é muito bem vindo, sem preconceitos.

Que você consiga sempre estar aprendendo e fazendo o que gosta sem se esgotar.

Gostou?

Criar conteúdo de forma gratuita e continua não é fácil quando temos outras responsabilidades. Ajude a fazer valer a pena trocar algumas horas do meu dia para me dedicar ao gerar conteúdo grátis, doe agora pelo PagSeguro :)

Qualquer ajuda é muito bem vinda ❤

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.