A Música e sua ligação direta com a Produtividade

Gosch
Training Center
Published in
3 min readSep 10, 2018

Sabemos que a música tem um grande efeito no nosso psicológico, e por que não usarmos deste artifício de tão fácil acesso para aumentar nossa produtividade profissional e pessoal?!

Fotografia de Rafael Pimenta

O primeiro passo foi encontrar uma forma de escutar música sem me estressar com o download alternativo (se é que me entendem). A ideia de procurar pelo áudio perfeito no YouTube ou até mesmo em outras fontes inseguras foi se perdendo com a reflexão do tempo que eu perdia neste processo.

Portanto, precisava de um serviço que por si só me oferecesse produtividade. Após inúmeras pesquisas cheguei a conclusão de que teria que desembolsar um valor simbólico mensalmente para ter um conforto musical.

Tendo em mente que mensalmente um valor do planejamento financeiro seria dedicado ao Streaming de música, passei a criar exigências à experiência final que eu teria. Dentre essas exigências as que mais se destacaram foram:

  • Cross-platform: ou seja, precisava ter acesso tanto no Windows do trabalho, quanto no Smartphone enquanto no ônibus e no Linux de casa;
  • Necessariamente eu precisaria “fazer o download” das músicas, por não ter um plano de dados tão bom para Streaming no ônibus, por exemplo. E este processo precisava ser rápido e fácil, senão de nada faria diferença entre este serviço e a pirataria;
  • A qualidade precisava ser maior do que aos downloads alternativos, pois de fato existia um valor considerável sendo investido e não poderia ser em vão.

Entre tantas opções no mercado acabei optando pelo Spotify que oferece tudo o que eu precisava e ainda me dava alguns meses grátis para testar a plataforma.

— Perfeito, consigo fazer o download de uma série de músicas com um simples clique ou toque na tela. E agora:

O que eu devo escutar?

Isso é relativo para cada pessoa, mas algumas músicas de certa forma já têm um pré-efeito independente do indivíduo, como o metal, por exemplo. O metal tem uma pegada mais enérgica e agitada, portanto dificilmente te deixará mais calmo(a). Em uma conversa na empresa que trabalho atualmente, ouvi falar sobre músicas white noise que prometem uma calmaria a quem escutar.

Esta calmaria em questão pode te proporcionar momentos relaxantes enquanto você trabalha. E, consequentemente, te proporcionar uma maior produtividade.

Fotografia de Júlia Röesler

Playlists

Na lista abaixo você pode ver as playlists que eu mais escuto enquanto procuro a paz mental.

Conclusão

A técnica descrita acima foi a que mais me ajudou durante os últimos 6 meses. E, certamente ela veio evoluindo com o tempo, pois a cada dia que passa entendemos melhor as nossas necessidades.

A mensagem que posso deixar é: aprenda a se conhecer. Entenda como você funciona e adapte a minha técnica à sua realidade.

Agradecimentos

  • Rafael Pimenta: a foto destacada deste artigo tem a autoria desse talentoso homem. Muito obrigado pela disposição, querido! Os perfis no Instagram dele são: @galeriadorafa, @muraldorafa e @pimentas.dorafa. O modelo da foto é o lindo cantor Jimmy Andrade.
  • Júlia Röesler: a maravilhosa foto que está no corpo deste artigo teve a autoria dessa incrível mulher. O Instagram dela é @roeslerjulia.

Se quiser dar continuidade ao assunto pode me achar no meu perfil profissional no Twitter, @goschdev, e no meu LinkedIn: /in/goschdev.

--

--